ANÁLISE DA ATIVIDADE INVESTIGATIVA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS (2002-2012)
[Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, v. 4, n. , 2014, p. A65.]
Ebbc - Pop - Política de Pesquisa
ANÁLISE DA ATIVIDADE INVESTIGATIVA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS (2002-2012)

Resumo: O sistema universitário possui um papel fundamental e indiscutível na geração e transmissão de conhecimento em grande maioria dos países do mundo. Consequentemente, com o passar dos últimos anos, aumentou-se muito a necessidade de avaliação e análise delas, para que, dentre outros fatores, haja uma distribuição de recursos mais adequada. Sabe-se que em outros continentes, já existem várias destas iniciativas, mas diante da dificuldade em se mesclar metodologias e escalas de análise para avaliar e comparar instituições, o Brasil ainda não possui nenhum estudo inicial quanti-qualitativo sobre o perfil de suas universidades públicas. O principal objetivo desta pesquisa é desenvolver um conjunto de indicadores quantitativos e qualitativos que permitam determinar precisamente quais são estes perfis, em função das atividades investigativas e posteriormente, compará-las entre os anos de 2002 e 2012 à um caso de sucesso, do sistema universitário espanhol. Para cada dimensão a ser pesquisada (produção científica, produção tecnológica, atividade formativa de professores/pesquisadores e competitividade) pretende-se recorrer a distintas fontes de informação, no intuito de melhores abrangência, qualidade e confiabilidade dos dados. Na coleta dos registros bibliográficos e respectivos tratamentos, serão utilizados macros de programação e um sistema de gestão MSqL com uma base de dados relacional. Por fim, na análise dos resultados, serão utilizados tratamentos bibliométricos com o software Vantagepoint, rodagens estatísticas com o pacote R e para as representação gráficas, tabelas, mapas e redes de colaboração, utilizar-se-á os softwares UCINET e seu módulo integrado NetDraw.

Palavras-chave: (nc).



Como citar
SOUZA, C. D.; FILIPPO, D.; SANZ-CASADO, E. Análise da atividade investigativa das universidades brasileiras (2002-2012). Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, v. 4, n. ,, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/45661. Acesso em: 09 jun. 2023.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorANÁLISE DA ATIVIDADE INVESTIGATIVA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS (2002-2012)
SOUZA, Claudia Daniele de; FILIPPO, Daniela de; SANZ-CASADO, Elías
Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, n. ,, v. 4, 2014. (Ebbc - Pop - Política de Pesquisa) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000014428 (pt-BR) 3
TitleANÁLISE DA ATIVIDADE INVESTIGATIVA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS (2002-2012) (pt-BR) 3
AuthorSOUZA, Claudia Daniele de (pt-BR) 1
AuthorFILIPPO, Daniela de (pt-BR) 1
AuthorSANZ-CASADO, Elías (pt-BR) 1
Access Linkhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/27263 (pt-BR) 3
Access LinkANÁLISE DA ATIVIDADE INVESTIGATIVA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS (2002-2012)
SOUZA, Claudia Daniele de; FILIPPO, Daniela de; SANZ-CASADO, Elías
Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, n. ,, v. 4, 2014. (Ebbc - Pop - Política de Pesquisa) (pt-BR) 3
Access LinkPDF:_repositorio/2014/05/pdf_1befbc24b2_0014428.pdf (pt-BR) 3
Access LinkURL:http://www.liber.ufpe.br/ctcm/index2.php/ebbc4/recife/paper/view/370 (pt-BR) 3
IssueEncontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, n. ,, v. 4, 2014. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoEncontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (pt-BR) 1
SessãoEbbc - Pop - Política de Pesquisa (pt-BR) 1
Disponibilizado2014-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractO sistema universitário possui um papel fundamental e indiscutível na geração e transmissão de conhecimento em grande maioria dos países do mundo. Consequentemente, com o passar dos últimos anos, aumentou-se muito a necessidade de avaliação e análise delas, para que, dentre outros fatores, haja uma distribuição de recursos mais adequada. Sabe-se que em outros continentes, já existem várias destas iniciativas, mas diante da dificuldade em se mesclar metodologias e escalas de análise para avaliar e comparar instituições, o Brasil ainda não possui nenhum estudo inicial quanti-qualitativo sobre o perfil de suas universidades públicas. O principal objetivo desta pesquisa é desenvolver um conjunto de indicadores quantitativos e qualitativos que permitam determinar precisamente quais são estes perfis, em função das atividades investigativas e posteriormente, compará-las entre os anos de 2002 e 2012 à um caso de sucesso, do sistema universitário espanhol. Para cada dimensão a ser pesquisada (produção científica, produção tecnológica, atividade formativa de professores/pesquisadores e competitividade) pretende-se recorrer a distintas fontes de informação, no intuito de melhores abrangência, qualidade e confiabilidade dos dados. Na coleta dos registros bibliográficos e respectivos tratamentos, serão utilizados macros de programação e um sistema de gestão MSqL com uma base de dados relacional. Por fim, na análise dos resultados, serão utilizados tratamentos bibliométricos com o software Vantagepoint, rodagens estatísticas com o pacote R e para as representação gráficas, tabelas, mapas e redes de colaboração, utilizar-se-á os softwares UCINET e seu módulo integrado NetDraw. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/302/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_14428#00018.pdf () 1
hasIdANÁLISE DA ATIVIDADE INVESTIGATIVA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS (2002-2012)
SOUZA, Claudia Daniele de; FILIPPO, Daniela de; SANZ-CASADO, Elías
Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, n. ,, v. 4, 2014. (Ebbc - Pop - Política de Pesquisa) () 3
SourceEncontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, v. 4, n. , 2014, p. A65. (pt-BR) 3
Thema(nc) (pt-BR) 1