A interação entre o bibliotecário e o leitor-ouvinte na contação de histórias
[Informação@Profissões; v. 3, n. 1-2 (2014); 213-226]
Comunicação
A interação entre o bibliotecário e o leitor-ouvinte na contação de histórias

Resumo: Introdução: Este artigo é resultado de um trabalho de pesquisa bibliográfica, em que a Contação de histórias em biblioteca escolar é destacada como uma atividade cultural e pedagógica possível de ser desenvolvida no cotidiano da Biblioteca Escolar. Objetivo: Fomentar reflexões a respeito das ações que envolvem a leitura no espaço da biblioteca escolar, em especial, das narrativas de histórias realizadas pelos bibliotecários.Metodologia: Método bibliográfico, tendo como base a literatura publicada em língua portuguesa.Resultados: É de fundamental importância que os acadêmicos de Biblioteconomia e os bibliotecários participem de discussões acerca de práticas orais como forma de interação e acolhimento dos pequenos leitores no espaço da biblioteca.Conclusões: Ainda há pouco envolvimento dos bibliotecários com as mais diversas narrativas, provavelmente porque a rotina de trabalho nas bibliotecas escolares ainda exige uma atuação maior desse profissional nos serviços administrativos e técnicos, ficando nas mãos dos professores a disseminação da literatura.

Palavras-chave: Bibliotecário. Contação de História. BIBLIOTECA ESCOLAR.



Como citar
BORTOLIN, S.; BURGHI, V. J. A interação entre o bibliotecário e o leitor-ouvinte na contação de histórias. Informação@Profissões, v. 3, n. 1-2, p. 213-226, 2014. DOI: 10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p213 Acesso em: 17 out. 2021.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorA interação entre o bibliotecário e o leitor-ouvinte na contação de histórias
BORTOLIN, Sueli; BURGHI, Vera Jussara
Informação@Profissões, n. 1-2, v. 3, p. 213-226, 2014. (Comunicação) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/21059 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p213 (pt-BR) 3
TitleA interação entre o bibliotecário e o leitor-ouvinte na contação de histórias (pt-BR) 3
AuthorBORTOLIN, Sueli (pt-BR) 1
AuthorBURGHI, Vera Jussara (pt-BR) 1
Access Linkhttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/21059/pdf_25 (pt-BR) 3
IssueInformação@Profissões, n. 1-2, v. 3, 2014. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoInformação@Profissões (pt-BR) 1
SessãoComunicação (pt-BR) 1
Disponibilizado2015-02-28 (pt-BR) 1
hasAbstractIntrodução: Este artigo é resultado de um trabalho de pesquisa bibliográfica, em que a Contação de histórias em biblioteca escolar é destacada como uma atividade cultural e pedagógica possível de ser desenvolvida no cotidiano da Biblioteca Escolar. Objetivo: Fomentar reflexões a respeito das ações que envolvem a leitura no espaço da biblioteca escolar, em especial, das narrativas de histórias realizadas pelos bibliotecários.Metodologia: Método bibliográfico, tendo como base a literatura publicada em língua portuguesa.Resultados: É de fundamental importância que os acadêmicos de Biblioteconomia e os bibliotecários participem de discussões acerca de práticas orais como forma de interação e acolhimento dos pequenos leitores no espaço da biblioteca.Conclusões: Ainda há pouco envolvimento dos bibliotecários com as mais diversas narrativas, provavelmente porque a rotina de trabalho nas bibliotecas escolares ainda exige uma atuação maior desse profissional nos serviços administrativos e técnicos, ficando nas mãos dos professores a disseminação da literatura. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/404/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_21059#00024.pdf () 1
hasIdA interação entre o bibliotecário e o leitor-ouvinte na contação de histórias
BORTOLIN, Sueli; BURGHI, Vera Jussara
Informação@Profissões, n. 1-2, v. 3, p. 213-226, 2014. (Comunicação) () 3
hasPageEnd226 (pt-BR) 1
hasPageStart213 (pt-BR) 1
SourceInformação@Profissões; v. 3, n. 1-2 (2014); 213-226 (pt-BR) 3
Source2317-4390 () 3
ThemaBibliotecário (pt-BR) 1
ThemaContação de História (pt-BR) 1
ThemaBIBLIOTECA ESCOLAR (pt-BR) 1