O valor simbólico da sustentabilidade e as formas de sua apropriação pelas empresas: o exemplo das marcas prius, natura e patagonia | Comunicação & Informação, v. 18, n. 1, 2015 | 2015 - Brapci
Comunicação & Informação, v. 18, n. 1, 2015

O valor simbólico da sustentabilidade e as formas de sua apropriação pelas empresas: o exemplo das marcas prius, natura e patagonia

The symbolic value of sustainability and ways of its appropriation by the companies: the example of the brands prius, natura and patagonia

El valor simbólico de la sustentabilidad y las formas de su apropiación por parte de las empresas: el ejemplo de las marcas prius, natura y patagonia

Resumo: A sustentabilidade é um tema de importância crescente em nossa sociedade e nas organizações. A simbologia positiva que ela desperta gera interesse de empresas dos mais variados perfis que a incorporam em seus discursos e ações com diferentes abordagens. A proposta desse artigo é discutir a construção da simbologia da sustentabilidade e a sua utilização como argumento de vendas por empresas de bens de consumo. Para isso, foi realizado um debate teórico e exemplos de apropriações do conceito pelas marcas Toyota Prius, Natura e Patogonia, que possuem diferentes perspectivas para a utilização do conceito de sustentabilidade. Como um valor ainda em evolução, conclui-se que há dois paradigmas que precisam ser quebrados para a adoção da sustentabilidade: o paradigma simbólico, em que a redução do consumo passe a ser vista simbolicamente como positiva, e o paradigma econômico, no qual a redução dos volumes vendidos pelas empresas possa ser uma possibilidade.
Palavras-chave: Comunicação Mídia Cidadania e cultura Sustentabilidade Meios de comunicação de massa
Abstract: Sustainability is an increasingly important issue in our society and organizations. The positive symbolism that it awakens generates interest from companies with many different profiles that incorporates sustainability in their speeches and actions with different approaches. The purpose of this article is to discuss the construction of the symbolism of sustainability and its use as a product claim for consumer goods companies. For this, we used a theoretical discussion and examples of appropriation of the concept by the marks Toyota Prius, Natura and Patogonia, which have different perspectives for the use of the concept of sustainability. As a value still evolving, we conclude that there are two paradigms that need to be broken for the adoption of sustainability: the symbolic paradigm, in which the reduction of consumption starts to be seen as symbolically positive, and the economic paradigm, in which the reduction of volumes sold by the companies needs to be a possibility.
Keywords: Communication Media Citizenship and culture Sustainability Consumption Prius Natura Patogonia Massmedia
Resumen: La sustentabilidad es un tema cada vez más importante en nuestra sociedad y las organizaciones. El simbolismo positivo que genera despierta el interés de muchas empresas de diferentes perfiles que incorporan en sus discursos y acciones con diferentes enfoques. El propósito de este artículo es discutir la construcción de la simbología de la sustentabilidad y su uso como benefio de producto para las empresas de bienes de consumo. Para ello, se utilizó una discusión teórica y ejemplos de apropiación del concepto por el Toyota Prius, Natura y Patogonia, que tienen diferentes perspectivas para el uso del concepto de sustentabilidad. Como un valor aún en evolución, llegamos a la conclusión de que hay dos paradigmas que necesitan ser roto por la adopción de la sustentabilidad: el paradigma simbólico, en el que la reducción de pase consumo para ser visto simbólicamente como positivo, y el paradigma económico, en el que la reducción de la volúmenes vendidos por las empresas pueden ser una posibilidad.
Palabras clave: Comunicación Medios de comunicación Ciudadanía y cultura Sustentabilidad Consumo
Mots clés:


ARAUJO, V. S.; FARIAS, L. A.; BEDENDO, M. H. O valor simbólico da sustentabilidade e as formas de sua apropriação pelas empresas: o exemplo das marcas prius, natura e patagonia. Comunicação & Informação, v. 18, n. 1, 2015.
ARAUJO VSA; FARIAS LAF; BEDENDO MHB. O valor simbólico da sustentabilidade e as formas de sua apropriação pelas empresas: o exemplo das marcas prius, natura e patagonia. Comunicação & informação. 2015;18(1).
ARAUJO, V. S., FARIAS, L. A., & BEDENDO, M. H. (2015). O valor simbólico da sustentabilidade e as formas de sua apropriação pelas empresas: o exemplo das marcas prius, natura e patagonia. Comunicação & informação; 18(1).
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