Ensino e aprendizagem em estudos de usuários: interlocuções nas práticas docentes | Informação em Pauta, v. 2, n. , 2017 | 2017 - Brapci
Informação em Pauta, v. 2, n. , 2017

Ensino e aprendizagem em estudos de usuários: interlocuções nas práticas docentes

Resumo: Aborda acerca das interlocuções feitas por meio de práticas docentes sobre o ensino e aprendizagem. Traz algumas reflexões possíveis de despertar aspectos relacionados ao entendimento de práticas com Estudos de Usuários, no intuito de gerar discussões e contribuir para o ensino da disciplina de Estudo de Comunidade e de Usuários, focando pontos que possam interferir no relacionamento humano, despertando e orientando o conhecimento do aluno. Essa atenção dada ao objeto principal da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, o Usuário, deve ser valorizada no trabalho do profissional e em especial, no aprendizado do aluno, e consequentemente, na sua futura atuação profissional. Procurou-se mostrar os aspectos teóricometodológicos, em que pesem o ensino e a pesquisa, levando à aprendizagem dos estudantes e à sua formação. A metodologia seguida foi a pesquisa bibliográfica, consultando bases de dados sobre a temática, a literatura sobre o tema e suas relações. Estimula à uma prática docente, que deve ser aprimorada de maneira permanente, por meio da educação continuada, no respeito as diretrizes curriculares traçadas na área. Além disso, sinaliza a promoção de práticas, a fim de debater questões inerentes a desafios postos ao mercado e aqueles que advirão no cotidiano do trabalho profissional.
Palavras-chave: Ciência da informação Biblioteconomia Ensino e aprendizagem Ensino da disciplina sobre usuário Estudo de usuários Prática docente Ensino da disciplina sobre usuários Estudos de usuarios Práticas docentes Ensino e aprendizagem Estudos de usuarios
Mots clés:


COSTA, M. F. O. Ensino e aprendizagem em estudos de usuários: interlocuções nas práticas docentes. Informação em Pauta, v. 2, n., 2017.
COSTA MFOC. Ensino e aprendizagem em estudos de usuários: interlocuções nas práticas docentes. Informação em pauta. 2017;2().
COSTA, M. F. O. (2017). Ensino e aprendizagem em estudos de usuários: interlocuções nas práticas docentes. Informação em pauta; 2().
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2017-11-02: 40871
hasAuthorMaria de Fátima Oliveira Costa: (29618)
hasFileStorage_repository/699/2018/09/oai_periodicos_ufc_article_20648#00048.pdf: (54161)
hasPageEnd84: 473
hasPageStart72: 2372
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectEnsino e aprendizagem: 315174
hasSubjectEnsino da disciplina sobre usuário: 41687
hasSubjectEstudo de usuários: 192226
hasSubjectPrática docente: 41688
hasSubjectEnsino da disciplina sobre usuários: 277687
hasSubjectEstudos de usuarios: 200653
hasSubjectPráticas docentes: 187628
hasSubjectEnsino e aprendizagem: 315174
hasSubjectEstudos de usuarios: 200653
wasPublicationInDate2017-11-02: (277686)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceInformação em Pauta: 699
hasIssueOfISSUE:JNL:48:2017-2-0: (232108)
hasAbstractAborda acerca das interlocuções feitas por meio de práticas docentes sobre o ensino e aprendizagem. Traz algumas reflexões possíveis de despertar aspectos relacionados ao entendimento de práticas com Estudos de Usuários, no intuito de gerar discussões e contribuir para o ensino da disciplina de Estudo de Comunidade e de Usuários, focando pontos que possam interferir no relacionamento humano, despertando e orientando o conhecimento do aluno. Essa atenção dada ao objeto principal da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, o Usuário, deve ser valorizada no trabalho do profissional e em especial, no aprendizado do aluno, e consequentemente, na sua futura atuação profissional. Procurou-se mostrar os aspectos teóricometodológicos, em que pesem o ensino e a pesquisa, levando à aprendizagem dos estudantes e à sua formação. A metodologia seguida foi a pesquisa bibliográfica, consultando bases de dados sobre a temática, a literatura sobre o tema e suas relações. Estimula à uma prática docente, que deve ser aprimorada de maneira permanente, por meio da educação continuada, no respeito as diretrizes curriculares traçadas na área. Além disso, sinaliza a promoção de práticas, a fim de debater questões inerentes a desafios postos ao mercado e aqueles que advirão no cotidiano do trabalho profissional.: 0
hasIDoai:periodicos.ufc:article/20648
hasRegisterIdhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20648: 0
hasSourceInformação em Pauta; v. 2 (2017): Informação em Pauta - Número Especial; 72-84: 0
hasSource2525-3468: 0
hasTitleEnsino e aprendizagem em estudos de usuários: interlocuções nas práticas docentes: 0
hasUrlhttp://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20648
hasUrlhttp://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20648/31061
hasUrlhttp://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20648/31075
hasUrlhttps://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/20648
hasUrlhttps://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/20648/31061
hasUrlhttps://periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/20648/31075
prefLabelOai:periodicos.ufc:article/20648#00048: 0
hasDOI10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20648
hasDOI10.36517/ip.v2iespecial.20648
Classe: Article