Serviço de referência e tecnologia da informação: construindo múltiplas interfaces | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 11, n. 1, 2015 | 2015 - Brapci
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 11, n. 1, 2015

Serviço de referência e tecnologia da informação: construindo múltiplas interfaces

Serviço de referência e tecnologia da informação: construindo múltiplas interfaces

Resumo: Analisa e discute o serviço de referência em bibliotecas universitárias, considerando os reflexos que a utilização da tecnologia de informação proporciona a esse tipo de serviço, sem desconsiderar os métodos tradicionais propostos pela entrevista de referência. Para alcançar aquilo que está sendo proposto, recorreu-se a um levantamento bibliográfico sobre o assunto, bem como ao processo de observação do trabalho que é realizado pelos bibliotecários em uma biblioteca universitária, tendo a Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo como espaço de investigação. Por meio deste estudo foi possível confirmar, a priori, que, embora a referência presencial ainda prevaleça, esforços já vêm sendo empenhados na consolidação de espaços híbridos, atendendo a plenitude das necessidades demandadas.
Palavras-chave: Biblioteconomia Ciência da informação Tecnologia da informação Biblioteca universitária Serviço de referência presencial Serviço de referência virtual Biblioteca híbrida Bibliotecas universitárias Bibliotecas híbridas
Abstract: Analyzes and reflects the reference service in academic libraries considering the consequences that the use of information technology provides this kind of service, without ignoring traditional methods proposed by the reference interview. To achieve what is being proposed, we resorted to a literature on the subject, as well as the observation of the work process that is performed by librarians in a university library, and the Central Library of the Federal University of Espírito Santo, as research area. Through this research it was possible to confirm a priori that although the reference face still prevails, efforts already being engaged in the consolidation of hybrid spaces, given the fullness of the needs required.
Keywords: Information technology University libraries Classroom service reference Virtual reference service Hybrid libraries Information science University library
Mots clés:


ANNA, J. S.; SIQUEIRA, P. S.; GERLIN, M. N. M. Serviço de referência e tecnologia da informação: construindo múltiplas interfaces. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 11, n. 1, 2015.
ANNA JSA; SIQUEIRA PSS; GERLIN MNMG. Serviço de referência e tecnologia da informação: construindo múltiplas interfaces. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação. 2015;11(1).
ANNA, J. S., SIQUEIRA, P. S., & GERLIN, M. N. M. (2015). Serviço de referência e tecnologia da informação: construindo múltiplas interfaces. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação; 11(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2015-07-15: 1083
hasAuthorJorge Santa Anna: (626)
hasAuthorPoliana Silva Siqueira: (4751)
hasAuthorMeri Nádia Marques Gerlin: (4752)
hasFileStorage_repository/1/2018/09/oai_febab_periodicos_emnuvens_com_br_article_304#00001.pdf: (44321)
hasPageEnd40: 2075
hasPageStart20: 1549
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectTecnologia da informação: 262190
hasSubjectBiblioteca universitária: 233546
hasSubjectServiço de referência presencial: 4747
hasSubjectServiço de referência virtual: 187315
hasSubjectBiblioteca híbrida: 184628
hasSubjectBibliotecas universitárias: 199222
hasSubjectBibliotecas híbridas: 113670
wasPublicationInDate2015-07-15: (265931)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseBY-NC/4.0: (245907)
hasIssueOfISSUE:JNL:1:2015-11-1: (352584)
isPartOfSourceRevista brasileira de biblioteconomia e documentação: 229060
hasAbstractAnalisa e discute o serviço de referência em bibliotecas universitárias, considerando os reflexos que a utilização da tecnologia de informação proporciona a esse tipo de serviço, sem desconsiderar os métodos tradicionais propostos pela entrevista de referência. Para alcançar aquilo que está sendo proposto, recorreu-se a um levantamento bibliográfico sobre o assunto, bem como ao processo de observação do trabalho que é realizado pelos bibliotecários em uma biblioteca universitária, tendo a Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo como espaço de investigação. Por meio deste estudo foi possível confirmar, a priori, que, embora a referência presencial ainda prevaleça, esforços já vêm sendo empenhados na consolidação de espaços híbridos, atendendo a plenitude das necessidades demandadas.: 0
hasIDoai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/304
hasIDoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/304
hasRegisterIdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/304: 0
hasSource1980-6949
hasSource0100-0691
hasTitleServiço de referência e tecnologia da informação: construindo múltiplas interfaces: 0
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/304
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/304/395
hasUrlhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/304/396
prefLabelOai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/304#00001: 0
Classe: Article