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Category | Details |
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dateOfAvailability | 2016-06-30: 39274 |
hasAuthor | Douglas Felipe de Andrade: (24908) |
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hasSectionOf | Estudo de caso: 52 |
hasSubject | Licenciatura em biblioteconomia: 2747 |
hasSubject | Identidade profissional: 267377 |
hasSubject | Formação profissional: 262078 |
hasSubject | Atuação profissional: 247755 |
wasPublicationInDate | 2016-06-30: (272312) |
hasLanguageExpression | pt: (232736) |
isPartOfSource | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação: 778 |
hasIssueOf | ISSUE:JNL:00061-2016-3-1: 71317 |
hasAbstract | Este estudo tem por objetivo conhecer a trajetória do curso de licenciatura em Biblioteconomia no Brasil para compreender como se dá a construção da identidade desse profissional emergente e que surge nessa área. Para tanto, foi verificada a origem e evolução dos cursos de licenciatura em Biblioteconomia; analisou-se as demandas do mercado de trabalho para os Licenciados em Biblioteconomia no Brasil de acordo com a literatura e verificou-se as expectativas dos alunos sobre o Curso de Licenciatura em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória e documental, no intuito de atingir aos objetivos propostos. Os dados coletados foram analisados sob uma perspectiva qualitativa. Para compor o universo da pesquisa, selecionou-se somente os alunos do próprio Curso que ingressaram entre 2010/1 e 2011/2, porque estes foram os primeiros a se formar em 2016/1. Destes, 14 responderam à pesquisa compondo a amostra investigada que tratou sobre as motivações, os desafios, as expectativas e as percepções dos alunos para fazerem o Curso. Por meio da fundamentação teórica percebeu-se a criação e a evolução deste tipo de curso no país, sua importância e demandas. Concluiu-se que grande parte das expectativas dos alunos que se formarão em 2016 são as melhores possíveis, que existem desafios a serem transpostos em um trabalho colaborativo entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, entidades de classe e demais instituições evolvidas com o ensino profissional e superior, que há demandas sociais e mercadológicas para esses profissionais atuarem em diferentes frentes de trabalho e ajudarem na consolidação e valorização da Biblioteconomia brasileira.: 0 |
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hasSource | 2358-3193 |
hasTitle | A construção da identidade do licenciado em biblioteconomia: análise sobre a formação, atuação e desafios: 0 |
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