Acessibilidade em ambientes educacionais: para além das guidelines | Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, v. 2, n. 2, 2001 | 2001 - Brapci
Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, v. 2, n. 2, 2001

Acessibilidade em ambientes educacionais: para além das guidelines

Accessibility in educational environment: forbeyond the guidelines

Resumo: O acesso à tecnologia não pode ser confundido com o acesso ao conhecimento mediado pela tecnologia. Este trabalho amplia o conceito de acessibilidade, ao propor que se rompam barreiras entre pessoas e computadores de modo que o sujeito passe a ser parte integrante do ambiente de construção do conhecimento. Portanto, argumentamos que é preciso avançar no entendimento da acessibilidade, possibilitando a imersão do sujeito no ambiente educacional mediado pela tecnologia.
Palavras-chave: Interação humano-computador Processo de ensino-aprendizagem Acessibilidade Design participativo Ensino
Abstract: The access to the technology cannot be confused with the access tothe knowledge mediated by the technology. This work enlarges the accessibilityconcept, when proposing to break up barriers between people and computers so thatthe subject become integral part of the environment of knowledge construction.Therefore,we argued that it is necessary to move forward in the understanding ofthe accessibility, making possible the subject´s immersion in the educationalenvironment mediated by the technology.
Keywords: Human-computer interaction Teaching Learning processes Participative design Accessibility
Mots clés:


BARANAUSKAS, M. C. C.; MANTOAN, M. T. E. Acessibilidade em ambientes educacionais: para além das guidelines. Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, v. 2, n. 2, 2001.
BARANAUSKAS MCCB; MANTOAN MTEM. Acessibilidade em ambientes educacionais: para além das guidelines. Revista online da biblioteca prof. joel martins. 2001;2(2).
BARANAUSKAS, M. C. C., & MANTOAN, M. T. E. (2001). Acessibilidade em ambientes educacionais: para além das guidelines. Revista online da biblioteca prof. joel martins; 2(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2001-01-01: 4729
hasAuthorMaria Cecilia Calani Baranauskas: (63317)
hasAuthorMaria Teresa Eglér Mantoan: (63318)
hasFileStorage_repository/00/06/33/13/work_00063313#00000.pdf: (79220)
hasSectionOfArtigo científico: 435
hasSubjectInteração humano-computador: 282828
hasSubjectProcesso de ensino-aprendizagem: 15868
hasSubjectAcessibilidade: 247610
hasSubjectDesign participativo: 63316
hasSubjectEnsino: 201005
isPartOfSourceRevista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins: 568
hasIssueOfISSUE:JNL:00037-2001-2-2: 63262
hasAbstractO acesso à tecnologia não pode ser confundido com o acesso ao conhecimento mediado pela tecnologia. Este trabalho amplia o conceito de acessibilidade, ao propor que se rompam barreiras entre pessoas e computadores de modo que o sujeito passe a ser parte integrante do ambiente de construção do conhecimento. Portanto, argumentamos que é preciso avançar no entendimento da acessibilidade, possibilitando a imersão do sujeito no ambiente educacional mediado pela tecnologia.: 0
hasIDoai:brapci.inf.br:article/3080
hasRegisterIdhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000003080: 0
hasSourceRevista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, v. 2, n. 2, 2001, p. 13-23.: 0
hasTitleAcessibilidade em ambientes educacionais: para além das guidelines: 0
hasUrlhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/12732: 0
hasUrlPDF:_repositorio/2010/11/pdf_dc9be261fe_0012732.pdf: 0
prefLabelOai:brapci.inf.br:article/3080#00037: 0
Classe: Article