Conteúdo relacionado às informações.
Category | Details |
---|---|
dateOfAvailability | 2015-03-25: 18361 |
hasAuthor | Marcia Lorena Saurin Martinez: (68615) |
hasAuthor | Tanise Paula Novello: (68616) |
hasFileStorage | _repository/00/06/86/11/work_00068611#00000.pdf: (86008) |
hasPageEnd | 52: 1659 |
hasPageStart | 27: 1213 |
hasSectionOf | Artigo: 3 |
wasPublicationInDate | 2015-03-25: (260930) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
hasLicense | RESERVERD: (234643) |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:56:2015-0-0: (301797) |
isPartOfSource | Prisma.com (Portugual): 747 |
hasAbstract | O presente artigo problematiza o Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG/Brasil o qual se caracteriza por apresentar uma proposta pedagógica que se diferencia pela organização curricular constituída por interdisciplinas. O referido curso tem a intenção de formar docentes para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental de forma integrada e contextualizada, assim como possibilitar o problematizar coletivo da prática docente. Nesse estudo busca-se investigar como se produzem os laços interdisciplinares a partir dos relatos dos docentes sobre a dinâmica das aulas elaboradas e disponibilizadas no ambiente virtual Moodle. Utiliza-se a cartografia como estratégia metodológica, uma vez que, a intenção é evitar a predisposição de uma resposta, mas acompanhar um processo em transformação. Para cartografar o território existencial definido pelo curso operou-se com os quatro gestos da atenção cartográfica: rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. A partir desse operar percebeu-se que os laços produzidos potencializaram o replanejar das atividades e o aprimorar das estratégias metodológicas a partir do compartilhamento e discussão no coletivo, potencializadas por meio da utilização de ferramentas digitais como fóruns e chats.: 0 |
hasID | oai:ojs.letras.up.pt:article/1841 |
hasID | oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/1841 |
hasRegisterId | http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841: 0 |
hasRegisterId | https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841: 0 |
hasSource | PRISMA.COM; n. 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 27-52: 0 |
hasSource | 1646-3153: 0 |
hasSource | PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 27-52: 0 |
hasTitle | Laços interdisciplinares em ambiente virtual de aprendizagem: 0 |
hasUrl | https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841 |
hasUrl | https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841/1675 |
prefLabel | oai:ojs.letras.up.pt:article/1841#00056: 0 |