Aplicativos móveis para praticar a leitura social: análise e avaliação de recursos úteis | Palabra Clave (Argentina), v. 7 No 2, n. 2, 2018 | 2018 - Brapci
Palabra Clave (Argentina), v. 7 No 2, n. 2, 2018

Aplicativos móveis para praticar a leitura social: análise e avaliação de recursos úteis

Mobile applications to practice social reading: analysis and evaluation of useful tools

Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender como os aplicativos móveis podem ser utilizados para auxiliar os leitores durante a prática da leitura social, a partir da análise dos diferentes recursos disponí­veis, dos seus benefí­cios e limitações. foi selecionada uma metodologia com abordagem qualitativa de caráter descritivo e analí­tico, baseada em diferentes estudos enfocados na avaliação de recursos eletrônicos. neste caso, foram avaliados dez aplicativos de leitura disponí­veis nos sistemas operativos android e ios, desenvolvidos tanto para a leitura em tablet como para smartphone. concluiu-se que aplicativos móveis são softwares eficientes para incentivar o leitor a realizar atividades previstas dentro da modalidade da leitura social, principalmente no que corresponde í prática da leitura ativa. por outro lado, verificou-se que, com relação ao compartilhamento da leitura, até o momento, a maior parte dos aplicativos avaliados apresentam debilidades, principalmente, para incentivar o leitor a interagir com outros leitores, limitando-se ao compartilhamento em espaços externos ao aplicativo e, na sua maioria, plataformas não especializadas no ãmbito do livro.
Palavras-chave: Leitura social Aplicativos de leitura Livros eletrônicos
Abstract: This article aims to understand how mobile applications can be used to assist readers during social reading practice, through the analysis of different available resources, their benefits, and limitations. This study has a descriptive and analytical qualitative methodology approach, based on studies focused on the evaluation of electronic resources. In this case, ten reading applications available on Android and iOS operating systems designed for both tablet and smartphone reading, were evaluated. Was possible to conclude that mobile applications are efficient software to encourage the reader to carry out activities planned within the modality of social reading. Especially in what corresponds to the practice of active reading. On the other hand, was verified that for sharing the reading practice, until now, most of the evaluated applications hold weaknesses. Mainly, to encourage the reader to interact with other readers. The tools are limited to sharing through non-specialized platforms within the context of the book and outside of the application.
Keywords: Social reading Reading application Electronic books Reading habits promotion
Palabras clave:
Mots clés:


DANTAS, T. Aplicativos móveis para praticar a leitura social: análise e avaliação de recursos úteis. Palabra Clave (Argentina), v. 7 No 2, n. 2, 2018.
DANTAS TD. Aplicativos móveis para praticar a leitura social: análise e avaliação de recursos úteis. Palabra clave (argentina). 2018;7 No 2(2).
DANTAS, T. (2018). Aplicativos móveis para praticar a leitura social: análise e avaliação de recursos úteis. Palabra clave (argentina); 7 No 2(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2018-03-08: 67123
hasAuthorTaísa Dantas: (67251)
hasFileStorage_repository/00/06/72/49/work_00067249#00000.pdf: (89844)
hasSectionOfDossiê: 293
hasSubjectLeitura social: 285514
hasSubjectAplicativos de leitura: 285515
hasSubjectLivros eletrônicos: 188094
wasPublicationInDate2018-03-08: (285510)
hasLanguageExpressiones: (233522)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourcePalabra Clave (Argentina): 855
hasIssueOfISSUE:JNL:68:2018-7-0: (232374)
hasAbstractEste artigo tem como objetivo compreender como os aplicativos móveis podem ser utilizados para auxiliar os leitores durante a prática da leitura social, a partir da análise dos diferentes recursos disponí­veis, dos seus benefí­cios e limitações. foi selecionada uma metodologia com abordagem qualitativa de caráter descritivo e analí­tico, baseada em diferentes estudos enfocados na avaliação de recursos eletrônicos. neste caso, foram avaliados dez aplicativos de leitura disponí­veis nos sistemas operativos android e ios, desenvolvidos tanto para a leitura em tablet como para smartphone. concluiu-se que aplicativos móveis são softwares eficientes para incentivar o leitor a realizar atividades previstas dentro da modalidade da leitura social, principalmente no que corresponde í prática da leitura ativa. por outro lado, verificou-se que, com relação ao compartilhamento da leitura, até o momento, a maior parte dos aplicativos avaliados apresentam debilidades, principalmente, para incentivar o leitor a interagir com outros leitores, limitando-se ao compartilhamento em espaços externos ao aplicativo e, na sua maioria, plataformas não especializadas no ãmbito do livro.: 0
hasIDoai:ojs.revistas.fahce.unlp.edu.ar:article/8515
hasRegisterIdhttps://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/PCe048: 0
hasRegisterId10.24215/18539912e048: 0
hasSourcePalabra Clave (La Plata); Vol 7 No 2 (2018); e048: 0
hasSourcePalabra Clave (La Plata); v. 7 n. 2 (2018); e048: 0
hasSource1853-9912: 0
hasTitleAplicativos móveis para praticar a leitura social: análise e avaliação de recursos úteis: 0
hasUrlhttps://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/PCe048
hasUrlhttps://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/PCe048/9285
hasUrlhttps://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/PCe048/9313
hasUrlhttps://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/PCe048/9342
prefLabeloai:ojs.revistas.fahce.unlp.edu.ar:article/8515#00068: 0
hasDOI10.24215/18539912e048
Classe: Article