Arquivos de cartórios: a situação em florianópolis notary´s office archives: florianópolis situation p. 113-121 | Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 12, n. 1, 2007 | 2007 - Brapci
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 12, n. 1, 2007

Arquivos de cartórios: a situação em florianópolis notary´s office archives: florianópolis situation p. 113-121

Resumo: Os cartórios surgiram no Brasil em 1874. São organizações técnicas e administrativas destinadas a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos. O arquivo de um cartório é constituído por documentos que servem de prova de transações com valor legal, sendo considerado o centro da instituição. Para que os documentos de um arquivo estejam classificados, ordenados e armazenados em local adequado, é imprescindível o trabalho de profissional com conhecimentos em Arquivologia. Com base nisto, fez-se uma pesquisa nos cartórios do município de Florianópolis para constatar se há profissionais habilitados atuando nas unidades pesquisadas e se existe uma sala específica para o armazenamento dos documentos. Abstract: Founded in 1874 in Brazil, Notary’s offices are technical and administrations organizations destined to assure the publicity, authenticity, safety and efficacy of a juridical acts. The archive of notary’s office is constituted by important documents that are transaction’s proof with lawful value, being considered the center of these institutions. In order to an archive’s documents be classified, arranged and laid up in appropriate place, is indispensable the work of a professional with knowledge in archivology. Thus, a research was carried out at the town’s notary’s office at Florianópolis to verify if there are qualified professionals working in the units under research as well as a specific place room for laying up the documents.
Palavras-chave: Biblioteconomia Ciência da informação Arquivologia Arquivo Arquivista Bibliotecario Cartório Arquivo de cartório Notary Notary´s office
Mots clés:


DUARTE, E. J.; et al.. Arquivos de cartórios: a situação em florianópolis notary´s office archives: florianópolis situation p. 113-121. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 12, n. 1, 2007.
DUARTE EJD; et al.. Arquivos de cartórios: a situação em florianópolis notary´s office archives: florianópolis situation p. 113-121. Revista acb: biblioteconomia em santa catarina. 2007;12(1).
DUARTE, E. J., BONEZI, L. A., CAVAGLIERI, M., & PEREIRA, S. Z. (2007). Arquivos de cartórios: a situação em florianópolis notary´s office archives: florianópolis situation p. 113-121. Revista acb: biblioteconomia em santa catarina; 12(1).
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CategoryDetails
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hasAuthorEvandro Jair Duarte: (2144)
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hasAuthorSuzana Zulpo Pereira: (15465)
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hasAbstractOs cartórios surgiram no Brasil em 1874. São organizações técnicas e administrativas destinadas a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos. O arquivo de um cartório é constituído por documentos que servem de prova de transações com valor legal, sendo considerado o centro da instituição. Para que os documentos de um arquivo estejam classificados, ordenados e armazenados em local adequado, é imprescindível o trabalho de profissional com conhecimentos em Arquivologia. Com base nisto, fez-se uma pesquisa nos cartórios do município de Florianópolis para constatar se há profissionais habilitados atuando nas unidades pesquisadas e se existe uma sala específica para o armazenamento dos documentos. Abstract: Founded in 1874 in Brazil, Notary’s offices are technical and administrations organizations destined to assure the publicity, authenticity, safety and efficacy of a juridical acts. The archive of notary’s office is constituted by important documents that are transaction’s proof with lawful value, being considered the center of these institutions. In order to an archive’s documents be classified, arranged and laid up in appropriate place, is indispensable the work of a professional with knowledge in archivology. Thus, a research was carried out at the town’s notary’s office at Florianópolis to verify if there are qualified professionals working in the units under research as well as a specific place room for laying up the documents.: 0
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