Formação do jornalista e leitura crítica de jornal | Comunicação & Informação, v. 3, n. 1, 2000 | 2000 - Brapci
Comunicação & Informação, v. 3, n. 1, 2000

Formação do jornalista e leitura crítica de jornal

Journalist training and newspaper critical reading

Formación del periodista y lectura crítica del periódico

Resumo: Leitura de jornal feita por alunos formandos do curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, da Universidade Federal de Goiás(UFG), com base nas categorias comunicação, informação, leitura crítica e indústria cultural. Estas categorias foram estudadas no contexto comunicacional, tendo como pressuposto que educar é um ato comunicativo. A pesquisa discute o potencial educativo do jornal na formação do futuro jornalista, tendo em vista que este potencial possibilita a percepção das contradições existentes na produção das mídias e, consequentemente, na sociedade. Os recentes estudos sobre a recepção também apontam para uma nova realidade em que o receptor não é mais visto como incapaz de reagir às mensagens recebidas. Modelos e propostas de uma educação para os meios demonstram que é possível ensinar crianças, jovens e adultos a ler criticamente os meios de comunicação.
Palavras-chave: Comunicação Educação Formação do jornalista Leitura crítica
Abstract: This research aims to analyse the reading of newspapers performed by students of Social Communication, graduating in Journalism from Federal University of Goiás (UFG), based on the folio wing categories: communication, information, criticism and cultural industry. These categories were studied in a communicative context, considering that teaching is a communicative act. This research discusses the educational potencial of newspaper in the formation of the future journalist, considering that this potencial allows the perception of the contradictions which exist in the production of the media and, consequently, in society. Recent studies about reception also show a new reality in which the reader is no more considered unable to react against the messages received. Models and proposals of a new education to the means prove that is possible to teach children, youths and adults to critically read the mass media.
Keywords: Communication Education Formation of the journalist Criticai reading
Palabras clave:
Mots clés:


PEREIRA, S. C. S. Formação do jornalista e leitura crítica de jornal. Comunicação & Informação, v. 3, n. 1, 2000.
PEREIRA SCSP. Formação do jornalista e leitura crítica de jornal. Comunicação & informação. 2000;3(1).
PEREIRA, S. C. S. (2000). Formação do jornalista e leitura crítica de jornal. Comunicação & informação; 3(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2013-02-28: 61497
hasAuthorSilvana Coleta Santos Pereira: (66419)
hasFileStorage_repository/00/06/64/13/work_00066413#00000.pdf: (80479)
hasPageEnd39: 1037
hasPageStart27: 1213
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectComunicação: 262112
hasSubjectEducação: 234411
hasSubjectFormação do jornalista: 66416
hasSubjectLeitura crítica: 315504
isPartOfSourceComunicação & Informação: 459
hasIssueOfISSUE:JNL:00028-2000-3-1: 62760
hasAbstractLeitura de jornal feita por alunos formandos do curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, da Universidade Federal de Goiás(UFG), com base nas categorias comunicação, informação, leitura crítica e indústria cultural. Estas categorias foram estudadas no contexto comunicacional, tendo como pressuposto que educar é um ato comunicativo. A pesquisa discute o potencial educativo do jornal na formação do futuro jornalista, tendo em vista que este potencial possibilita a percepção das contradições existentes na produção das mídias e, consequentemente, na sociedade. Os recentes estudos sobre a recepção também apontam para uma nova realidade em que o receptor não é mais visto como incapaz de reagir às mensagens recebidas. Modelos e propostas de uma educação para os meios demonstram que é possível ensinar crianças, jovens e adultos a ler criticamente os meios de comunicação.: 0
hasIDoai:ojs.www.revistas.ufg.br:article/22860
hasRegisterIdhttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/22860: 0
hasRegisterId10.5216/c&i.v3i1.22860: 0
hasSource2317-675X
hasSource1415-5842
hasTitleFormação do jornalista e leitura crítica de jornal: 0
hasUrlhttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/22860/13601: 0
prefLabelOai:ojs.www.revistas.ufg.br:article/22860#00028: 0
Classe: Article