Associações entre princípios sociotécnicos e compartilhamento de conhecimento: estudo de caso em projetos de sistemas de informação | Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 3, n. 1, 2013 | 2013 - Brapci
Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 3, n. 1, 2013

Associações entre princípios sociotécnicos e compartilhamento de conhecimento: estudo de caso em projetos de sistemas de informação

Resumo: Os princípios sociotécnicos são uma forma de operacionalizar o projeto do trabalho, envolvendo tanto aspectos técnicos como sociais. A experiência sociotécnica afirma que o compartilhamento de conhecimento possui um impacto significante no desempenho de equipes em sistemas de informação. O presente artigo elabora um estudo preliminar sobre as associações que existem entre os princípios sociotécnicos e o compartilhamento de conhecimento, com o objetivo de promover o desempenho de equipes. Realiza-se um estudo de caso a fim de apresentar tais evidências, sendo capturados dados quantitativos e qualitativos. Os resultados mostram que alguns princípios ainda não são bem alinhados com o compartilhamento de conhecimentos. Por fim, são levantadas implicações gerenciais da má aplicação desses princípios.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento Abordagem sociotécnica Princípio sociotécnico Compartilhamento do conhecimento Princípios sociotécnicos
Mots clés:


CORREIA, R. R. Associações entre princípios sociotécnicos e compartilhamento de conhecimento: estudo de caso em projetos de sistemas de informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 3, n. 1, 2013.
CORREIA RRC. Associações entre princípios sociotécnicos e compartilhamento de conhecimento: estudo de caso em projetos de sistemas de informação. Perspectivas em gestão & conhecimento. 2013;3(1).
CORREIA, R. R. (2013). Associações entre princípios sociotécnicos e compartilhamento de conhecimento: estudo de caso em projetos de sistemas de informação. Perspectivas em gestão & conhecimento; 3(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2013-06-28: 12038
hasAuthorRony Rodrigues Correia: (49636)
hasPageEnd191: 3970
hasPageStart175: 1181
hasSectionOfRelato de Pesquisa | Research Article: 761
hasSectionOfRelato de experiência: 75
hasSubjectGestão do conhecimento: 233908
hasSubjectAbordagem sociotécnica: 49634
hasSubjectPrincípio sociotécnico: 49635
hasSubjectCompartilhamento do conhecimento: 322820
hasSubjectPrincípios sociotécnicos: 276147
wasPublicationInDate2013-06-28: (233305)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasFileStorage_repository/00/04/96/33/work_00049633#00000.pdf: (336971)
isPartOfSourcePerspectivas em gestão & conhecimento: 756
hasIssueOfISSUE:JNL:00059-2013-3-1: 49632
hasAbstractOs princípios sociotécnicos são uma forma de operacionalizar o projeto do trabalho, envolvendo tanto aspectos técnicos como sociais. A experiência sociotécnica afirma que o compartilhamento de conhecimento possui um impacto significante no desempenho de equipes em sistemas de informação. O presente artigo elabora um estudo preliminar sobre as associações que existem entre os princípios sociotécnicos e o compartilhamento de conhecimento, com o objetivo de promover o desempenho de equipes. Realiza-se um estudo de caso a fim de apresentar tais evidências, sendo capturados dados quantitativos e qualitativos. Os resultados mostram que alguns princípios ainda não são bem alinhados com o compartilhamento de conhecimentos. Por fim, são levantadas implicações gerenciais da má aplicação desses princípios.: 0
hasIDoai:periodicos.ufpb.br:article/14233
hasRegisterIdhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/14233: 0
hasSourcePerspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 3, n. 1 (2013); 175-191: 0
hasSource2236-417X: 0
hasTitleAssociações entre princípios sociotécnicos e compartilhamento de conhecimento: estudo de caso em projetos de sistemas de informação: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/14233
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/14233/9329
prefLabelOai:periodicos.ufpb.br:article/14233#00059: 0
Classe: Article