Laços interdisciplinares em ambiente virtual de aprendizagem | Prisma.com (Portugual), v. , n. 28, 2015 | 2015 - Brapci
Prisma.com (Portugual), v. , n. 28, 2015

Laços interdisciplinares em ambiente virtual de aprendizagem

Resumo: O presente artigo problematiza o Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG/Brasil o qual se caracteriza por apresentar uma proposta pedagógica que se diferencia pela organização curricular constituída por interdisciplinas. O referido curso tem a intenção de formar docentes para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental de forma integrada e contextualizada, assim como possibilitar o problematizar coletivo da prática docente. Nesse estudo busca-se investigar como se produzem os laços interdisciplinares a partir dos relatos dos docentes sobre a dinâmica das aulas elaboradas e disponibilizadas no ambiente virtual Moodle. Utiliza-se a cartografia como estratégia metodológica, uma vez que, a intenção é evitar a predisposição de uma resposta, mas acompanhar um processo em transformação. Para cartografar o território existencial definido pelo curso operou-se com os quatro gestos da atenção cartográfica: rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. A partir desse operar percebeu-se que os laços produzidos potencializaram o replanejar das atividades e o aprimorar das estratégias metodológicas a partir do compartilhamento e discussão no coletivo, potencializadas por meio da utilização de ferramentas digitais como fóruns e chats.
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. Laços interdisciplinares em ambiente virtual de aprendizagem. Prisma.com (Portugual), v., n. 28, 2015.
MARTINEZ MLSM; NOVELLO TPN. Laços interdisciplinares em ambiente virtual de aprendizagem. Prisma.com (portugual). 2015;(28).
MARTINEZ, M. L. S., & NOVELLO, T. P. (2015). Laços interdisciplinares em ambiente virtual de aprendizagem. Prisma.com (portugual); (28).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2015-03-25: 18361
hasAuthorMarcia Lorena Saurin Martinez: (68615)
hasAuthorTanise Paula Novello: (68616)
hasFileStorage_repository/00/06/86/11/work_00068611#00000.pdf: (86008)
hasPageEnd52: 1659
hasPageStart27: 1213
hasSectionOfArtigo: 3
wasPublicationInDate2015-03-25: (260930)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
hasIssueOfISSUE:JNL:56:2015-0-0: (301797)
isPartOfSourcePrisma.com (Portugual): 747
hasAbstractO presente artigo problematiza o Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG/Brasil o qual se caracteriza por apresentar uma proposta pedagógica que se diferencia pela organização curricular constituída por interdisciplinas. O referido curso tem a intenção de formar docentes para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental de forma integrada e contextualizada, assim como possibilitar o problematizar coletivo da prática docente. Nesse estudo busca-se investigar como se produzem os laços interdisciplinares a partir dos relatos dos docentes sobre a dinâmica das aulas elaboradas e disponibilizadas no ambiente virtual Moodle. Utiliza-se a cartografia como estratégia metodológica, uma vez que, a intenção é evitar a predisposição de uma resposta, mas acompanhar um processo em transformação. Para cartografar o território existencial definido pelo curso operou-se com os quatro gestos da atenção cartográfica: rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. A partir desse operar percebeu-se que os laços produzidos potencializaram o replanejar das atividades e o aprimorar das estratégias metodológicas a partir do compartilhamento e discussão no coletivo, potencializadas por meio da utilização de ferramentas digitais como fóruns e chats.: 0
hasIDoai:ojs.letras.up.pt:article/1841
hasIDoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/1841
hasRegisterIdhttp://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841: 0
hasRegisterIdhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841: 0
hasSourcePRISMA.COM; n. 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 27-52: 0
hasSource1646-3153: 0
hasSourcePRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 27-52: 0
hasTitleLaços interdisciplinares em ambiente virtual de aprendizagem: 0
hasUrlhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841
hasUrlhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841/1675
prefLabeloai:ojs.letras.up.pt:article/1841#00056: 0
Classe: Article