Convergência entre organização e representação da informação: o lugar das bibliografias | Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 16, n. , 2023 | 2023 - Brapci
Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 16, n. , 2023

Convergência entre organização e representação da informação: o lugar das bibliografias

Resumo: A presente discussão tem como enfoque as bibliografias (enquanto produtos documentários) no que se refere à sua relevância como instrumentos de organização e representação da informação e dispositivos de memória. São dispositivos que mapeiam e retratam a produção literária de uma área do conhecimento ou de uma temática, e que ainda dispõem de informações descritivas e temáticas de documentos, incluindo aspectos de sua materialidade - base para os estudos de raridade bibliográfica, por exemplo. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o lugar das bibliografias na convergência entre organização e representação da informação e memória. Trata-se de uma pesquisa básica e teórica, em que são analisados aspectos da realidade para maior compreensão do objeto de estudo. Adota como metodologia a pesquisa bibliográfica, exploratória, de abordagem qualitativa, que visa reunir a perspectiva de alguns autores especialistas sobre o tema. Bibliógrafos desempenham um papel fundamental na construção da memória dos documentos, uma vez que realizam análises minuciosas das suas características físicas e contextuais. Isso destaca o aparato informacional que engloba a produção de uma obra, abrangendo tanto o seu conteúdo intelectual quanto o suporte físico. Com efeito, bibliógrafos assumem um papel que permite que a organização e representação da informação e a memória sejam convergidas nas atividades, saberes e fazeres bibliográficos. Em outros termos, é aqui que se materializa relações possíveis entre Bibliografia, Organização e Representação da Informação e Memória.
Palavras-chave: Bibliografia (disciplina) Bibliografias (produtos documentários) Organização e representação da informação Memória
Keywords: Memory
Palabras clave: Memoria
Mots clés:


ALMEIDA, P. O. P.; ARAUJO, A. V. F.; MEYER, P. S. Convergência entre organização e representação da informação: o lugar das bibliografias. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 16, n., 2023.
ALMEIDA POPA; ARAUJO AVFA; MEYER PSM. Convergência entre organização e representação da informação: o lugar das bibliografias. Tendências da pesquisa brasileira em ciência da informação. 2023;16().
ALMEIDA, P. O. P., ARAUJO, A. V. F., & MEYER, P. S. (2023). Convergência entre organização e representação da informação: o lugar das bibliografias. Tendências da pesquisa brasileira em ciência da informação; 16().
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
hasAuthorPatrícia Ofélia Pereira de Almeida: (113409)
hasAuthorAndre Vieira de Freitas Araujo: (1103)
hasAuthorPatrick Stacy Meyer: (202698)
hasSubjectBibliografia (disciplina): 201521
hasSubjectBibliografias (produtos documentários): 287697
hasSubjectOrganização e representação da informação: 202008
hasSubjectMemória: 234939
wasPublicationInDate2023-12-29: (253060)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseHTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY-NC/4.0: (234611)
hasFileStorage_repository/00/05/79/68/work_00057968#00063.pdf: (340289)
hasIssueOfISSUE:JNL:15:2023-16-0: (232518)
isPartOfSourceTendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação: 257
hasTitleConvergência entre organização e representação da informação: o lugar das bibliografias: 0
hasAbstractA presente discussão tem como enfoque as bibliografias (enquanto produtos documentários) no que se refere à sua relevância como instrumentos de organização e representação da informação e dispositivos de memória. São dispositivos que mapeiam e retratam a produção literária de uma área do conhecimento ou de uma temática, e que ainda dispõem de informações descritivas e temáticas de documentos, incluindo aspectos de sua materialidade - base para os estudos de raridade bibliográfica, por exemplo. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o lugar das bibliografias na convergência entre organização e representação da informação e memória. Trata-se de uma pesquisa básica e teórica, em que são analisados aspectos da realidade para maior compreensão do objeto de estudo. Adota como metodologia a pesquisa bibliográfica, exploratória, de abordagem qualitativa, que visa reunir a perspectiva de alguns autores especialistas sobre o tema. Bibliógrafos desempenham um papel fundamental na construção da memória dos documentos, uma vez que realizam análises minuciosas das suas características físicas e contextuais. Isso destaca o aparato informacional que engloba a produção de uma obra, abrangendo tanto o seu conteúdo intelectual quanto o suporte físico. Com efeito, bibliógrafos assumem um papel que permite que a organização e representação da informação e a memória sejam convergidas nas atividades, saberes e fazeres bibliográficos. Em outros termos, é aqui que se materializa relações possíveis entre Bibliografia, Organização e Representação da Informação e Memória.: 0
hasUrlhttps://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/638
hasUrlhttps://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/638/561
Classe: Article