Promoção da literacia da informação numa universidade de ensino à distância: uma experiência de sucesso | Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 22, n. 3, 2017 | 2017 - Brapci
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 22, n. 3, 2017

Promoção da literacia da informação numa universidade de ensino à distância: uma experiência de sucesso

Resumo: Neste estudo pretende demonstrar-se como os programas de literacia da informação atualmente em vigor, são adaptáveis a qualquer instituição de ensino superior, incluindo as universidades de ensino em e-learning. A biblioteca da Universidade Aberta, instituição universitária portuguesa de ensino a distância, desenvolveu um programa de literacia da informação adaptável à realidade de um ensino inteiramente virtual. Recorrendo às tecnologias informáticas, os serviços da biblioteca conceberam uma estrutura funcional de comunicação e interação com os estudantes que, desde a divulgação, inscrição, formação e avaliação de satisfação, permitiu com sucesso implementar um plano de formação a funcionar em rede. Tendo participado, em 2015, 572 estudantes, cerca de 76% fê-lo de forma virtual. Os resultados evidenciaram que a aposta feita nesta metodologia de formação foi muito positiva, pelo facto de 96% dos formandos terem assinalado a sua satisfação.
Palavras-chave: Ciência da informação Literacia da informação Programa de formação Formação virtual Universidade aberta Programas de formação
Mots clés:


MARCOS, I. P. M. V. Promoção da literacia da informação numa universidade de ensino à distância: uma experiência de sucesso. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 22, n. 3, 2017.
MARCOS IPMVM. Promoção da literacia da informação numa universidade de ensino à distância: uma experiência de sucesso. Revista acb: biblioteconomia em santa catarina. 2017;22(3).
MARCOS, I. P. M. V. (2017). Promoção da literacia da informação numa universidade de ensino à distância: uma experiência de sucesso. Revista acb: biblioteconomia em santa catarina; 22(3).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2017-12-29: 24886
hasAuthorIsabel Pacheco Marques Vaz Marcos: (70514)
hasFileStorage_repository/680/2018/09/oai_revistaacb_emnuvens_com_br_article_1293#00046.pdf: (86796)
hasPageEnd595: 2891
hasPageStart581: 967
hasSectionOfRelato de experiência: 75
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectLiteracia da informação: 32998
hasSubjectPrograma de formação: 18367
hasSubjectFormação virtual: 70512
hasSubjectUniversidade aberta: 70513
hasSubjectProgramas de formação: 278476
wasPublicationInDate2017-12-29: (241659)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceRevista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina: 680
hasIssueOfISSUE:JNL:00046-2017-22-3: 63601
hasAbstractNeste estudo pretende demonstrar-se como os programas de literacia da informação atualmente em vigor, são adaptáveis a qualquer instituição de ensino superior, incluindo as universidades de ensino em e-learning. A biblioteca da Universidade Aberta, instituição universitária portuguesa de ensino a distância, desenvolveu um programa de literacia da informação adaptável à realidade de um ensino inteiramente virtual. Recorrendo às tecnologias informáticas, os serviços da biblioteca conceberam uma estrutura funcional de comunicação e interação com os estudantes que, desde a divulgação, inscrição, formação e avaliação de satisfação, permitiu com sucesso implementar um plano de formação a funcionar em rede. Tendo participado, em 2015, 572 estudantes, cerca de 76% fê-lo de forma virtual. Os resultados evidenciaram que a aposta feita nesta metodologia de formação foi muito positiva, pelo facto de 96% dos formandos terem assinalado a sua satisfação.: 0
hasIDoai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1293
hasIDoai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/1293
hasRegisterIdhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1293: 0
hasSourceRevista ACB; v. 22, n. 3 (2017): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 581-595: 0
hasSource1414-0594: 0
hasSourceRevista ACB; v. 22 n. 3 (2017): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 581-595: 0
hasTitlePromoção da literacia da informação numa universidade de ensino à distância: uma experiência de sucesso: 0
hasUrlhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1293
hasUrlhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1293/pdf
prefLabelOai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1293#00046: 0
Classe: Article