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Category | Details |
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dateOfAvailability | 2017-12-23: 254 |
hasAuthor | Tatiane Lemos Alves: (567) |
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hasSectionOf | Eixo 4 - Biblioteca para Todo: 40 |
hasSectionOf | Artigo: 3 |
hasSubject | Biblioteca: 237708 |
hasSubject | Acessibilidade: 247610 |
hasSubject | Inclusão: 235139 |
wasPublicationInDate | 2017-12-23: (241928) |
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hasIssueOf | ISSUE:JNL:00001-2017-13-: 247 |
isPartOfSource | Revista brasileira de biblioteconomia e documentação: 229060 |
hasAbstract | As bibliotecas ganham destaque no processo de democratização da informação e do conhecimento por meio da leitura e da escrita proporcionada pelo seu ambiente. Assim visando uma educação inclusiva, a biblioteca deve atentar-se para atender de forma equitativa a todos os usuários, inclusive as pessoas com deficiência, eliminando as barreiras encontradas entre eles e a informação. Sendo assim, a proposta deste trabalho é disseminar conteúdos, referenciais, estratégias e instrumentos para qualificação de bibliotecas numa concepção acessível e inclusiva, apresentando alguns princípios e conceitos fundamentais para o melhor entendimento e adequação das bibliotecas nesta perspectiva. A partir disso, este trabalho busca indicar caminhos para a execução com mais qualidade. Para tanto, elenca como objetivo principal: compreender as diretrizes e ações para tornar uma biblioteca mais inclusiva e acessível. E como objetivos específicos: i) indicar como desenvolver a caracterização dos usuários; ii) esclarecer sobre as categorias das deficiências; iii) indicar recursos de acessibilidade que podem ser adotados nas bibliotecas. Para tanto utilizou a pesquisa de caráter exploratório utilizando como base para coleta de dados, a pesquisa bibliográfica. Percebeu-se ao longo da pesquisa que além de conhecer bem os usuários, as deficiências, os recursos disponíveis faz-se imprescindível o estabelecimento de parcerias com setores e órgãos específicos. Por fim, conclui-se que a biblioteca como instituição que tem como sua função social, responsável por oportunizar o acesso à informação a todos os indivíduos, não pode ficar de fora dessa luta por condições para melhorar a vida das pessoas, por meio da informação e do conhecimento.: 0 |
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hasSource | 0100-0691 |
hasTitle | Biblioteca acessível: eliminando barreiras: 0 |
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