Retóricas de uma fé racional: superação e desejo na religião do consumo | Comunicação & Informação, v. 19, n. 1, 2016 | 2016 - Brapci
Comunicação & Informação, v. 19, n. 1, 2016

Retóricas de uma fé racional: superação e desejo na religião do consumo

Resumo: Este trabalho parte da perspectiva de instauração de duas retóricas (da “superação” e do “desejo”) como alicerce estrutural do que chamamos aqui de Religião do Consumo. A primeira tem expressão no discurso de conquista da IURD, materializado principalmente na posse de bens materiais. Esta, por sua vez, é a representação máxima da felicidade, prova da ação de Deus sobre a vida do fiel. A segunda, concebida como “do desejo”, se constrói discursivamente em processos que visam a sua própria moralização: “a moralização do desejo”, praticamente transformando-o numa “obrigação moral”. Por fim, tais perspectivas ancoram a emergência de uma fé racional, cujos pilares se encontram numa teologia de resultados, conhecida como Teologia da Prosperidade.
Palavras-chave: Comunicação Religião Religião do consumo Retórica da superação Retórica do desejo Igreja universal do reino de deus
Keywords:
Palabras clave: Consumo
Mots clés:


BRONSZTEIN, K. P.; FALCAO, C. C.; RODRIGUES, E. G. Retóricas de uma fé racional: superação e desejo na religião do consumo. Comunicação & Informação, v. 19, n. 1, 2016.
BRONSZTEIN KPB; FALCAO CCF; RODRIGUES EGR. Retóricas de uma fé racional: superação e desejo na religião do consumo. Comunicação & informação. 2016;19(1).
BRONSZTEIN, K. P., FALCAO, C. C., & RODRIGUES, E. G. (2016). Retóricas de uma fé racional: superação e desejo na religião do consumo. Comunicação & informação; 19(1).
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hasAbstractEste trabalho parte da perspectiva de instauração de duas retóricas (da “superação” e do “desejo”) como alicerce estrutural do que chamamos aqui de Religião do Consumo. A primeira tem expressão no discurso de conquista da IURD, materializado principalmente na posse de bens materiais. Esta, por sua vez, é a representação máxima da felicidade, prova da ação de Deus sobre a vida do fiel. A segunda, concebida como “do desejo”, se constrói discursivamente em processos que visam a sua própria moralização: “a moralização do desejo”, praticamente transformando-o numa “obrigação moral”. Por fim, tais perspectivas ancoram a emergência de uma fé racional, cujos pilares se encontram numa teologia de resultados, conhecida como Teologia da Prosperidade.: 0
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