Brapci 2.0
[PRISMA.COM; n. 20 (2013); 47-70]
Artigo
Centralizar documentos digitais na história regional do café

Resumo: Este artigo visa demonstrar a articulação das áreas da organização, conservação e representação do conhecimento baseada nos pressupostos da ciência da informação e refletida a partir da arquivologia ao tratar da gênese documental e contexto de produção. Ao focar o registro da história do café, representada na produção da documentação caffeira no Oeste Paulista, a pesquisa em questão objetiva o exercício do conhecimento teórico, associado às atividades práticas de conservação preventiva e recuperação adequadas às condições do Patrimônio Cultural do ambiente rural. Não se trata de ignorar os fatores da análise documental, mas dar ênfase às urgências da preservação e tratamento tradicionais e redimensionar o sentido do reconhecimento da documentação dos registros analógicos – microrresistências da informação – situadas no nível primário de análise e da apropriação documental para ser disponibilizada nos conteúdos do nível digital. Desta maneira, a organização documental, no âmbito da gestão do conhecimetno, investiga o período do café e orienta-se parte de pressupostos da arquivística e da mediação da informação, para organização as coleções do acervo do Centro de Documentação e Memória da Mogiana, Fazenda Santa Cecília, antiga área de plantação de café para exportação, na história brasileira.

Palavras-chave:



Como citar
SANTO, S. M. E. Centralizar documentos digitais na história regional do café. Prisma.com (Portugual), n. 20, p. 47-70, 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/68475>. Acesso em: 30 set. 2020.

Compartilhe




Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorCentralizar documentos digitais na história regional do café
ESPÍRITO SANTO, Silvia Maria
Prisma.com (Portugual), n. 20, p. 47-70, 2013. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1927 (pt-BR) 3
TitleCentralizar documentos digitais na história regional do café (pt-PT) 3
AuthorESPÍRITO SANTO, Silvia Maria (pt-BR) 1
Access Linkhttp://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1927/3198 (pt-BR) 3
IssuePrisma.com (Portugual), n. 20, 2013. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoPrisma.com (Portugual) (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2013-04-01 (pt-BR) 1
hasAbstractEste artigo visa demonstrar a articulação das áreas da organização, conservação e representação do conhecimento baseada nos pressupostos da ciência da informação e refletida a partir da arquivologia ao tratar da gênese documental e contexto de produção. Ao focar o registro da história do café, representada na produção da documentação caffeira no Oeste Paulista, a pesquisa em questão objetiva o exercício do conhecimento teórico, associado às atividades práticas de conservação preventiva e recuperação adequadas às condições do Patrimônio Cultural do ambiente rural. Não se trata de ignorar os fatores da análise documental, mas dar ênfase às urgências da preservação e tratamento tradicionais e redimensionar o sentido do reconhecimento da documentação dos registros analógicos – microrresistências da informação – situadas no nível primário de análise e da apropriação documental para ser disponibilizada nos conteúdos do nível digital. Desta maneira, a organização documental, no âmbito da gestão do conhecimetno, investiga o período do café e orienta-se parte de pressupostos da arquivística e da mediação da informação, para organização as coleções do acervo do Centro de Documentação e Memória da Mogiana, Fazenda Santa Cecília, antiga área de plantação de café para exportação, na história brasileira. (pt-PT) 3
hasFileStorage_repository/747/2018/09/oai_ojs_letras_up_pt_article_1927#00056.pdf () 1
hasIdCentralizar documentos digitais na história regional do café
ESPÍRITO SANTO, Silvia Maria
Prisma.com (Portugual), n. 20, p. 47-70, 2013. (Artigo) () 3
hasPageEnd70 (pt-BR) 1
hasPageStart47 (pt-BR) 1
SourcePRISMA.COM; n. 20 (2013); 47-70 (pt-BR) 3
Source1646-3153 (pt-BR) 3