Práticas de seleção, aquisição e descarte do livro didático em escolas públicas: um estudo
[Revista ACB; v. 22, n. 1 (2017): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 50-60]
Artigo
Práticas de seleção, aquisição e descarte do livro didático em escolas públicas: um estudo

Resumo: Este artigo discorre sobre o percurso de formação do acervo didático de uma Escola Estadual de Educação Básica, localizada no município da grande Florianópolis (SC). A partir disso, teve por objetivos específicos: conhecer as diretrizes do PNLD e verificar as práticas de seleção, aquisição e descarte adotadas pela instituição escolar quanto ao LD disponibilizado pelo PNLD. Trata-se de um estudo de caráter descritivo com abordagem qualitativa, sendo realizado através de um estudo de caso. Utilizou-se como método a pesquisa documental. Para a coleta de dados utilizou-se a observação somada à entrevista semi-estruturada. Os dados coletados foram tratados e analisados por meio da análise de conteúdo. Este estudo demonstrou que as diretrizes do PNLD são adotadas pela instituição escolar em estudo, porém que nessa instituição escolar a seleção, a aquisição e o descarte dos LD disponibilizados pelo PNLD são diferentes dos parâmetros teóricos do campo da Biblioteconomia.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Biblioteconomia. Gestão de Estoque de Informação. Livro Didático. PNLD. Gestão de Estoque de Informação (GEI).



Como citar
FELDMAN, D.; EGGERT-STEINDEL, G. Práticas de seleção, aquisição e descarte do livro didático em escolas públicas: um estudo. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 22, n. 1, p. 50-60, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/61807. Acesso em: 22 mar. 2023.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorPráticas de seleção, aquisição e descarte do livro didático em escolas públicas: um estudo
FELDMAN, Daniele; EGGERT-STEINDEL, Gisela
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, n. 1, v. 22, p. 50-60, 2017. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1302 (pt-BR) 3
TitlePráticas de seleção, aquisição e descarte do livro didático em escolas públicas: um estudo (pt-BR) 3
AuthorFELDMAN, Daniele (pt-BR) 1
AuthorEGGERT-STEINDEL, Gisela (pt-BR) 1
Access Linkhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1302/pdf (pt-BR) 3
IssueRevista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, n. 1, v. 22, 2017. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2017-04-11 (pt-BR) 1
hasAbstractEste artigo discorre sobre o percurso de formação do acervo didático de uma Escola Estadual de Educação Básica, localizada no município da grande Florianópolis (SC). A partir disso, teve por objetivos específicos: conhecer as diretrizes do PNLD e verificar as práticas de seleção, aquisição e descarte adotadas pela instituição escolar quanto ao LD disponibilizado pelo PNLD. Trata-se de um estudo de caráter descritivo com abordagem qualitativa, sendo realizado através de um estudo de caso. Utilizou-se como método a pesquisa documental. Para a coleta de dados utilizou-se a observação somada à entrevista semi-estruturada. Os dados coletados foram tratados e analisados por meio da análise de conteúdo. Este estudo demonstrou que as diretrizes do PNLD são adotadas pela instituição escolar em estudo, porém que nessa instituição escolar a seleção, a aquisição e o descarte dos LD disponibilizados pelo PNLD são diferentes dos parâmetros teóricos do campo da Biblioteconomia. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/680/2018/09/oai_revistaacb_emnuvens_com_br_article_1302#00046.pdf () 1
hasIdPráticas de seleção, aquisição e descarte do livro didático em escolas públicas: um estudo
FELDMAN, Daniele; EGGERT-STEINDEL, Gisela
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, n. 1, v. 22, p. 50-60, 2017. (Artigo) () 3
hasPageEnd60 (pt-BR) 1
hasPageStart50 (pt-BR) 1
SourceRevista ACB; v. 22, n. 1 (2017): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 50-60 (pt-BR) 3
Source1414-0594 (pt-BR) 3
ThemaCiência da Informação (pt-BR) 1
ThemaBiblioteconomia (pt-BR) 1
ThemaGestão de Estoque de Informação (pt-BR) 1
ThemaLivro Didático (pt-BR) 1
ThemaPNLD (pt-BR) 1
ThemaGestão de Estoque de Informação (GEI) (pt-BR) 1