The Documentary Reading in the perspective of its variables: reader-text-context
[DataGramaZero, v. 5, n. 4, 2004, p. A01.]
Artigo Científico
A Leitura Documentária na perspectiva de suas variáveis: leitor-texto-contexto

The Documentary Reading in the perspective of its variables: reader-text-context

Resumo: A leitura é o processo que permite a análise de assunto de textos, causando influência no resultado da indexação. O estudo da leitura por meio da interação de suas variáveis - o texto, o leitor e o contexto – visa compreender as dificuldades de análise de assunto de textos e reunir subsídios para a elaboração de orientação à formação do indexador em leitura documentária que contribua para o aprimoramento da capacidade de leitura do indexador. O estudo desenvolveu-se mediante revisão de literatura, entrevistas com indexadores e diagnóstico de sistemas de informação brasileiros. Na variável texto o conhecimento prévio da estrutura textual permite ao indexador identificar o conteúdo informacional; na variável leitor, a análise de sua atuação profissional revela que apesar de experiência em indexação possui dificuldades na identificação de conceitos, momento em que interage com o texto por meio da leitura e a análise de sua formação profissional indica que foi preparado para uma análise de assuntos orientada pelo uso de linguagens documentária; na variável contexto, o conhecimento da situação comunicativa e de suas regras permitiu o conhecimento do contexto de trabalho desenvolvido por indexadores em sistemas de informação: os objetivos da indexação, a política de indexação, as regras e procedimentos do manual de indexação, a linguagem documentária e os interesses de busca do usuário.

Palavras-chave: Leitura Documentária. Indexador. Indexação. Texto Científico. Leitor Profissional.



Abstract: Reading is the process that permits the analysis of the texts’subjects, influencing the indexing result. The reading study by the interaction of its variables – text, reader and context – aims to comprehend the difficulties of subject analysis of texts and to put together subsidies to the elaboration of orientation to indexer’s education in documentary reading that contributes to the improving of the indexer’s reading capacity. The study was developed by literature review, interviews with indexers and diagnosis of Brazilian information systems. In the variable text, the previous knowledge of the textual structure permits to the indexer to identify the informational context; in the variable reader, the analysis of his professional performance reveals that, in spite of his experience in indexing, he has difficulties identifying concepts, moment that he interacts with the text reading and the analysis of his professional education indicates that he was prepared to a subject analysis oriented by the use of documentary language; in the variable context, the knowledge of the communicative situation and its rules permit the knowledge of the work context developed by indexers in information systems: the aims of indexing, the policy of indexing, the rules and proceeding of indexing manual, the documentary language and the interests of the user’s search.

Keywords: Documentary Reading. Indexer. Indexing. Textual Structure. Professional Reader.



Como citar
FUJITA, M. S. L. A leitura documentária na perspectiva de suas variáveis: leitor-texto-contexto. DataGramaZero, v. 5, n. 4, 2004. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/6568. Acesso em: 30 jul. 2021.

Compartilhe
Plum X Metrics
Refs
26
NLP

Referências

proprietyvalue
DescriptorA Leitura Documentária na perspectiva de suas variáveis: leitor-texto-contexto
FUJITA, Mariângela Spotti Lopes
DataGramaZero, n. 4, v. 5, 2004. (Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000007547 (pt-BR) 3
TitleA Leitura Documentária na perspectiva de suas variáveis: leitor-texto-contexto (pt-BR) 3
TitleThe Documentary Reading in the perspective of its variables: reader-text-context (en) 3
AuthorFUJITA, Mariângela Spotti Lopes (pt-BR) 1
Access Linkhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/7646 (pt-BR) 3
Access LinkPDF:_repositorio/2010/01/pdf_af744c7a63_0007646.pdf (pt-BR) 3
Access LinkURL:http://dgz.org.br/ago04/Art_01.htm (pt-BR) 3
IssueDataGramaZero, n. 4, v. 5, 2004. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoDataGramaZero (pt-BR) 1
SessãoArtigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2004-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractA leitura é o processo que permite a análise de assunto de textos, causando influência no resultado da indexação. O estudo da leitura por meio da interação de suas variáveis - o texto, o leitor e o contexto – visa compreender as dificuldades de análise de assunto de textos e reunir subsídios para a elaboração de orientação à formação do indexador em leitura documentária que contribua para o aprimoramento da capacidade de leitura do indexador. O estudo desenvolveu-se mediante revisão de literatura, entrevistas com indexadores e diagnóstico de sistemas de informação brasileiros. Na variável texto o conhecimento prévio da estrutura textual permite ao indexador identificar o conteúdo informacional; na variável leitor, a análise de sua atuação profissional revela que apesar de experiência em indexação possui dificuldades na identificação de conceitos, momento em que interage com o texto por meio da leitura e a análise de sua formação profissional indica que foi preparado para uma análise de assuntos orientada pelo uso de linguagens documentária; na variável contexto, o conhecimento da situação comunicativa e de suas regras permitiu o conhecimento do contexto de trabalho desenvolvido por indexadores em sistemas de informação: os objetivos da indexação, a política de indexação, as regras e procedimentos do manual de indexação, a linguagem documentária e os interesses de busca do usuário. (pt-BR) 3
hasAbstractReading is the process that permits the analysis of the texts’subjects, influencing the indexing result. The reading study by the interaction of its variables – text, reader and context – aims to comprehend the difficulties of subject analysis of texts and to put together subsidies to the elaboration of orientation to indexer’s education in documentary reading that contributes to the improving of the indexer’s reading capacity. The study was developed by literature review, interviews with indexers and diagnosis of Brazilian information systems. In the variable text, the previous knowledge of the textual structure permits to the indexer to identify the informational context; in the variable reader, the analysis of his professional performance reveals that, in spite of his experience in indexing, he has difficulties identifying concepts, moment that he interacts with the text reading and the analysis of his professional education indicates that he was prepared to a subject analysis oriented by the use of documentary language; in the variable context, the knowledge of the communicative situation and its rules permit the knowledge of the work context developed by indexers in information systems: the aims of indexing, the policy of indexing, the rules and proceeding of indexing manual, the documentary language and the interests of the user’s search. (en) 3
hasFileStorage_repository/434/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_7547#00026.pdf () 1
hasIdA Leitura Documentária na perspectiva de suas variáveis: leitor-texto-contexto
FUJITA, Mariângela Spotti Lopes
DataGramaZero, n. 4, v. 5, 2004. (Artigo Científico) () 3
SourceDataGramaZero, v. 5, n. 4, 2004, p. A01. (pt-BR) 3
ThemaLeitura Documentária (pt-BR) 1
ThemaIndexador (pt-BR) 1
ThemaIndexação (pt-BR) 1
ThemaTexto Científico (pt-BR) 1
ThemaLeitor Profissional (pt-BR) 1
ThemaDocumentary Reading (en) 1
ThemaIndexer (en) 1
ThemaIndexing (en) 1
ThemaTextual Structure (en) 1
ThemaProfessional Reader (en) 1