Competência informacional e midiática no ensino superior: Desafios e propostas para o Brasil
[PRISMA.COM; n. 13 (2010); 220-237]
Artigo do Contecsi
Competência informacional e midiática no ensino superior: Desafios e propostas para o Brasil

Resumo: A presença das tecnologias e das mídias é hoje tão importante, que é impossível ignorá-la. Os calouros e estudantes universitários de hoje têm telefones celulares com fotos digitais e vídeos. Eles usam blogs, twitter e sites de redes sociais. Ao mesmo tempo, lêem livros e artigos, e fazem seus projetos e a lição de casa. Continuamente, diferentes tecnologias e novas informações estão impactando o ensino superior. Isto exige uma rápida atualização da competência informacional e midiática pelos alunos. Apesar do impacto progressivo da tecnologia digital na cultura acadêmica contemporânea, é imperativo resgatar e consolidar um compromisso mais crítico com a informação, mídia e tecnologia. Nós defendemos a convergência da literacia da informação e da literacia dos media no ensino superior. O Projeto CIMES (Competência em Informação e Mídia no Ensino Superior) está em estágio inicial. O presente artigo tem como objetivo revisar as questões teóricas, políticas e práticas sobre a educação para a competência em informação e mídia no ensino superior, especialmente no Brasil. O objetivo final do Projeto CIMES é fornecer uma estrutura para desenvolver programas educacionais no Brasil que tenham a competência em informação e a competência midiática como uma aplicação transversal no ensino superior. O atual estágio do projeto permite apenas traçar um quadro geral analítico.

Palavras-chave:



Como citar
DUDZIAK, E. A. Competência informacional e midiática no ensino superior: desafios e propostas para o brasil. Prisma.com (Portugual), n. 13, p. 220-237, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/74442. Acesso em: 22 mar. 2023.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorCompetência informacional e midiática no ensino superior: Desafios e propostas para o Brasil
DUDZIAK, Elisabeth Adriana
Prisma.com (Portugual), n. 13, p. 220-237, 2010. (Artigo do Contecsi) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2008 (pt-BR) 3
Identificadorhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2008 (pt-BR) 3
TitleCompetência informacional e midiática no ensino superior: Desafios e propostas para o Brasil (pt-BR) 3
AuthorDUDZIAK, Elisabeth Adriana (pt-BR) 1
Access Linkhttp://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2008/3236 (pt-BR) 3
Access Linkhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2008/3236 (pt-BR) 3
IssuePrisma.com (Portugual), n. 13, 2010. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoPrisma.com (Portugual) (pt-BR) 1
SessãoArtigo do Contecsi (pt-BR) 1
Disponibilizado2010-04-03 (pt-BR) 1
hasAbstractA presença das tecnologias e das mídias é hoje tão importante, que é impossível ignorá-la. Os calouros e estudantes universitários de hoje têm telefones celulares com fotos digitais e vídeos. Eles usam blogs, twitter e sites de redes sociais. Ao mesmo tempo, lêem livros e artigos, e fazem seus projetos e a lição de casa. Continuamente, diferentes tecnologias e novas informações estão impactando o ensino superior. Isto exige uma rápida atualização da competência informacional e midiática pelos alunos. Apesar do impacto progressivo da tecnologia digital na cultura acadêmica contemporânea, é imperativo resgatar e consolidar um compromisso mais crítico com a informação, mídia e tecnologia. Nós defendemos a convergência da literacia da informação e da literacia dos media no ensino superior. O Projeto CIMES (Competência em Informação e Mídia no Ensino Superior) está em estágio inicial. O presente artigo tem como objetivo revisar as questões teóricas, políticas e práticas sobre a educação para a competência em informação e mídia no ensino superior, especialmente no Brasil. O objetivo final do Projeto CIMES é fornecer uma estrutura para desenvolver programas educacionais no Brasil que tenham a competência em informação e a competência midiática como uma aplicação transversal no ensino superior. O atual estágio do projeto permite apenas traçar um quadro geral analítico. (pt-PT) 3
hasFileStorage_repository/747/2018/09/oai_ojs_letras_up_pt_article_2008#00056.pdf () 1
hasIdCompetência informacional e midiática no ensino superior: Desafios e propostas para o Brasil
DUDZIAK, Elisabeth Adriana
Prisma.com (Portugual), n. 13, p. 220-237, 2010. (Artigo do Contecsi) () 3
hasIdCompetência informacional e midiática no ensino superior: Desafios e propostas para o Brasil
DUDZIAK, Elisabeth Adriana
Prisma.com (Portugual), n. 13, p. 220-237, 2010. (Artigo do Contecsi) () 3
hasPageEnd237 (pt-BR) 1
hasPageStart220 (pt-BR) 1
SourcePRISMA.COM; n. 13 (2010); 220-237 (pt-BR) 3
Source1646-3153 (pt-BR) 3
SourcePRISMA.COM; N.º 13 (2010); 220-237 (pt-BR) 3