Parceria entre bibliotecário e educador: uma importante estratégia para o futuro da biblioteca escolar | Infociência, v. 4, n. 1, 2004 | 2004 - Brapci
Infociência, v. 4, n. 1, 2004

Parceria entre bibliotecário e educador: uma importante estratégia para o futuro da biblioteca escolar

Partnership between the librarian and educator: an important strategy for the future of the school library

Resumo: Resultado de pesquisa desenvolvida junto aos cursos de Biblioteconomia e Pedagogia em Santa Catarina. Foram analisados currículos, planos de ensino e suas respectivas bibliografias, a fim de visualizar conexões e pontos em comum entre ambos os cursos. Procedeu-se também levantamentos de dados através de questionário enviado a professores e coordenadores do Curso de Pedagogia buscando conhcer a visão que estes têm a respeito do papel da Biblioteca e do Bibliotecário Escolar. A conexão existe nas disciplinas cujo conteúdo refere-se às questões de leitura e pesquisa escolar. Verificou-se que o tema ´Bibliotec Escolar´ é tratado de forma superficial e implícita nos cursos de Pedagogia e que mesmo no curso de Biblioteconomia não recebe a devida atenção, estando incluído ou em disciplinas optativas ou de habilitação dirigida a um público específico de alunos. Sugere-se a criação de espaços destinados à reflexão teórica e ao aproveitamento das estratégias extensionistas das universidades para uma prática conjunta conectada ao processo formativo de ambos os profissionais.
Palavras-chave: Biblioteca escolare Educação Formação profissional Biblioteconomia Ensino biblioteconômico
Abstract: Result of research developed in graduate courses in library and education in santa catarina. we analyzed the curricula, teaching plans and their bibliographies, to see connections and commonalities between the two courses. there has also survey data through a questionnaire sent to teachers and coordinators of the education course conhco seeking the vision they have about the role of the library and school librarian. the connection exists in disciplines whose content relates to issues of reading and school research. it was found that the theme school library ´is treated in a superficial manner and implied by teaching courses and even in the course of library does not receive due attention, being included or optional subjects or enabling targeting a specific audience of students. we suggest the creation of spaces for theoretical reflection and the use of extension strategies of universities in a joint practice connected to both the training of professionals.
Keywords: Library education Education Vocational training Librarianship
Mots clés:


CORREA, E. C. D.; SOUZA, M. R. Parceria entre bibliotecário e educador: uma importante estratégia para o futuro da biblioteca escolar. Infociência, v. 4, n. 1, 2004.
CORREA ECDC; SOUZA MRS. Parceria entre bibliotecário e educador: uma importante estratégia para o futuro da biblioteca escolar. Infociência. 2004;4(1).
CORREA, E. C. D., & SOUZA, M. R. (2004). Parceria entre bibliotecário e educador: uma importante estratégia para o futuro da biblioteca escolar. Infociência; 4(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2004-01-01: 5523
hasAuthorElisa Cristina Delfini Corrêa: (2092)
hasAuthorMarinilva Rodrigues de Souza: (61514)
hasSectionOfArtigo científico: 435
hasSubjectBiblioteca escolare: 61513
hasSubjectEducação: 234411
hasSubjectFormação profissional: 262078
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectEnsino biblioteconômico: 1171
isPartOfSourceInfociência: 560
hasIssueOfISSUE:JNL:00036-2004-4-1: 61272
hasAbstractResultado de pesquisa desenvolvida junto aos cursos de Biblioteconomia e Pedagogia em Santa Catarina. Foram analisados currículos, planos de ensino e suas respectivas bibliografias, a fim de visualizar conexões e pontos em comum entre ambos os cursos. Procedeu-se também levantamentos de dados através de questionário enviado a professores e coordenadores do Curso de Pedagogia buscando conhcer a visão que estes têm a respeito do papel da Biblioteca e do Bibliotecário Escolar. A conexão existe nas disciplinas cujo conteúdo refere-se às questões de leitura e pesquisa escolar. Verificou-se que o tema ´Bibliotec Escolar´ é tratado de forma superficial e implícita nos cursos de Pedagogia e que mesmo no curso de Biblioteconomia não recebe a devida atenção, estando incluído ou em disciplinas optativas ou de habilitação dirigida a um público específico de alunos. Sugere-se a criação de espaços destinados à reflexão teórica e ao aproveitamento das estratégias extensionistas das universidades para uma prática conjunta conectada ao processo formativo de ambos os profissionais.: 0
hasIDoai:brapci.inf.br:article/4286
hasRegisterIdhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000004286: 0
hasSourceInfociência, v. 4, n. 1, 2004, p. 68-87.: 0
hasTitleParceria entre bibliotecário e educador: uma importante estratégia para o futuro da biblioteca escolar: 0
hasUrlhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/15923: 0
hasUrlPDF:_repositorio/2011/04/pdf_efc6ffefda_0015923.pdf: 0
hasUrlURL:http://www.infociencia.info/: 0
prefLabelOai:brapci.inf.br:article/4286#00036: 0
Classe: Article