Competência informacional e midiática no ensino de biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, n. esp, 2017 | 2017 - Brapci
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, n. esp, 2017

Competência informacional e midiática no ensino de biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro

Media and information literacy in librarianship education: notes to the brazilian context

Resumo: Apresenta a contribuição da competência em informação e mediática às ações de ensino aprendizagem que podem influenciar positivamente na formação dos discentes do curso de biblioteconomia no contexto brasileiro, ao apropriar-se da competência em informação e mediática, colocando-a em prática por meio de intervenções pedagógicas. o objetivo foi proporcionar uma reflexão sobre a competência em informação e mediática ns formação do bibliotecário e a todos os contextos de aprendizagem. a pesquisa configura-se por uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e exploratória. trata-se de uma contribuição de aspecto inovador e social aos interessados na adoção de novas posturas nesta ambiência de ensino-aprendizagem, além de auxiliar na compreensão das questões fundamentais relacionadas à competência em informação e mediática, possibilitando a sua apropriação junto aos cursos de biblioteconomia e promovendo o aprofundamento das reflexões ora apontadas e a necessidade de implementá-la como parte da formação básica do bibliotecário.
Palavras-chave: Media and information literacy Competencia informacional e midiatica Formação profissional Biblioteconomia Ensino
Abstract: It displays contribution the media and information literacy for teaching and learning actions that can positively influence the formation of Librarianship course students in the Brazilian context, the appropriate media and information literacy, putting them into practice through interventions teaching. The objective was to provide a reflection on the media and information literacy training librarian and all learning contexts. The research sets up a qualitative approach to literature and exploratory nature. This is a contribution of innovative and social aspects interested in adopting new postures in this teaching-learning ambience, as well as assist in the understanding of the fundamental issues related to competence in information and media, allowing its appropriation formation of Librarianship courses and promoting the deepening of reflections sometimes pointed and the need to implement it as part of the basic training of the librarian
Keywords: Professional qualification Librarianship Teaching Media and information literacy Biblioteconomia Information and media literacy
Mots clés:


FARIAS, G. B. Competência informacional e midiática no ensino de biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, n. esp, 2017.
FARIAS GBF. Competência informacional e midiática no ensino de biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação. 2017;13(esp).
FARIAS, G. B. (2017). Competência informacional e midiática no ensino de biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação; 13(esp).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2017-01-29: 241
hasAuthorGabriela Belmont de Farias: (494)
hasFileStorage_repository/00/00/41/71/work_00004171#00000.pdf: (43832)
hasPageEnd135: 3396
hasPageStart111: 1421
hasSectionOfEducaçao e Didatica para a Mil: 26
hasSectionOfEditorial: 8
hasSubjectMedia and information literacy: 1228
hasSubjectCompetencia informacional e midiatica: 1229
hasSubjectFormação profissional: 262078
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectEnsino: 201005
wasPublicationInDate2017-01-29: (266128)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseBY-NC/4.0: (245907)
hasIssueOfISSUE:JNL:00001-2017-13-ESPECIAL: 227
isPartOfSourceRevista brasileira de biblioteconomia e documentação: 229060
hasAbstractApresenta a contribuição da competência em informação e mediática às ações de ensino aprendizagem que podem influenciar positivamente na formação dos discentes do curso de biblioteconomia no contexto brasileiro, ao apropriar-se da competência em informação e mediática, colocando-a em prática por meio de intervenções pedagógicas. o objetivo foi proporcionar uma reflexão sobre a competência em informação e mediática ns formação do bibliotecário e a todos os contextos de aprendizagem. a pesquisa configura-se por uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e exploratória. trata-se de uma contribuição de aspecto inovador e social aos interessados na adoção de novas posturas nesta ambiência de ensino-aprendizagem, além de auxiliar na compreensão das questões fundamentais relacionadas à competência em informação e mediática, possibilitando a sua apropriação junto aos cursos de biblioteconomia e promovendo o aprofundamento das reflexões ora apontadas e a necessidade de implementá-la como parte da formação básica do bibliotecário.: 0
hasIDoai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/665
hasIDoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/665
hasRegisterIdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/665: 0
hasSource1980-6949
hasSource0100-0691
hasTitleCompetência informacional e midiática no ensino de biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro: 0
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/665
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/665/561
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/665/572
prefLabelOai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/665#00001: 0
Classe: Article