Contribuição para o desenho e proposta de laboratorio de pesquisa e ensino a partir da análise de ischools de referência | Prisma.com (Portugual), v. , n. 35, 2017 | 2017 - Brapci
Prisma.com (Portugual), v. , n. 35, 2017

Contribuição para o desenho e proposta de laboratorio de pesquisa e ensino a partir da análise de ischools de referência

Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados de projeto de pesquisa conduzido no núcleo de Ciência da Informação do Departamento de Ciência da Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apresenta reflexões no campo da formação do profissional da informação na Era Digital. Destaca-se a importância da educação como uma ferramenta associada a promoção do crescimento econômico, geração de riqueza e distribuição de renda. No contexto da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e áreas afins, revisões de projetos pedagógicos são impostas pelas novas demandas por profissionais com habilidades inter-trans-multidisciplinares, capacidade de inovação e habilidades em lidar com ferramentas de tecnologias digitais, sem limitações geopolíticas, e com diversidade cultural. Neste contexto, o objetivo deste trabalho está em analisar o modelo organizacional de ensino e pesquisa de uma amostra das escolas de informação que fazem parte do consórcio iSchools, com foco em orientar a tomada de decisão na modernização e inovação nos planos de ensino e pesquisa na área da Ciência da Informação e na contribuição para o desenho e proposta de laboratório de ensino e pesquisa a partir da análise do modelo seguido pelas iSchools e Aplicados a Informação, Comunicação e Cultura sintonizado com as demandas da Sociedade em Rede e da Era Digital.Palavras-chave: Profissional da Informação. Tecnologia da Informação. iSchools. Laboratório TICs. Sociedade em Rede. Biblioteconomia. Ciência da Informação
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


PALETTA, F. C.; SILVA, A. M. Contribuição para o desenho e proposta de laboratorio de pesquisa e ensino a partir da análise de ischools de referência. Prisma.com (Portugual), v., n. 35, 2017.
PALETTA FCP; SILVA AMS. Contribuição para o desenho e proposta de laboratorio de pesquisa e ensino a partir da análise de ischools de referência. Prisma.com (portugual). 2017;(35).
PALETTA, F. C., & SILVA, A. M. (2017). Contribuição para o desenho e proposta de laboratorio de pesquisa e ensino a partir da análise de ischools de referência. Prisma.com (portugual); (35).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2018-02-16: 8594
hasAuthorFrancisco Carlos Paletta: (1598)
hasAuthorArmando Malheiro da Silva: (14223)
hasFileStorage_repository/00/07/26/82/work_00072682#00000.pdf: (87395)
hasPageEnd50: 1979
hasPageStart22: 3600
hasSectionOfArtigo: 3
wasPublicationInDate2018-02-16: (267882)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
hasIssueOfISSUE:JNL:56:2017-0-0: (301808)
isPartOfSourcePrisma.com (Portugual): 747
hasIDoai:ojs.letras.up.pt:article/3512
hasIDoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3512
hasIDoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3512
hasRegisterIdhttp://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3512: 0
hasRegisterIdhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3512: 0
hasSourcePRISMA.COM; n. 35 (2017); 22-50: 0
hasSource1646-3153: 0
hasSourcePRISMA.COM; N.º 35 (2017); 22-50: 0
hasTitleContribuição para o desenho e proposta de laboratorio de pesquisa e ensino a partir da análise de ischools de referência: 0
hasUrlhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3512
hasUrlhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3512/3304
prefLabeloai:ojs.letras.up.pt:article/3512#00056: 0
hasAbstractEste trabalho tem por objetivo apresentar resultados de projeto de pesquisa conduzido no núcleo de Ciência da Informação do Departamento de Ciência da Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apresenta reflexões no campo da formação do profissional da informação na Era Digital. Destaca-se a importância da educação como uma ferramenta associada a promoção do crescimento econômico, geração de riqueza e distribuição de renda. No contexto da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e áreas afins, revisões de projetos pedagógicos são impostas pelas novas demandas por profissionais com habilidades inter-trans-multidisciplinares, capacidade de inovação e habilidades em lidar com ferramentas de tecnologias digitais, sem limitações geopolíticas, e com diversidade cultural. Neste contexto, o objetivo deste trabalho está em analisar o modelo organizacional de ensino e pesquisa de uma amostra das escolas de informação que fazem parte do consórcio iSchools, com foco em orientar a tomada de decisão na modernização e inovação nos planos de ensino e pesquisa na área da Ciência da Informação e na contribuição para o desenho e proposta de laboratório de ensino e pesquisa a partir da análise do modelo seguido pelas iSchools e Aplicados a Informação, Comunicação e Cultura sintonizado com as demandas da Sociedade em Rede e da Era Digital.Palavras-chave: Profissional da Informação. Tecnologia da Informação. iSchools. Laboratório TICs. Sociedade em Rede. Biblioteconomia. Ciência da Informação: 0
Classe: Article