Gestão da informação governamental: em direção a uma metodologia de avaliação | DataGramaZero, v. 7, n. 5, 2006 | 2006 - Brapci
DataGramaZero, v. 7, n. 5, 2006

Gestão da informação governamental: em direção a uma metodologia de avaliação

Information management in public administration: towards a methodology of evaluation

Resumo: Este artigo propõe um elenco de boas práticas em Gestão da Informação Governamental (GIG) constituindo um modelo de referência para apoiar os gestores públicos e da informação na avaliação deste campo. O conjunto de práticas de referência foi formado a partir de três modelos oficiais estrangeiros: o do Governo Federal dos EUA e os outros dois canadenses - do Governo Nacional e do Governo do Departamento de Alberta. No artigo, primeiro, é analisada a relação Estado e Informação: em seu duplo caráter organizacional e institucional, em sua crescente complexidade e no pioneirismo do setor público em gerenciar informações. Em seguida são estabelecidos os pontos de partida conceituais que fundamentaram a construção do modelo de avaliação: conceituação do campo da Gestão da Informação (GI), do campo da Avaliação e apresentação e análise dos três modelos estrangeiros. Finalmente, na última parte, é apresentada a proposta do modelo: objeto, objetivos, metodologia e formulário de avaliação. Em anexo encontra-se uma primeira seleção de normas oficiais que afetam a área no Brasil.
Palavras-chave: Gestão da informação Gestão pública Modelo de avaliação Informação governamental Boa prática no governo federal do eua Governo nacional do canadá e de alberta Administração pública
Abstract: This article proposes a number of good practices in Information Management in Public Administration so as to constitute a reference model to aid managers in public administration and information in evaluating this area. This set of reference practices comes from three foreign official models: the US federal government, the Canadian National government and the government of the department of Alberta, Canada. In the article, the relation between information and the State is firstly analyzed: its organizational and institutional character, in its increasing complexity and innovative role in the public sector in managing information. Secondly, the fundamental concepts, which underlie the construction of the model for evaluation, are discussed -- the definition of the areas of Information Management and of Evaluation -- and the three foreign models are analysed. Finally, the model proposed is presented -- its object, aims, methodology and an evaluation form. An initial selection of official norms, which have affected this field in Brazil, is shown in an appendix.
Keywords: Information resource management Public administration Evaluation model Best practice of federal government usa Benchmarking information management practices Information management in canada and alberta government´s Information management
Mots clés:


MALIN, A. M. B. Gestão da informação governamental: em direção a uma metodologia de avaliação. DataGramaZero, v. 7, n. 5, 2006.
MALIN AMBM. Gestão da informação governamental: em direção a uma metodologia de avaliação. Datagramazero. 2006;7(5).
MALIN, A. M. B. (2006). Gestão da informação governamental: em direção a uma metodologia de avaliação. Datagramazero; 7(5).
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CategoryDetails
dateOfAvailability2006-01-01: 5852
hasAuthorAna Maria Barcellos Malin: (5967)
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hasSubjectBoa prática no governo federal do eua: 5965
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hasSubjectAdministração pública: 316912
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hasIssueOfISSUE:JNL:00026-2006-7-5: 5956
hasAbstractEste artigo propõe um elenco de boas práticas em Gestão da Informação Governamental (GIG) constituindo um modelo de referência para apoiar os gestores públicos e da informação na avaliação deste campo. O conjunto de práticas de referência foi formado a partir de três modelos oficiais estrangeiros: o do Governo Federal dos EUA e os outros dois canadenses - do Governo Nacional e do Governo do Departamento de Alberta. No artigo, primeiro, é analisada a relação Estado e Informação: em seu duplo caráter organizacional e institucional, em sua crescente complexidade e no pioneirismo do setor público em gerenciar informações. Em seguida são estabelecidos os pontos de partida conceituais que fundamentaram a construção do modelo de avaliação: conceituação do campo da Gestão da Informação (GI), do campo da Avaliação e apresentação e análise dos três modelos estrangeiros. Finalmente, na última parte, é apresentada a proposta do modelo: objeto, objetivos, metodologia e formulário de avaliação. Em anexo encontra-se uma primeira seleção de normas oficiais que afetam a área no Brasil.: 0
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Classe: Article