Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2017-10-04: 24503 |
hasAuthor | Andréa da Silva Barboza: (22465) |
hasAuthor | Gustavo Silva Saldanha: (7347) |
hasFileStorage | _repository/00/04/20/47/work_00042047#00000.pdf: (54397) |
hasPageEnd | 191: 3970 |
hasPageStart | 176: 1644 |
hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasSubject | Livro de artista: 34996 |
hasSubject | Coleções especiais: 317658 |
hasSubject | Paulo herkenhoff: 282099 |
hasSubject | Museu de arte do rio: 102926 |
wasPublicationInDate | 2017-10-04: (232737) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | RESERVERD: (234643) |
isPartOfSource | InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação: 361 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:22:2017-8-2: (232188) |
hasAbstract | Este trabalho tem como objetivo discutir a condição da coleção de livros de artista conformada por Paulo Herkenhoff ao longo de sua trajetória subjetiva (nas mãos do colecionador) e duplamente intersubjetiva, ou seja, de um lado, reconhecida nas mãos do donatário (uma vez doada à biblioteca do Museu de Arte do Rio em 2013), de outro lado, apropriada pela experiência do olhar do profissional bibliotecário diante dos itens. Para a realização do estudo, apresentamos a instituição Museu de Arte do Rio em sua história, sua missão e sua arquitetura, seguida de uma breve cronologia biobibliográfica de Paulo Herkenhoff. No plano metodológico, como estudo exploratório e qualitativo, o trabalho recorre às fontes primárias e bibliográficas, de fundo institucional, biográfico e teórico, incluindo a entrevista com o próprio colecionador e a consulta à fundamentação teórica do livro de artista, bem como à literatura biblioteconômica dedicada à teorização das práticas de preservação e de organização do conhecimento de coleções especiais. Como resultados, o estudo evidenciou a condição complexa e híbrida do livro de artista em suas diferentes dimensões espaço-temporais, do plano conceitual ao plano institucional-aplicado, tendo como margem empírico-subjetiva a necessidade de reconhecimento da trajetória do colecionador como efeito central para as decisões de prática institucionalizáveis sobre o livro de artista. As conclusões apontam para o dilema entre o local de guarda e as tipologias descritivas como instâncias ainda em aberto, reconhecidas como categorias tão complexas quanto emergentes para o debate sobre o livro de artista no campo.: 0 |
hasID | oai:revistas.usp.br:article/133575 |
hasRegisterId | http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/133575: 0 |
hasRegisterId | 10.11606/issn.2178-2075.v8i2p176-191: 0 |
hasSource | InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 8 n. 2 (2017); 176-191: 0 |
hasSource | 2178-2075: 0 |
hasTitle | O livro de artista, o colecionador e a coleção no museu: um itinerário intersubjetivo da coleção de livros de artista de paulo herkenhoff no museu de arte do rio: 0 |
hasUrl | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/133575 |
hasUrl | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/133575/133894 |
prefLabel | Oai:revistas.usp.br:article/133575#00022: 0 |
hasDOI | 10.11606/issn.2178-2075.v8i2p176-191 |