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Category | Details |
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dateOfAvailability | 2001-01-01: 4729 |
hasAuthor | Marilda Lara Lopes Ginez de Lara: (91508) |
hasFileStorage | _repository/00/00/52/94/work_00005294#00000.pdf: (44676) |
hasSectionOf | Artigo científico: 435 |
hasSubject | Análise documental: 172163 |
hasSubject | Linguagem documentária: 238168 |
hasSubject | Informação documentária: 262262 |
hasSubject | Terminologia: 207248 |
hasSubject | Linguística: 172218 |
hasSubject | Semiótica: 171677 |
isPartOfSource | Datagramazero: 434 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00026-2001-2-6: 5267 |
hasAbstract | Os processos de análise documentária e de construção de linguagens documentárias apresentam semelhanças relativamente ao que ocorre no processo de conhecimento. Ambos são caracterizados pela analogia e generalização, operações realizadas a partir de hipóteses inferenciais formuladas em face a referências anteriores disponíveis em nossa cultura. Tendo como ponto de partida a discussão do texto Marco Polo e o unicórnio, de Umberto Eco, propomo-nos a discutir as semelhanças e diferenças que caracterizam, de um lado, o processo de conhecimento e, de outro, a construção da informação documentária, quer no processo de análise dos textos, quer na construção de linguagens intermediárias de representação da informação. Para efeito de maior clareza, introduzimos alguns conceitos da Terminologia, da Lingüística e da Semiótica, que permitem caracterizar as operações de recorte de conteúdo e mostrar que a informação é uma construção, não um dado apriorístico. Procuramos mostrar que, também na atividade documentária, a noção de conteúdo se relaciona, em larga medida, aos objetivos funcionais e pragmáticos do sistema documentário. Salientamos que a especificidade da atividade documentária de representação de conteúdos está no seu propósito - organizar para transferir, transferir para permitir a apropriação da informação - razão pela qual é necessário estabelecer vínculos que permitam instaurar uma situação de comunicação documentária. A construção desses vínculos apoia-se em referências concretas fornecidas pela terminologia do domínio em foco e pelas referências de uso, que combinadas, permitem viabilizar a interpretação e a apropriação das informações documentárias.: 0 |
hasID | oai:brapci.inf.br:article/1251 |
hasRegisterId | http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000001251: 0 |
hasSource | DataGramaZero, v. 2, n. 6, 2001, p. A03.: 0 |
hasTitle | O unicórnio (o rinoceronte, o ornitorrinco...), a análise documentária e a linguagem documentária: 0 |
hasUrl | http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/7456: 0 |
hasUrl | PDF:_repositorio/2010/01/pdf_ae2d5ed349_0007456.pdf: 0 |
hasUrl | URL:http://www.dgz.org.br/dez01/Art_03.htm: 0 |
prefLabel | Oai:brapci.inf.br:article/1251#00026: 0 |