A construção da identidade do licenciado em biblioteconomia: análise sobre a formação, atuação e desafios | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 3, n. 1, 2016 | 2016 - Brapci
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 3, n. 1, 2016

A construção da identidade do licenciado em biblioteconomia: análise sobre a formação, atuação e desafios

Resumo: Este estudo tem por objetivo conhecer a trajetória do curso de licenciatura em Biblioteconomia no Brasil para compreender como se dá a construção da identidade desse profissional emergente e que surge nessa área. Para tanto, foi verificada a origem e evolução dos cursos de licenciatura em Biblioteconomia; analisou-se as demandas do mercado de trabalho para os Licenciados em Biblioteconomia no Brasil de acordo com a literatura e verificou-se as expectativas dos alunos sobre o Curso de Licenciatura em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória e documental, no intuito de atingir aos objetivos propostos. Os dados coletados foram analisados sob uma perspectiva qualitativa. Para compor o universo da pesquisa, selecionou-se somente os alunos do próprio Curso que ingressaram entre 2010/1 e 2011/2, porque estes foram os primeiros a se formar em 2016/1. Destes, 14 responderam à pesquisa compondo a amostra investigada que tratou sobre as motivações, os desafios, as expectativas e as percepções dos alunos para fazerem o Curso. Por meio da fundamentação teórica percebeu-se a criação e a evolução deste tipo de curso no país, sua importância e demandas. Concluiu-se que grande parte das expectativas dos alunos que se formarão em 2016 são as melhores possíveis, que existem desafios a serem transpostos em um trabalho colaborativo entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, entidades de classe e demais instituições evolvidas com o ensino profissional e superior, que há demandas sociais e mercadológicas para esses profissionais atuarem em diferentes frentes de trabalho e ajudarem na consolidação e valorização da Biblioteconomia brasileira.
Palavras-chave: Licenciatura em biblioteconomia Identidade profissional Formação profissional Atuação profissional
Mots clés:


ANDRADE, D. F. A construção da identidade do licenciado em biblioteconomia: análise sobre a formação, atuação e desafios. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 3, n. 1, 2016.
ANDRADE DFA. A construção da identidade do licenciado em biblioteconomia: análise sobre a formação, atuação e desafios. Revista brasileira de educação em ciência da informação. 2016;3(1).
ANDRADE, D. F. (2016). A construção da identidade do licenciado em biblioteconomia: análise sobre a formação, atuação e desafios. Revista brasileira de educação em ciência da informação; 3(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2016-06-30: 39274
hasAuthorDouglas Felipe de Andrade: (24908)
hasFileStorage_repository/00/07/27/26/work_00072726#00000.pdf: (87404)
hasPageEnd104: 1871
hasPageStart81: 660
hasSectionOfEstudo de caso: 52
hasSubjectLicenciatura em biblioteconomia: 2747
hasSubjectIdentidade profissional: 267377
hasSubjectFormação profissional: 262078
hasSubjectAtuação profissional: 247755
wasPublicationInDate2016-06-30: (272312)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
isPartOfSourceRevista Brasileira de Educação em Ciência da Informação: 778
hasIssueOfISSUE:JNL:00061-2016-3-1: 71317
hasAbstractEste estudo tem por objetivo conhecer a trajetória do curso de licenciatura em Biblioteconomia no Brasil para compreender como se dá a construção da identidade desse profissional emergente e que surge nessa área. Para tanto, foi verificada a origem e evolução dos cursos de licenciatura em Biblioteconomia; analisou-se as demandas do mercado de trabalho para os Licenciados em Biblioteconomia no Brasil de acordo com a literatura e verificou-se as expectativas dos alunos sobre o Curso de Licenciatura em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória e documental, no intuito de atingir aos objetivos propostos. Os dados coletados foram analisados sob uma perspectiva qualitativa. Para compor o universo da pesquisa, selecionou-se somente os alunos do próprio Curso que ingressaram entre 2010/1 e 2011/2, porque estes foram os primeiros a se formar em 2016/1. Destes, 14 responderam à pesquisa compondo a amostra investigada que tratou sobre as motivações, os desafios, as expectativas e as percepções dos alunos para fazerem o Curso. Por meio da fundamentação teórica percebeu-se a criação e a evolução deste tipo de curso no país, sua importância e demandas. Concluiu-se que grande parte das expectativas dos alunos que se formarão em 2016 são as melhores possíveis, que existem desafios a serem transpostos em um trabalho colaborativo entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, entidades de classe e demais instituições evolvidas com o ensino profissional e superior, que há demandas sociais e mercadológicas para esses profissionais atuarem em diferentes frentes de trabalho e ajudarem na consolidação e valorização da Biblioteconomia brasileira.: 0
hasIDoai:ojs.abecin.org.br:article/40
hasIDoai:ojs.abecin.emnuvens.com.br:article/40
hasIDoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/40
hasRegisterIdhttp://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/40: 0
hasRegisterIdhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/40: 0
hasSource2358-3193
hasTitleA construção da identidade do licenciado em biblioteconomia: análise sobre a formação, atuação e desafios: 0
hasUrlhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/40
hasUrlhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/40/pdf
prefLabelOai:ojs.abecin.org.br:article/40#00061: 0
Classe: Article