Resumo: As 75 lições referem-se ao principal resultado obtido a partir da pesquisa de doutorado: “Lecciones aprendidas en programas de alfabetización informacional en universidades de Iberoamérica", realizada por Uribe-Tirado (2013), a partir de um processo de análise que combinou diferentes métodos e técnicas de triangulação de dados, visando obter a mais ampla e integradora percepção sobre a realidade e a prática da alfabetização informacional ou competência em informação, no contexto das universidades Ibero-Americanas. O número total de casos sobre os que efetivamente aplicaram as lições aprendidas, a partir da análise realizada por meio da triangulação de métodos foram 289, sendo: 113 casos por meio de entrevista, 139 por meio de questionário e 37 por meio da análise da literatura. A partir da análise qualitativa exaustiva dos conteúdos obtidos, foi possível sistematizar 75 lições aprendidas, organizadas em quatro categorias que retomam os três contextos propostos por Gratch-Lindauer (2004), bem como incorpora a avaliação como um processo continuo de um ciclo. As lições aprendidas são apresentadas em uma sequência numérica para facilitar a leitura, mas não implicam em nenhum tipo de prioridade, assim como a redação dessas no infinitivo deve ser entendida como ações que se recomenda para obter melhores resultados nos programas de alfabetização informacional/competência em informação no contexto social e organizacional e nos processos de ensino-pesquisa, aprendizagem e avaliação da melhoria contínua da qualidade. Este resultado foi possível por meio da participação ativa dos coordenadores e/ou formadores em alfabetização informacional/competência em informação pesquisados e, assim, se espera que com essas 75 lições, os programas avançados em alfabetização informacional/competência em informação possam utilizá-las para revisá-las e auto avaliá-las, verificando quais se mantêm e quais não se mantêm, e das que se mantêm, quais seriam pertinentes revisar, adaptar e aplicar visando à melhoria dos programas. Por outro lado, para as universidades e bibliotecas que queiram começar e/ou dinamizar a alfabetização informacional/competência em informação são lições com uma base de conhecimento extremamente útil para avançar de maneira mais rápida, poupando tempo e recursos, uma vez que a experiência é uma aprendizagem que se adapta ao próprio contexto e segue permanentemente em análise e, assim, sempre poderá oferecer os melhores resultados para um programa de alfabetização informacional/competência em informação.
Palavras-chave: Competência em Informação. Alfabetização Informacional. Ensino-Pesquisa. Aprendizagem. CoInfo.
propriety | value |
---|---|
Descriptor | 75 lições aprendidas de programas de competência em informação em universidades da Ibero-América: 2009-2013 URIBE-TIRADO, Alejandro Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, n. 2, v. 1, p. 4-18, 2014. (Artigo de Pesquisa) (pt-BR) 3 |
Identificador | http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/13 (pt-BR) 3 |
Identificador | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/13 (pt-BR) 3 |
Title | 75 lições aprendidas de programas de competência em informação em universidades da Ibero-América: 2009-2013 (pt-BR) 3 |
Author | URIBE-TIRADO, Alejandro (pt-BR) 1 |
Access Link | http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/13/pdf (pt-BR) 3 |
Access Link | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/13/pdf (pt-BR) 3 |
Issue | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, n. 2, v. 1, 2014. (pt-BR) 2 |
Nome da Pulicação | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação (pt-BR) 1 |
Sessão | Artigo de Pesquisa (pt-BR) 1 |
Disponibilizado | 2014-12-30 (pt-BR) 1 |
hasAbstract | As 75 lições referem-se ao principal resultado obtido a partir da pesquisa de doutorado: “Lecciones aprendidas en programas de alfabetización informacional en universidades de Iberoamérica", realizada por Uribe-Tirado (2013), a partir de um processo de análise que combinou diferentes métodos e técnicas de triangulação de dados, visando obter a mais ampla e integradora percepção sobre a realidade e a prática da alfabetização informacional ou competência em informação, no contexto das universidades Ibero-Americanas. O número total de casos sobre os que efetivamente aplicaram as lições aprendidas, a partir da análise realizada por meio da triangulação de métodos foram 289, sendo: 113 casos por meio de entrevista, 139 por meio de questionário e 37 por meio da análise da literatura. A partir da análise qualitativa exaustiva dos conteúdos obtidos, foi possível sistematizar 75 lições aprendidas, organizadas em quatro categorias que retomam os três contextos propostos por Gratch-Lindauer (2004), bem como incorpora a avaliação como um processo continuo de um ciclo. As lições aprendidas são apresentadas em uma sequência numérica para facilitar a leitura, mas não implicam em nenhum tipo de prioridade, assim como a redação dessas no infinitivo deve ser entendida como ações que se recomenda para obter melhores resultados nos programas de alfabetização informacional/competência em informação no contexto social e organizacional e nos processos de ensino-pesquisa, aprendizagem e avaliação da melhoria contínua da qualidade. Este resultado foi possível por meio da participação ativa dos coordenadores e/ou formadores em alfabetização informacional/competência em informação pesquisados e, assim, se espera que com essas 75 lições, os programas avançados em alfabetização informacional/competência em informação possam utilizá-las para revisá-las e auto avaliá-las, verificando quais se mantêm e quais não se mantêm, e das que se mantêm, quais seriam pertinentes revisar, adaptar e aplicar visando à melhoria dos programas. Por outro lado, para as universidades e bibliotecas que queiram começar e/ou dinamizar a alfabetização informacional/competência em informação são lições com uma base de conhecimento extremamente útil para avançar de maneira mais rápida, poupando tempo e recursos, uma vez que a experiência é uma aprendizagem que se adapta ao próprio contexto e segue permanentemente em análise e, assim, sempre poderá oferecer os melhores resultados para um programa de alfabetização informacional/competência em informação. (pt-BR) 3 |
hasFileStorage | _repository/778/2018/09/oai_ojs_abecin_org_br_article_13#00061.pdf () 1 |
hasId | 75 lições aprendidas de programas de competência em informação em universidades da Ibero-América: 2009-2013 URIBE-TIRADO, Alejandro Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, n. 2, v. 1, p. 4-18, 2014. (Artigo de Pesquisa) () 3 |
hasId | 75 lições aprendidas de programas de competência em informação em universidades da Ibero-América: 2009-2013 URIBE-TIRADO, Alejandro Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, n. 2, v. 1, p. 4-18, 2014. (Artigo de Pesquisa) () 3 |
hasId | 75 lições aprendidas de programas de competência em informação em universidades da Ibero-América: 2009-2013 URIBE-TIRADO, Alejandro Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, n. 2, v. 1, p. 4-18, 2014. (Artigo de Pesquisa) () 3 |
hasPageEnd | 18 (pt-BR) 1 |
hasPageStart | 4 (pt-BR) 1 |
Source | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 1, n. 2 (2014); 4-18 (pt-BR) 3 |
Source | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 1 n. 2 (2014); 4-18 (pt-BR) 3 |
Source | 2358-3193 () 3 |
Thema | Competência em Informação (pt-BR) 1 |
Thema | Alfabetização Informacional (pt-BR) 1 |
Thema | Ensino-Pesquisa (pt-BR) 1 |
Thema | Aprendizagem (pt-BR) 1 |
Thema | CoInfo (pt-BR) 1 |
Thema | Alfin (es-ES) 1 |