A comunicação inclusiva como princípio de conversa para a educação permanente no sus: o projeto caminhos do cuidado como laboratório | Comunicação & Informação, v. 20, n. 3, 2017 | 2017 - Brapci
Comunicação & Informação, v. 20, n. 3, 2017

A comunicação inclusiva como princípio de conversa para a educação permanente no sus: o projeto caminhos do cuidado como laboratório

Resumo: ResumoEste artigo apresenta a comunicação como um componente crítico capaz de contribuir para um processo de educação permanente em saúde. Começamos por descrever o projeto de formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem em saúde mental, álcool e outra drogas denominado “Caminhos do Cuidado” e a abordagem pedagógica e epistemológica abraçada. A proposta deste itinerário formativo redundou na participação de 284.868 alunos em todo o território , baseava-se no cotidiano do trabalho, das práticas e vivências de cada profissional de saúde no seu território. Esse itinerário foi laboratório para a experiência da comunicação inclusiva, dialógica e participativa, como mobilizadora dos atores envolvidos com a educação permanente. E, a entrevista semiestruturada foi o instrumento relacional encontrado, que permitiu estabelecer um vínculo com o sujeito e apropriar os sentidos dados em seus discursos como prática política e ideológica.
Palavras-chave: Comunicação Comunicação inclusiva Educação permanente Cuidado
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RUAS, E. C. M. A comunicação inclusiva como princípio de conversa para a educação permanente no sus: o projeto caminhos do cuidado como laboratório. Comunicação & Informação, v. 20, n. 3, 2017.
RUAS ECMR. A comunicação inclusiva como princípio de conversa para a educação permanente no sus: o projeto caminhos do cuidado como laboratório. Comunicação & informação. 2017;20(3).
RUAS, E. C. M. (2017). A comunicação inclusiva como princípio de conversa para a educação permanente no sus: o projeto caminhos do cuidado como laboratório. Comunicação & informação; 20(3).
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hasAbstractResumoEste artigo apresenta a comunicação como um componente crítico capaz de contribuir para um processo de educação permanente em saúde. Começamos por descrever o projeto de formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem em saúde mental, álcool e outra drogas denominado “Caminhos do Cuidado” e a abordagem pedagógica e epistemológica abraçada. A proposta deste itinerário formativo redundou na participação de 284.868 alunos em todo o território , baseava-se no cotidiano do trabalho, das práticas e vivências de cada profissional de saúde no seu território. Esse itinerário foi laboratório para a experiência da comunicação inclusiva, dialógica e participativa, como mobilizadora dos atores envolvidos com a educação permanente. E, a entrevista semiestruturada foi o instrumento relacional encontrado, que permitiu estabelecer um vínculo com o sujeito e apropriar os sentidos dados em seus discursos como prática política e ideológica.: 0
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