Modelos de negócio para aquisição de livros eletrônicos: uma revisão de literatura. | Revista Conhecimento em Ação, v. 1, n. 1, 2016 | 2016 - Brapci
Revista Conhecimento em Ação, v. 1, n. 1, 2016

Modelos de negócio para aquisição de livros eletrônicos: uma revisão de literatura.

Resumo: Este artigo descreve os principais modelos de negócios para aquisição de livros eletrônicos em bibliotecas e unidades de informação. Para isto, traça um breve histórico do processo de desenvolvimento de coleções e suas etapas com foco na etapa de aquisição. Utiliza a pesquisa descritiva como procedimento metodológico. Apresenta como resultado os modelos de negócios mais comumente oferecidos pelos canais de compra de livros eletrônicos: a aquisição perpétua, a assinatura e a aquisição orientada pelo usuário, mais conhecida em inglês como patron-driven acquisition (PDA). Descreve as principais características de cada modalidade de compra apresentada, além das implicações que trazem ao processo de desenvolvimento de coleções e ao licenciamento dos itens, bem como seus pontos fortes e fracos. Conclui que não existe um modelo que seja considerado o ideal de uma forma geral, pois para cada situação o contexto deve ser analisado para que o modelo adotado seja o mais adequado.
Palavras-chave: Ciência da informação Biblioteconomia Desenvolvimento de coleção Aquisição Livro eletrônico Modelo de negocio
Mots clés:


GOMES, J. S.; ZATTAR, M. Modelos de negócio para aquisição de livros eletrônicos: uma revisão de literatura. Revista Conhecimento em Ação, v. 1, n. 1, 2016.
GOMES JSG; ZATTAR MZ. Modelos de negócio para aquisição de livros eletrônicos: uma revisão de literatura. Revista conhecimento em ação. 2016;1(1).
GOMES, J. S., & ZATTAR, M. (2016). Modelos de negócio para aquisição de livros eletrônicos: uma revisão de literatura. Revista conhecimento em ação; 1(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2016-08-08: 17813
hasAuthorJuliana da Silva Gomes: (30133)
hasAuthorMarianna Zattar: (3146)
hasFileStorage_repository/00/07/11/18/work_00071118#00000.pdf: (86940)
hasSectionOfRelato de pesquisa: 99
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectDesenvolvimento de coleção: 188131
hasSubjectAquisição: 191213
hasSubjectLivro eletrônico: 176429
hasSubjectModelo de negocio: 201257
isPartOfSourceRevista Conhecimento em Ação: 751
hasIssueOfISSUE:JNL:00057-2016-1-1: 71078
hasAbstractEste artigo descreve os principais modelos de negócios para aquisição de livros eletrônicos em bibliotecas e unidades de informação. Para isto, traça um breve histórico do processo de desenvolvimento de coleções e suas etapas com foco na etapa de aquisição. Utiliza a pesquisa descritiva como procedimento metodológico. Apresenta como resultado os modelos de negócios mais comumente oferecidos pelos canais de compra de livros eletrônicos: a aquisição perpétua, a assinatura e a aquisição orientada pelo usuário, mais conhecida em inglês como patron-driven acquisition (PDA). Descreve as principais características de cada modalidade de compra apresentada, além das implicações que trazem ao processo de desenvolvimento de coleções e ao licenciamento dos itens, bem como seus pontos fortes e fracos. Conclui que não existe um modelo que seja considerado o ideal de uma forma geral, pois para cada situação o contexto deve ser analisado para que o modelo adotado seja o mais adequado.: 0
hasIDoai:www.revistas.ufrj.br:article/2938
hasRegisterIdhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/2938: 0
hasSourceRevista Conhecimento em Ação; Vol 1, No. 1, Jan-Jun (2016): 0
hasSource2525-7935: 0
hasTitleModelos de negócio para aquisição de livros eletrônicos: uma revisão de literatura.: 0
hasUrlhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/2938/2785: 0
prefLabelOai:www.revistas.ufrj.br:article/2938#00057: 0
Classe: Article