Information and media literacy focused on citizenship: the use of government information to participate on democracy
[RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 15, n. 3 (2017): set./dez.: Inovação e Conhecimento; 604-628]
Artigo
A competência em informação e midiática voltada à cidadania: o uso da informação governamental para a participação na democracia

Information and media literacy focused on citizenship: the use of government information to participate on democracy

Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitam o desenvolvimento das sociedades democráticas na medida em que permitem o acesso à informação em diferentes suportes e contextos. Desse modo, o acesso à informação governamental é apenas o primeiro passo para tornar as pessoas cidadãs, já que corrobora com o desenvolvimento da democracia ao permitir que a população saiba como interpretar e se apropriar das informações para construir conhecimento. Defende-se, assim, que o processo de uso da informação se equipara à execução da cidadania, uma vez que qualifica o indivíduo para lidar com diferentes informações transmitidas pelas mídias nas diversas esferas: social, política e profissional.  A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a relevância da Competência em Informação e Midiática para a construção da cidadania nas sociedades democráticas por meio do acesso online à portais governamentais brasileiros. Os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa bibliográfica acerca das políticas públicas, a lei de acesso à informação do Brasil e a competência em informação. Para ser considerado competente em informação, o cidadão deve possui capacidades e habilidades para usar as informações disponibilizadas pelo governo.  Não se pode ignorar o fato de que os portais online no Brasil ainda possuem entraves que, contribuem com a ineficiência da transparência política no país. Portanto, ser competente em informação é fundamental para se apropriar das informações governamentais divulgadas, tornando o indivíduo crítico na seleção, retenção e disseminação capaz de interpretar dados os dados fornecidos, bem como as ideologias que regem as fontes de informação.

Palavras-chave: 1 Ciência da Informação. Competência Informacional. Mídia Física e de Comunicação. Acesso à Informação. Política de Informação.



Abstract: The Information and Communication Technologies enable the development of democratic societies when they allow access to information in different media and contexts. Hence, the access to government information is only the first step towards making people citizens, since it corroborates to the development of the democracy by allowing the population to know how to interpret and appropriate information to build knowledge. It is argued, therefore, that the process of the use of information is equivalent to the execution of citizenship, since it qualifies the individual to deal with different information transmitted by the media in the various spheres: social, political and professional. From this perspective, the present research aims to reflect on the relevance of Information and Media Competence for the construction of citizenship in democratic societies through online access to Brazilian governmental portals. The methodological procedures involve a bibliographical research about public policies, Brazil´s access to information law and information competence. To be considered competent in information, the citizen must have the skills and abilities to use the information made available by the government. One thing that can not be ignored is the fact that online portals in Brazil still have obstacles that contribute to the inefficiency of political transparency in the country. Therefore, being competent in information is fundamental to appropriate the government information disclosed, making the individual critical in the selection, retention and dissemination, as well as capable of interpreting the data provided in society and the ideologies that govern the sources of information.

Keywords: Information Literacy. Media Education. Access to Information. Development Policy.



Como citar
SILVA, R. C.; OTTONICAR, S. L. C.; YAFUSHI, C. A. P. A competência em informação e midiática voltada à cidadania: o uso da informação governamental para a participação na democracia. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 15, n. 3, p. 604-628, 2017. DOI: 10.20396/rdbci.v15i3.8649535 Acesso em: 29 jun. 2022.

Compartilhe
Altmetrics
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorA competência em informação e midiática voltada à cidadania: o uso da informação governamental para a participação na democracia
SILVA, Rafaela Carolina; OTTONICAR, Selma Leticia Capinzaiki; YAFUSHI, Cristiana Aparecida Portero
Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, n. 3, v. 15, p. 604-628, 2017. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8649535 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.20396/rdbci.v15i3.8649535 (pt-BR) 3
TitleA competência em informação e midiática voltada à cidadania: o uso da informação governamental para a participação na democracia (pt-BR) 3
TitleInformation and media literacy focused on citizenship: the use of government information to participate on democracy (en) 3
AuthorSILVA, Rafaela Carolina (pt-BR) 1
AuthorOTTONICAR, Selma Leticia Capinzaiki (pt-BR) 1
AuthorYAFUSHI, Cristiana Aparecida Portero (pt-BR) 1
Access Linkhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8649535/pdf (pt-BR) 3
Access Linkhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8649535/pdf_1 (pt-BR) 3
Access Linkhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8649535/xml (pt-BR) 3
Access Linkhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/downloadSuppFile/8649535/1466 (pt-BR) 3
IssueEnsaio Geral. (pt-BR) 2
IssueRevista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, n. 3, v. 15, 2017. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoRbbd. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2017-07-24 (pt-BR) 1
hasAbstractAs Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitam o desenvolvimento das sociedades democráticas na medida em que permitem o acesso à informação em diferentes suportes e contextos. Desse modo, o acesso à informação governamental é apenas o primeiro passo para tornar as pessoas cidadãs, já que corrobora com o desenvolvimento da democracia ao permitir que a população saiba como interpretar e se apropriar das informações para construir conhecimento. Defende-se, assim, que o processo de uso da informação se equipara à execução da cidadania, uma vez que qualifica o indivíduo para lidar com diferentes informações transmitidas pelas mídias nas diversas esferas: social, política e profissional.  A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a relevância da Competência em Informação e Midiática para a construção da cidadania nas sociedades democráticas por meio do acesso online à portais governamentais brasileiros. Os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa bibliográfica acerca das políticas públicas, a lei de acesso à informação do Brasil e a competência em informação. Para ser considerado competente em informação, o cidadão deve possui capacidades e habilidades para usar as informações disponibilizadas pelo governo.  Não se pode ignorar o fato de que os portais online no Brasil ainda possuem entraves que, contribuem com a ineficiência da transparência política no país. Portanto, ser competente em informação é fundamental para se apropriar das informações governamentais divulgadas, tornando o indivíduo crítico na seleção, retenção e disseminação capaz de interpretar dados os dados fornecidos, bem como as ideologias que regem as fontes de informação. (pt-BR) 3
hasAbstractThe Information and Communication Technologies enable the development of democratic societies when they allow access to information in different media and contexts. Hence, the access to government information is only the first step towards making people citizens, since it corroborates to the development of the democracy by allowing the population to know how to interpret and appropriate information to build knowledge. It is argued, therefore, that the process of the use of information is equivalent to the execution of citizenship, since it qualifies the individual to deal with different information transmitted by the media in the various spheres: social, political and professional. From this perspective, the present research aims to reflect on the relevance of Information and Media Competence for the construction of citizenship in democratic societies through online access to Brazilian governmental portals. The methodological procedures involve a bibliographical research about public policies, Brazil´s access to information law and information competence. To be considered competent in information, the citizen must have the skills and abilities to use the information made available by the government. One thing that can not be ignored is the fact that online portals in Brazil still have obstacles that contribute to the inefficiency of political transparency in the country. Therefore, being competent in information is fundamental to appropriate the government information disclosed, making the individual critical in the selection, retention and dissemination, as well as capable of interpreting the data provided in society and the ideologies that govern the sources of information. (en) 3
hasFileStorage_repository/285/2019/05/oai_ojs_periodicos_sbu_unicamp_br_article_8649535#00017.pdf () 1
hasIdA competência em informação e midiática voltada à cidadania: o uso da informação governamental para a participação na democracia
SILVA, Rafaela Carolina; OTTONICAR, Selma Leticia Capinzaiki; YAFUSHI, Cristiana Aparecida Portero
Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, n. 3, v. 15, p. 604-628, 2017. (Artigo) () 3
hasPageEnd628 (pt-BR) 1
hasPageStart604 (pt-BR) 1
SourceRDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 15, n. 3 (2017): set./dez.: Inovação e Conhecimento; 604-628 (pt-BR) 3
Source1678-765X (pt-BR) 3
Thema1 Ciência da Informação (pt-BR) 1
ThemaCompetência Informacional (pt-BR) 1
ThemaMídia Física e de Comunicação (pt-BR) 1
ThemaAcesso à Informação (pt-BR) 1
ThemaPolítica de Informação (pt-BR) 1
ThemaInformation Literacy (en) 1
ThemaMedia Education (en) 1
ThemaAccess to Information (en) 1
ThemaDevelopment Policy (en) 1