A linguística nos cursos de biblioteconomia no Brasil: temas, teóricos e correntes | Ciencias de la Información (Cuba), v. 34, n. 1, 2003 | 2003 - Brapci
Ciencias de la Información (Cuba), v. 34, n. 1, 2003

A linguística nos cursos de biblioteconomia no Brasil: temas, teóricos e correntes

Informational culture: new implications in the information preparation

Cultura informacional: nuevas implicaciones para la formación informativa

Resumo: O profissional bibliotecário tem como objeto de estudo a informação registrada, assim como os processos de análise, descrição, recuperação e mediação destas. Compreende-se que toda informação veiculada em um suporte é uma manifestação da linguagem humana, logo tem-se que a linguística, ou ciência da linguagem, tem muito a oferecer na formação do bibliotecário. Parte-se do levantamento das universidades brasileiras em funcionamento que oferecem o curso de Biblioteconomia, tendo como objeto de análise as faculdades que ministram disciplinas correlatas à linguística, comunicação e informação, e que tenham disponíveis a ementa e o plano de ensino. O objetivo é analisar o uso da linguística na formação profissional do bibliotecário, para isto, serão elencadas disciplinas voltadas às técnicas biblioteconômicas em comum entre os cursos com fundamentação na linguística e separados entre as vertentes teóricas da linguagem. Nota-se que linguística como disciplina não é ofertada pela maioria dos cursos, além de não ser a base na estruturação das disciplinas correlatas. Conclui-se que a dedicação ao estudo linguístico ainda é introdutório, evidenciando a necessidade de estudos que aprofundem essa aproximação com a linguística.
Palavras-chave: (-) Cultura Informação Competencia en información Linguística Cursos de biblioteconomia Formação profissional Competência em informação Alfabetização informacional Letramento informacional Curso de biblioteconomia
Abstract: The need of the diffusion of a modality of culture related to information phenomenon is expressed herein, based on a brief analysis of the relation between culture and information. also are treated several theoretical-concepts issues regarding informational culture, and the process of its organization in general. at the same time that are expressed the fundaments of informational culture and literacy, are mentioned several social effects, originated by these new conceptions, as well as the needed environment for its development, in order to demonstrate the natural evolution of the information preparation
Keywords: Culture Information Information literacy Linguistics Librarian science Professional qualification Society Library science courses
Resumen: En el presente trabajo, a partir de un breve análisis de la relación cultura e información, se fundamenta la necesidad de la difusión de una modalidad de cultura asociada al fenómeno información. Además se realiza un acercamiento a determinadas cuestiones teórico-conceptuales de la cultura informacional y de su proceso en general. Al exponer los fundamentos de la cultura y alfabetización informacional, se enuncian algunos efectos sociales que estas nuevas concepciones provocan y las condiciones en que se desarrollan, para demostrar la ineludible evolución de las características de la formación informativa
Palabras clave: Información Alfabetización informacional Competencia en información Lingüística Cursos de bibliotecología Formación profesional Alfabetizacion informativa Cultura Sociedad
Mots clés:


MARTI-LAHERA, Y.; et al.. A linguística nos cursos de biblioteconomia no brasil: temas, teóricos e correntes. Ciencias de la Información (Cuba), v. 34, n. 1, 2003.
MARTI-LAHERA YM; et al.. A linguística nos cursos de biblioteconomia no brasil: temas, teóricos e correntes. Ciencias de la información (cuba). 2003;34(1).
MARTI-LAHERA, Y., GATTO, A. C., MARTINES, A. R., ALMEIDA, C. C., MOTTA, J. F., & BODET, J. T. (2003). A linguística nos cursos de biblioteconomia no brasil: temas, teóricos e correntes. Ciencias de la información (cuba); 34(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2003-01-01: 3613
hasAuthorYohannis Marti-Lahera: (19227)
hasAuthorAna Clara Gatto: (112783)
hasAuthorAlexandre Robson Martines: (122626)
hasAuthorCarlos Cândido de Almeida: (7324)
hasAuthorJorge França Motta: (44180)
hasAuthorJaime Torres Bodet: (69363)
hasFileStorage_repository/00/05/96/23/work_00059623#00000.pdf: (76661)
hasPageEnd63: 1382
hasPageStart55: 4214
hasSectionOfArtículo de Investigación: 791
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubject(-): 57340
hasSubjectCultura: 200383
hasSubjectInformação: 246570
hasSubjectCompetencia en información: 1342
hasSubjectLinguística: 172218
hasSubjectCursos de biblioteconomia: 259308
hasSubjectFormação profissional: 262078
hasSubjectCompetência em informação: 264669
hasSubjectAlfabetização informacional: 237818
hasSubjectLetramento informacional: 172256
hasSubjectCurso de biblioteconomia: 174143
wasPublicationInDate2022-12-20: (232787)
wasPublicationInDate2011-12-07: (267308)
wasPublicationInDate2012-11-16: (341233)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLanguageExpressiones: (233522)
hasLicenseRESERVED: (249275)
hasLicenseCCBY4.0: (232756)
isPartOfSourceCiencias de la Información (Cuba): 789
isPartOfSourceRevista EDICIC: 258882
isPartOfSourceAcervo - Revista do Arquivo Nacional: 780
isPartOfSourceBoletín del Instituto de Investigaciones Bibliográficas (México): 820
hasIssueOfISSUE:JNL:109:2022-2-2: (258884)
hasIssueOfISSUE:JNL:65: 1969-0-0: (232532)
hasAbstractO profissional bibliotecário tem como objeto de estudo a informação registrada, assim como os processos de análise, descrição, recuperação e mediação destas. Compreende-se que toda informação veiculada em um suporte é uma manifestação da linguagem humana, logo tem-se que a linguística, ou ciência da linguagem, tem muito a oferecer na formação do bibliotecário. Parte-se do levantamento das universidades brasileiras em funcionamento que oferecem o curso de Biblioteconomia, tendo como objeto de análise as faculdades que ministram disciplinas correlatas à linguística, comunicação e informação, e que tenham disponíveis a ementa e o plano de ensino. O objetivo é analisar o uso da linguística na formação profissional do bibliotecário, para isto, serão elencadas disciplinas voltadas às técnicas biblioteconômicas em comum entre os cursos com fundamentação na linguística e separados entre as vertentes teóricas da linguagem. Nota-se que linguística como disciplina não é ofertada pela maioria dos cursos, além de não ser a base na estruturação das disciplinas correlatas. Conclui-se que a dedicação ao estudo linguístico ainda é introdutório, evidenciando a necessidade de estudos que aprofundem essa aproximação com a linguística.: 0
hasIDoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/163
hasRegisterIdhttp://cinfo.idict.cu/index.php/cinfo/article/view/163: 0
hasSource1606-4925
hasTitleA linguística nos cursos de biblioteconomia no Brasil: temas, teóricos e correntes: 0
hasUrlhttps://ojs.edicic.org/revistaedicic/article/view/163
hasUrlhttps://ojs.edicic.org/revistaedicic/article/view/163/126
hasUrlhttps://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/163
hasUrlhttps://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/163/163
hasUrlhttps://publicaciones.iib.unam.mx/index.php/boletin/article/view/163
hasUrlhttps://publicaciones.iib.unam.mx/index.php/boletin/article/view/163/155
prefLabelOai:ojs.pkp.sfu.ca:article/163#00063: 0
hasDOI10.62758/re.v2i2.163
Classe: Article