As implicações da educação física no âmbito escolar | Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, v. 2, n. 2, 2001 | 2001 - Brapci
Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, v. 2, n. 2, 2001

As implicações da educação física no âmbito escolar

The implications of physical education inschool

Resumo: Este artigo retrata a historicidade do componente curricular Educação Física, bem como reconhece a posição de inferioridade e marginalidade desse componente frente à hierarquia dos saberes escolares. Discute ainda a questão da formação dos/as futuros/as profissionais da educação desta área do conhecimento que, além de precária, acaba por contribuir para com a perpetuação do status quo. Analisa a Educação Física frente aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), que por sua vez, são fruto do MEC (Ministério da Educação e do Desporto) com base na Nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira). Por fim, busca realçar alternativas viáveis para a conscientização dos futuros profissionais, a fim de extinguir o viés da hierarquia dos saberes que prima pela valorização de determinados componentes em detrimento de outros.
Palavras-chave: Educação Educacao fisica Formação de professore
Abstract: This paper portraies the historical context of the curricular componentPhysical Education, as well it recognizes the position of inferiority and marginality of thiscomponent in the school´s hierarchy of knowing. It also discusses the formation of futureeducation professionals from this area of the knowledge which, beyond precarious, evencontributes to perpetuate the status quo. This paper analyses the Physical Education in theschool context and it is based on the PCNs, a product of MEC and the new LDB. At lastit searches to enhance viable alternatives for the conscientization of future educationprofessionals, in order to suppress the bias of the school´s hierarchy of the knowledge,order which valorizes a specific component in detriment to another.
Keywords: Education Physical education Teachers education
Palabras clave:
Mots clés:


PERES, G. As implicações da educação física no âmbito escolar. Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, v. 2, n. 2, 2001.
PERES GP. As implicações da educação física no âmbito escolar. Revista online da biblioteca prof. joel martins. 2001;2(2).
PERES, G. (2001). As implicações da educação física no âmbito escolar. Revista online da biblioteca prof. joel martins; 2(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2001-01-01: 4729
hasAuthorGiani Peres: (63976)
hasFileStorage_repository/00/06/39/73/work_00063973#00000.pdf: (79419)
hasSectionOfTrabalho de conclusão de curso: 82
hasSubjectEducação: 234411
hasSubjectEducacao fisica: 8457
hasSubjectFormação de professore: 2014
isPartOfSourceRevista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins: 568
hasIssueOfISSUE:JNL:00037-2001-2-2: 63262
hasAbstractEste artigo retrata a historicidade do componente curricular Educação Física, bem como reconhece a posição de inferioridade e marginalidade desse componente frente à hierarquia dos saberes escolares. Discute ainda a questão da formação dos/as futuros/as profissionais da educação desta área do conhecimento que, além de precária, acaba por contribuir para com a perpetuação do status quo. Analisa a Educação Física frente aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), que por sua vez, são fruto do MEC (Ministério da Educação e do Desporto) com base na Nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira). Por fim, busca realçar alternativas viáveis para a conscientização dos futuros profissionais, a fim de extinguir o viés da hierarquia dos saberes que prima pela valorização de determinados componentes em detrimento de outros.: 0
hasIDoai:brapci.inf.br:article/3538
hasRegisterIdhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000003538: 0
hasSourceRevista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, v. 2, n. 2, 2001, p. 231-243.: 0
hasTitleAs implicações da educação física no âmbito escolar: 0
hasUrlhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/12737: 0
hasUrlPDF:_repositorio/2010/11/pdf_2528bd068e_0012737.pdf: 0
prefLabelOai:brapci.inf.br:article/3538#00037: 0
Classe: Article