Resumo: Este artigo discorre sobre o percurso de formação do acervo didático de uma Escola Estadual de Educação Básica, localizada no município da grande Florianópolis (SC). A partir disso, teve por objetivos específicos: conhecer as diretrizes do PNLD e verificar as práticas de seleção, aquisição e descarte adotadas pela instituição escolar quanto ao LD disponibilizado pelo PNLD. Trata-se de um estudo de caráter descritivo com abordagem qualitativa, sendo realizado através de um estudo de caso. Utilizou-se como método a pesquisa documental. Para a coleta de dados utilizou-se a observação somada à entrevista semi-estruturada. Os dados coletados foram tratados e analisados por meio da análise de conteúdo. Este estudo demonstrou que as diretrizes do PNLD são adotadas pela instituição escolar em estudo, porém que nessa instituição escolar a seleção, a aquisição e o descarte dos LD disponibilizados pelo PNLD são diferentes dos parâmetros teóricos do campo da Biblioteconomia.
Palavras-chave: Ciência da Informação. Biblioteconomia. Gestão de Estoque de Informação. Livro Didático. PNLD. Gestão de Estoque de Informação (GEI).
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Descriptor | Práticas de seleção, aquisição e descarte do livro didático em escolas públicas: um estudo FELDMAN, Daniele; EGGERT-STEINDEL, Gisela Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, n. 1, v. 22, p. 50-60, 2017. (Artigo) (pt-BR) 3 |
Identificador | https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1302 (pt-BR) 3 |
Title | Práticas de seleção, aquisição e descarte do livro didático em escolas públicas: um estudo (pt-BR) 3 |
Author | FELDMAN, Daniele (pt-BR) 1 |
Author | EGGERT-STEINDEL, Gisela (pt-BR) 1 |
Access Link | https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1302/pdf (pt-BR) 3 |
Issue | Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, n. 1, v. 22, 2017. (pt-BR) 2 |
Nome da Pulicação | Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina (pt-BR) 1 |
Sessão | Artigo (pt-BR) 1 |
Disponibilizado | 2017-04-11 (pt-BR) 1 |
hasAbstract | Este artigo discorre sobre o percurso de formação do acervo didático de uma Escola Estadual de Educação Básica, localizada no município da grande Florianópolis (SC). A partir disso, teve por objetivos específicos: conhecer as diretrizes do PNLD e verificar as práticas de seleção, aquisição e descarte adotadas pela instituição escolar quanto ao LD disponibilizado pelo PNLD. Trata-se de um estudo de caráter descritivo com abordagem qualitativa, sendo realizado através de um estudo de caso. Utilizou-se como método a pesquisa documental. Para a coleta de dados utilizou-se a observação somada à entrevista semi-estruturada. Os dados coletados foram tratados e analisados por meio da análise de conteúdo. Este estudo demonstrou que as diretrizes do PNLD são adotadas pela instituição escolar em estudo, porém que nessa instituição escolar a seleção, a aquisição e o descarte dos LD disponibilizados pelo PNLD são diferentes dos parâmetros teóricos do campo da Biblioteconomia. (pt-BR) 3 |
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hasId | Práticas de seleção, aquisição e descarte do livro didático em escolas públicas: um estudo FELDMAN, Daniele; EGGERT-STEINDEL, Gisela Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, n. 1, v. 22, p. 50-60, 2017. (Artigo) () 3 |
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Source | Revista ACB; v. 22, n. 1 (2017): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 50-60 (pt-BR) 3 |
Source | 1414-0594 (pt-BR) 3 |
Thema | Ciência da Informação (pt-BR) 1 |
Thema | Biblioteconomia (pt-BR) 1 |
Thema | Gestão de Estoque de Informação (pt-BR) 1 |
Thema | Livro Didático (pt-BR) 1 |
Thema | PNLD (pt-BR) 1 |
Thema | Gestão de Estoque de Informação (GEI) (pt-BR) 1 |