Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional
[Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol 9 No 1 (2016); 124-142]
Artigo
Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional

Resumo: Atualmente a competência em informação tem sido estudada em diferentes contextos sociais. Sendo assim um artigo que demonstre as principais atuações desta competência contribui na construção do pensamento complexo do pesquisador e do público em geral. Portanto a presente pesquisa possui a seguinte questão norteadora: como a competência em informação influencia os diferentes contextos sociais? Ressalta-se que foram escolhidos os principais âmbitos de influência a fim de que o leitor possua uma visão amplificada sobre o tema, contudo uma pesquisa que apresente todas as perspectivas de um conhecimento é improvável. Como procedimentos metodológicos o artigo apresenta uma pesquisa exploratória baseada em uma revisão bibliográfica. Nas considerações finais afirma-se que a competência em informação está presente na política, pois é um fator que permite exercer a cidadania; nas escolas desenvolvendo o aprendizado dos estudantes; além disto, é necessária no manuseio das tecnologias e é uma estratégia de vantagem competitiva nas organizações.

Palavras-chave:



Como citar
OTTONICAR, S. L. C.; VALENTIM, M. L. P.; FERES, G. G. Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 9 No 1, n. 1, p. 124-142, 2016. DOI: 10.26512/rici.v9.n1.2016.2203 Acesso em: 01 dez. 2022.

Compartilhe
Plum X Metrics
Refs
21
NLP

Referências

proprietyvalue
DescriptorCompetência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional
OTTONICAR, Selma Leticia Capinzaiki; VALENTIM, Marta Lígia Pomim; FERES, Glória Georges
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, n. 1, v. 9 No 1, p. 124-142, 2016. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/2203 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.26512/rici.v9.n1.2016.2203 (pt-BR) 3
TitleCompetência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional (pt-BR) 3
AuthorOTTONICAR, Selma Leticia Capinzaiki (pt-BR) 1
AuthorVALENTIM, Marta Lígia Pomim (pt-BR) 1
AuthorFERES, Glória Georges (pt-BR) 1
Access Linkhttp://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/2203/1956 (pt-BR) 3
IssueRevista Ibero-Americana de Ciência da Informação, n. 1, v. 9 No 1, 2016. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Ibero-Americana de Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2016-03-02 (pt-BR) 1
hasAbstractAtualmente a competência em informação tem sido estudada em diferentes contextos sociais. Sendo assim um artigo que demonstre as principais atuações desta competência contribui na construção do pensamento complexo do pesquisador e do público em geral. Portanto a presente pesquisa possui a seguinte questão norteadora: como a competência em informação influencia os diferentes contextos sociais? Ressalta-se que foram escolhidos os principais âmbitos de influência a fim de que o leitor possua uma visão amplificada sobre o tema, contudo uma pesquisa que apresente todas as perspectivas de um conhecimento é improvável. Como procedimentos metodológicos o artigo apresenta uma pesquisa exploratória baseada em uma revisão bibliográfica. Nas considerações finais afirma-se que a competência em informação está presente na política, pois é um fator que permite exercer a cidadania; nas escolas desenvolvendo o aprendizado dos estudantes; além disto, é necessária no manuseio das tecnologias e é uma estratégia de vantagem competitiva nas organizações. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/596/2018/09/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_2203#00040.pdf () 1
hasIdCompetência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional
OTTONICAR, Selma Leticia Capinzaiki; VALENTIM, Marta Lígia Pomim; FERES, Glória Georges
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, n. 1, v. 9 No 1, p. 124-142, 2016. (Artigo) () 3
hasPageEnd142 (pt-BR) 1
hasPageStart124 (pt-BR) 1
SourceRevista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol 9 No 1 (2016); 124-142 (pt-BR) 3
SourceRevista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 124-142 (pt-BR) 3
SourceRevista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 124-142 (es-ES) 3
Source1983-5213 () 3
SourceDOI: 10.26512/rici.v9.n1.2016 () 3