Mitos e imagens arquetípicas na mídia: a construção narrativa em o senhor dos anéis | Comunicação & Informação, v. 8, n. 2, 2005 | 2005 - Brapci
Comunicação & Informação, v. 8, n. 2, 2005

Mitos e imagens arquetípicas na mídia: a construção narrativa em o senhor dos anéis

Myths and archetypical images on media: the narrative constructionon the lord of the rings

Mitos e imágenes arquetípicas en los medios: la construcción narrativa en el señor de los anillos

Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo estudar o comportamento do público perante imagens tidas comopertencentes ao inconsciente coletivo, que, segundo Jung, estão na mente de todos, não importando classe social, nem religião, raça, etc. Essas imagens arquetípicas serão as responsáveis pela estruturação da psique, estabelecendo os caminhos a serem seguidos e como andar por eles. Foi feita uma entrevista com alunos de escolas públicas e privadas. Após a coleta, os dados foram analisados de acordo com a classificação, faixa etária e classe social, e, posteriormente, foi traçado um paralelo entre eles.
Palavras-chave: Comunicação Mito Arquétipo Construção narrativa Senhor do anéis Imagem arquetípica Psique
Abstract: Th is research aims at studying the behavior of public in general regardingthe collective unconscious images, that according to Jung, are in everyone´s mind, and do not take social class, religion, race, etc as a matter of choice. These archetypical images are responsible for the psyche structuration, establishing ways to go on, and how to go through them. For a better understanding, an interview was made with students from public and private schools. The data collected from the survey was processed according to their classification, age, and social class; which resulted in a final parallel between such information
Keywords: Myths Archetype Narrative constructio Lord of the rings Archetypical images Psyche
Palabras clave:
Mots clés:


MEDEIROS, M. Mitos e imagens arquetípicas na mídia: a construção narrativa em o senhor dos anéis. Comunicação & Informação, v. 8, n. 2, 2005.
MEDEIROS MM. Mitos e imagens arquetípicas na mídia: a construção narrativa em o senhor dos anéis. Comunicação & informação. 2005;8(2).
MEDEIROS, M. (2005). Mitos e imagens arquetípicas na mídia: a construção narrativa em o senhor dos anéis. Comunicação & informação; 8(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2013-06-19: 17929
hasAuthorMagno Medeiros: (25729)
hasFileStorage_repository/00/06/70/02/work_00067002#00000.pdf: (80894)
hasPageEnd147: 430
hasPageStart139: 491
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectComunicação: 262112
hasSubjectMito: 176827
hasSubjectArquétipo: 2673
hasSubjectConstrução narrativa: 67009
hasSubjectSenhor do anéis: 67010
hasSubjectImagem arquetípica: 67011
hasSubjectPsique: 280425
isPartOfSourceComunicação & Informação: 459
hasIssueOfISSUE:JNL:00028-2005-8-2: 65197
hasAbstractEsta pesquisa tem por objetivo estudar o comportamento do público perante imagens tidas comopertencentes ao inconsciente coletivo, que, segundo Jung, estão na mente de todos, não importando classe social, nem religião, raça, etc. Essas imagens arquetípicas serão as responsáveis pela estruturação da psique, estabelecendo os caminhos a serem seguidos e como andar por eles. Foi feita uma entrevista com alunos de escolas públicas e privadas. Após a coleta, os dados foram analisados de acordo com a classificação, faixa etária e classe social, e, posteriormente, foi traçado um paralelo entre eles.: 0
hasIDoai:ojs.www.revistas.ufg.br:article/24697
hasRegisterIdhttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/24697: 0
hasRegisterId10.5216/c&i.v8i2.24697: 0
hasSource2317-675X
hasSource1415-5842
hasTitleMitos e imagens arquetípicas na mídia: a construção narrativa em o senhor dos anéis: 0
hasUrlhttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/24697/14154: 0
prefLabelOai:ojs.www.revistas.ufg.br:article/24697#00028: 0
Classe: Article