Políticas públicas em ead no Brasil: marcas da técnica e lacunas educacionais | Inclusão Social, v. 10, n. 1, 2016 | 2016 - Brapci
Inclusão Social, v. 10, n. 1, 2016

Políticas públicas em ead no Brasil: marcas da técnica e lacunas educacionais

Resumo: Este artigo possui um caráter ensaístico, visto que a proposta é de discorrer sobre as políticas públicas em educação a distância, de maneira a compreender as iniciativas históricas, suas relações com as políticas educacionais emergenciais do Brasil e o crescimento de um argumento técnico, em substituição do argumento tecnológico. Inicialmente problematizamos conceitualmente técnica, tecnologia e a Educação a Distância, a partir do disposto no Decreto nº 9057 de 2017. Em seguida, estabelece-se uma análise crítica à forma como a EaD foi e tem sido implantada, de maneira a substanciar argumentos que, para além das críticas às transformações educacionais oriundas das tecnologias, elaborem contribuições teóricas necessárias a um momento em que o Brasil financia, de forma mais contundente, o crescimento da oferta educacional em nível profissional e ensino superior, por meio da EaD, sobretudo pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os caminhos interpretativos que, talvez, possam se abrir, envolvem uma ampliação conceitual acerca dos sentidos e significados da tecnologia e da própria educação, de maneira que não falemos de distâncias ou proximidades, ausências ou presenças, mas de Educação que, em diferentes momentos históricos, é mediada por algum tipo de tecnologia.
Palavras-chave: Inclusão social Educação Ensino a distância Universidade aberta do brasil Técnica e tecnologia política pública Educação a distância Políticas públicas
Mots clés:


ARRUDA, E. P. Políticas públicas em ead no brasil: marcas da técnica e lacunas educacionais. Inclusão Social, v. 10, n. 1, 2016.
ARRUDA EPA. Políticas públicas em ead no brasil: marcas da técnica e lacunas educacionais. Inclusão social. 2016;10(1).
ARRUDA, E. P. (2016). Políticas públicas em ead no brasil: marcas da técnica e lacunas educacionais. Inclusão social; 10(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2018-04-04: 71055
hasAuthorEucidio Pimenta Arruda: (72455)
hasFileStorage_repository/376/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_4175#00023.pdf: (87337)
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectInclusão social: 262072
hasSubjectEducação: 234411
hasSubjectEnsino a distância: 284944
hasSubjectUniversidade aberta do brasil: 237400
hasSubjectTécnica e tecnologia: 72454
hasSubjectpolítica pública: 180635
hasSubjectEducação a distância: 201387
hasSubjectPolíticas públicas: 200395
wasPublicationInDate2018-04-04: (281696)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceInclusão social: 376
hasIssueOfISSUE:JNL:00023-2016-10-1: 71052
hasAbstractEste artigo possui um caráter ensaístico, visto que a proposta é de discorrer sobre as políticas públicas em educação a distância, de maneira a compreender as iniciativas históricas, suas relações com as políticas educacionais emergenciais do Brasil e o crescimento de um argumento técnico, em substituição do argumento tecnológico. Inicialmente problematizamos conceitualmente técnica, tecnologia e a Educação a Distância, a partir do disposto no Decreto nº 9057 de 2017. Em seguida, estabelece-se uma análise crítica à forma como a EaD foi e tem sido implantada, de maneira a substanciar argumentos que, para além das críticas às transformações educacionais oriundas das tecnologias, elaborem contribuições teóricas necessárias a um momento em que o Brasil financia, de forma mais contundente, o crescimento da oferta educacional em nível profissional e ensino superior, por meio da EaD, sobretudo pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os caminhos interpretativos que, talvez, possam se abrir, envolvem uma ampliação conceitual acerca dos sentidos e significados da tecnologia e da própria educação, de maneira que não falemos de distâncias ou proximidades, ausências ou presenças, mas de Educação que, em diferentes momentos históricos, é mediada por algum tipo de tecnologia.: 0
hasIDoai:ojs.revista.ibict.br:article/4175
hasRegisterIdhttp://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4175: 0
hasSource1808-8678
hasSource1808-8392
hasTitlePolíticas públicas em ead no Brasil: marcas da técnica e lacunas educacionais: 0
hasUrlhttps://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4175
hasUrlhttps://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4175/3646
prefLabelOai:ojs.revista.ibict.br:article/4175#00023: 0
Classe: Article