Competência informacional e midiática no ensino superior: desafios e propostas para o Brasil | Prisma.com (Portugual), v. , n. 13, 2010 | 2010 - Brapci
Prisma.com (Portugual), v. , n. 13, 2010

Competência informacional e midiática no ensino superior: desafios e propostas para o Brasil

Resumo: A presença das tecnologias e das mídias é hoje tão importante, que é impossível ignorá-la. Os calouros e estudantes universitários de hoje têm telefones celulares com fotos digitais e vídeos. Eles usam blogs, twitter e sites de redes sociais. Ao mesmo tempo, lêem livros e artigos, e fazem seus projetos e a lição de casa. Continuamente, diferentes tecnologias e novas informações estão impactando o ensino superior. Isto exige uma rápida atualização da competência informacional e midiática pelos alunos. Apesar do impacto progressivo da tecnologia digital na cultura acadêmica contemporânea, é imperativo resgatar e consolidar um compromisso mais crítico com a informação, mídia e tecnologia. Nós defendemos a convergência da literacia da informação e da literacia dos media no ensino superior. O Projeto CIMES (Competência em Informação e Mídia no Ensino Superior) está em estágio inicial. O presente artigo tem como objetivo revisar as questões teóricas, políticas e práticas sobre a educação para a competência em informação e mídia no ensino superior, especialmente no Brasil. O objetivo final do Projeto CIMES é fornecer uma estrutura para desenvolver programas educacionais no Brasil que tenham a competência em informação e a competência midiática como uma aplicação transversal no ensino superior. O atual estágio do projeto permite apenas traçar um quadro geral analítico.
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


DUDZIAK, E. A. Competência informacional e midiática no ensino superior: desafios e propostas para o brasil. Prisma.com (Portugual), v., n. 13, 2010.
DUDZIAK EAD. Competência informacional e midiática no ensino superior: desafios e propostas para o brasil. Prisma.com (portugual). 2010;(13).
DUDZIAK, E. A. (2010). Competência informacional e midiática no ensino superior: desafios e propostas para o brasil. Prisma.com (portugual); (13).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2010-04-03: 61294
hasAuthorElisabeth Adriana Dudziak: (1233)
hasFileStorage_repository/00/07/44/42/work_00074442#00000.pdf: (87796)
hasPageEnd237: 268
hasPageStart220: 4084
hasSectionOfArtigo do Contecsi: 749
wasPublicationInDate2010-04-03: (302882)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
hasIssueOfISSUE:JNL:56:2010-0-0: (301802)
isPartOfSourcePrisma.com (Portugual): 747
hasAbstractA presença das tecnologias e das mídias é hoje tão importante, que é impossível ignorá-la. Os calouros e estudantes universitários de hoje têm telefones celulares com fotos digitais e vídeos. Eles usam blogs, twitter e sites de redes sociais. Ao mesmo tempo, lêem livros e artigos, e fazem seus projetos e a lição de casa. Continuamente, diferentes tecnologias e novas informações estão impactando o ensino superior. Isto exige uma rápida atualização da competência informacional e midiática pelos alunos. Apesar do impacto progressivo da tecnologia digital na cultura acadêmica contemporânea, é imperativo resgatar e consolidar um compromisso mais crítico com a informação, mídia e tecnologia. Nós defendemos a convergência da literacia da informação e da literacia dos media no ensino superior. O Projeto CIMES (Competência em Informação e Mídia no Ensino Superior) está em estágio inicial. O presente artigo tem como objetivo revisar as questões teóricas, políticas e práticas sobre a educação para a competência em informação e mídia no ensino superior, especialmente no Brasil. O objetivo final do Projeto CIMES é fornecer uma estrutura para desenvolver programas educacionais no Brasil que tenham a competência em informação e a competência midiática como uma aplicação transversal no ensino superior. O atual estágio do projeto permite apenas traçar um quadro geral analítico.: 0
hasIDoai:ojs.letras.up.pt:article/2008
hasIDoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/2008
hasRegisterIdhttp://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2008: 0
hasRegisterIdhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2008: 0
hasSourcePRISMA.COM; n. 13 (2010); 220-237: 0
hasSource1646-3153: 0
hasSourcePRISMA.COM; N.º 13 (2010); 220-237: 0
hasTitleCompetência informacional e midiática no ensino superior: desafios e propostas para o Brasil: 0
hasUrlhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2008
hasUrlhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2008/3236
prefLabeloai:ojs.letras.up.pt:article/2008#00056: 0
Classe: Article