Visibilidade comunicativa na internet: uma análise da fan page de marcelo freixo | Comunicação & Informação, v. 20, n. 3, 2017 | 2017 - Brapci
Comunicação & Informação, v. 20, n. 3, 2017

Visibilidade comunicativa na internet: uma análise da fan page de marcelo freixo

Resumo: A partir da interface entre Comunicação e Política, o artigo aborda como a perspectiva da visibilidade é materializada na fan page do político Marcelo Freixo, levando em consideração os temas e a periodicidade com que são trabalhadas cada postagem. Para essa finalidade, o estudo é de abordagem quanti-qualitativa e utiliza para coleta de dados as pesquisas bibliográfica e documental no ambiente da Internet. No que concerne aos resultados, o agente político e sua assessoria realizam, em média, quatro publicações diárias na página oficial, agrupadas em cinco temáticas: promoção de ideias e projetos; ataques e respostas a adversários; divulgação de eventos; mobilização, engajamento e apoio; mensagens alheias à política. Nelas, verifica-se a tentativa de engajar e mobilizar os eleitores para que abracem as causas e ideias do político, aproveitando a projeção e manutenção da visibilidade conquistadas nas eleições também fora do período eleitoral.
Palavras-chave: Comunicação Mídia Cidadania e cultura Rede social online Visibilidade Comunicação política
Keywords: Media
Mots clés:


GRIJO, W. P.; VIEIRA, I. G. S. Visibilidade comunicativa na internet: uma análise da fan page de marcelo freixo. Comunicação & Informação, v. 20, n. 3, 2017.
GRIJO WPG; VIEIRA IGSV. Visibilidade comunicativa na internet: uma análise da fan page de marcelo freixo. Comunicação & informação. 2017;20(3).
GRIJO, W. P., & VIEIRA, I. G. S. (2017). Visibilidade comunicativa na internet: uma análise da fan page de marcelo freixo. Comunicação & informação; 20(3).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2017-12-31: 31613
hasAuthorWesley Pereira Grijó: (62402)
hasAuthorÍcaro gracian da silva vieira: (62403)
hasFileStorage_repository/459/2018/09/oai_ojs_www_revistas_ufg_br_article_42523#00028.pdf: (78946)
hasPageEnd83: 1987
hasPageStart64: 1533
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectComunicação: 262112
hasSubjectMídia: 235740
hasSubjectCidadania e cultura: 60663
hasSubjectRede social online: 184593
hasSubjectVisibilidade: 317683
hasSubjectComunicação política: 235968
isPartOfSourceComunicação & Informação: 459
hasIssueOfISSUE:JNL:00028-2017-20-3: 62400
hasAbstractA partir da interface entre Comunicação e Política, o artigo aborda como a perspectiva da visibilidade é materializada na fan page do político Marcelo Freixo, levando em consideração os temas e a periodicidade com que são trabalhadas cada postagem. Para essa finalidade, o estudo é de abordagem quanti-qualitativa e utiliza para coleta de dados as pesquisas bibliográfica e documental no ambiente da Internet. No que concerne aos resultados, o agente político e sua assessoria realizam, em média, quatro publicações diárias na página oficial, agrupadas em cinco temáticas: promoção de ideias e projetos; ataques e respostas a adversários; divulgação de eventos; mobilização, engajamento e apoio; mensagens alheias à política. Nelas, verifica-se a tentativa de engajar e mobilizar os eleitores para que abracem as causas e ideias do político, aproveitando a projeção e manutenção da visibilidade conquistadas nas eleições também fora do período eleitoral.: 0
hasIDoai:ojs.www.revistas.ufg.br:article/42523
hasRegisterIdhttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/42523: 0
hasRegisterId10.5216/ci.v20i3.42523: 0
hasSource2317-675X
hasSource1415-5842
hasTitleVisibilidade comunicativa na internet: uma análise da fan page de marcelo freixo: 0
hasUrlhttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/42523/24940: 0
prefLabelOai:ojs.www.revistas.ufg.br:article/42523#00028: 0
Classe: Article