Da catalogação à organização da informação: um paradigma para o currículo básico | Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, v. 24, n. 1, 1995 | 1995 - Brapci
Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, v. 24, n. 1, 1995

Da catalogação à organização da informação: um paradigma para o currículo básico

From cataloging to organization ofinformation: a paradigm for the corecurriculum

Resumo: O currículo tradicional de biblioteconomia e ciência da informação trabalha com um paradigma de catalogação, construído com base em conceitos e teorias desenvolvidas não apenas através da história da catalogação, como também através da prática de aplicação de padrões e sistemas desenvolvidos especificamente no trabalho de catalogação. Entretanto, os que defendem a reforma curricular salientam que este paradigma deve ser substituído pelo conhecimento dos recursos e gerenciamento de sistemas, com objetivo de dar, aos graduados em biblioteconomia e ciência da informação, o conhecimento necessário em uma sociedade de informação. Com base na comparação entre currículos tradicionais e não tradicionais da área de organização da informação, este artigo propõe um paradigma para a organização da informação, no qual a informação é definida no contexto de cinco atributos, e a catalogação é considerada uma forma de comportamento organizacional. Sugerem-se algumas implicações deste paradigma sobre o currículo básico da organização da informação.
Palavras-chave: Catalogacao Currículo Organização da informação
Abstract: The traditional library and information science (LIS)curriculum for organization of information assumes acataloging paradigm that is built on the concepts andtheories developed throughout the history of librarycataloging as well as practical knowledge and skills ofapplying current standards and systems developedspecifically for practice in cataloging. Advocates for LIScurriculum reform point out, however, that thiscataloging paradigm must be replaced by knowledge ofresources and systems management in order to equipLIS graduates with the knowledge and skills needed foran information society. By comparing the traditionaland nontraditional curricula in the area of organization,this paper proposes a paradigm for organization ofinformation in which information is defined in thecontext of five attributes and cataloging is perceived asa mode of organizational behavior. Some implicationsof this paradigm on the core curriculum fororganization of information are suggested.
Keywords: Cataloguing Curriculum Information organization
Mots clés:


JENG, L. H. Da catalogação à organização da informação: um paradigma para o currículo básico. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, v. 24, n. 1, 1995.
JENG LHJ. Da catalogação à organização da informação: um paradigma para o currículo básico. Revista da escola de biblioteconomia da ufmg. 1995;24(1).
JENG, L. H. (1995). Da catalogação à organização da informação: um paradigma para o currículo básico. Revista da escola de biblioteconomia da ufmg; 24(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability1995-01-01: 40802
hasAuthorLing Hwey Jeng: (73449)
hasFileStorage_repository/00/07/34/48/work_00073448#00000.pdf: (87599)
hasSectionOfArtigo científico: 435
hasSubjectCatalogacao: 265430
hasSubjectCurrículo: 173719
hasSubjectOrganização da informação: 252210
isPartOfSourceRevista da escola de biblioteconomia da ufmg: 652
hasIssueOfISSUE:JNL:00044-1995-24-1: 73447
hasAbstractO currículo tradicional de biblioteconomia e ciência da informação trabalha com um paradigma de catalogação, construído com base em conceitos e teorias desenvolvidas não apenas através da história da catalogação, como também através da prática de aplicação de padrões e sistemas desenvolvidos especificamente no trabalho de catalogação. Entretanto, os que defendem a reforma curricular salientam que este paradigma deve ser substituído pelo conhecimento dos recursos e gerenciamento de sistemas, com objetivo de dar, aos graduados em biblioteconomia e ciência da informação, o conhecimento necessário em uma sociedade de informação. Com base na comparação entre currículos tradicionais e não tradicionais da área de organização da informação, este artigo propõe um paradigma para a organização da informação, no qual a informação é definida no contexto de cinco atributos, e a catalogação é considerada uma forma de comportamento organizacional. Sugerem-se algumas implicações deste paradigma sobre o currículo básico da organização da informação.: 0
hasIDoai:brapci.inf.br:article/2672
hasRegisterIdhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000002672: 0
hasSourceRevista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, v. 24, n. 1, 1995, p. 143-161.: 0
hasTitleDa catalogação à organização da informação: um paradigma para o currículo básico: 0
hasUrlhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/13026: 0
hasUrlPDF:_repositorio/2010/11/pdf_cfc17b13a0_0013026.pdf: 0
hasUrlURL:http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/reb/: 0
prefLabelOai:brapci.inf.br:article/2672#00044: 0
Classe: Article