É só sucesso! o rádio e o consumidor de baixa renda | Comunicação & Informação, v. 16, n. 1, 2013 | 2013 - Brapci
Comunicação & Informação, v. 16, n. 1, 2013

É só sucesso! o rádio e o consumidor de baixa renda

Just hit! the radio and low-income consumers

¡es sólo éxito! el radio y el consumidor de bajos ingresos

Resumo: Este artigo tem como objetivo principal analisar o consumo mediático de rádio através do resultado de pesquisa empírica longitudinal conduzida em São Paulo, Capital, junto a indivíduos da baixa renda (selecionados segundo o critério Brasil de classificação socioeconômica) em duas fases (2006, a amostra de 449 respondentes e 2011, amostra de 420 respondentes). As principais justificativas se referem à participação da renda baixa estimada em 78% do total da população brasileira (CETELEM BGN, 2011) como também ao fato de que o rádio está presente em 100% dos domicílios permanentes de São Paulo (IBGE, 2011). O tema se situa conceitualmente na sociedade de consumo tendo com base o hibridismo de culturas influenciadas pela comunicação de massa (CANCLINI, 2008). O artigo se inicia com breve revisão da literatura, seguida pela análise dos principais resultados. Os resultados indicam que o rádio é a segunda principal mídia para esta população (82% em 2006, e 77% em 2011), só perdendo para a TV, além de ser considerado um bom companheiro contra a solidão e excelente fonte de informação, dispensando até a leitura de jornais.
Palavras-chave: Comunicação Consumo midiático de radio Comportamento do consumidor da baixa renda
Abstract: This article aims at analyzing the media consumption of radio through the longitudinal results of empirical research conducted in sao paulo, capital, with low-income population (selected by brazil socioeconomic criterion of classification) in two phases (in 2006 with a sample of 449 respondents and in 2011 with a sample of 420 respondents). the main reasons that justify this article are related to the participation of low-income population estimated at 78% of the total brazilian population (bgn cetelem, 2011) and also to the fact that radio is present in 100% of permanent households in sao paulo (ibge, 2011). the theme is conceptually based on the influences of mass media on the consumer society (canclini, 2008). the article begins with a brief review of the literature, followed by the analysis of the main results of the empirical research. the results indicate that the radio is the second leading media for this population (82% in 2006 and 77% in 2011), second only to tv. radio is a good companion against loneliness and an excellent source of information.
Keywords: Media consumption of radio Low income consumer behavior Communication
Palabras clave:
Mots clés:


BACHA, M. L.; FIGUEIREDO NETO, C. É só sucesso! o rádio e o consumidor de baixa renda. Comunicação & Informação, v. 16, n. 1, 2013.
BACHA MLB; FIGUEIREDO NETO CF. É só sucesso! o rádio e o consumidor de baixa renda. Comunicação & informação. 2013;16(1).
BACHA, M. L., & FIGUEIREDO NETO, C. (2013). É só sucesso! o rádio e o consumidor de baixa renda. Comunicação & informação; 16(1).
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