Competências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços de informação em bibliotecas universitárias required competences to the librarians in information provision at university libraries | Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 19, n. 1, 2014 | 2014 - Brapci
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 19, n. 1, 2014

Competências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços de informação em bibliotecas universitárias required competences to the librarians in information provision at university libraries

Resumo: Tem-se como objetivo identificar as competências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços de informação em bibliotecas universitárias. Inicialmente, foram identificados os serviços de informação prestados pelas bibliotecas universitárias participantes, a saber: capacitação/treinamento de usuários, comutação bibliográfica, levantamento bibliográfico, normalização bibliográfica e processo de referência/assistência informacional. Foi elaborada uma lista contendo competências indicadas aos bibliotecários a qual foi submetida para averiguação dos bibliotecários atuantes nos serviços de informação. Obteve-se como resultado as competências avaliadas como “muito importante”, para cada um dos serviços de informação identificados. A partir desta identificação é possível contribuir para a gestão de competências, com vistas a melhorar o desenvolvimento das atividades prestadas.
Palavras-chave: Biblioteconomia Ciência da informação Gestão de competência Gestão de pessoa Serviço de informação Biblioteca universitária Competência de bibliotecário que atuam em serviço de informação de biblioteca universitária
Mots clés:


ROSSI, T.; COSTA, M. D.; PINTO, A. L. Competências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços de informação em bibliotecas universitárias required competences to the librarians in information provision at university libraries. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 19, n. 1, 2014.
ROSSI TR; COSTA MDC; PINTO ALP. Competências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços de informação em bibliotecas universitárias required competences to the librarians in information provision at university libraries. Revista acb: biblioteconomia em santa catarina. 2014;19(1).
ROSSI, T., COSTA, M. D., & PINTO, A. L. (2014). Competências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços de informação em bibliotecas universitárias required competences to the librarians in information provision at university libraries. Revista acb: biblioteconomia em santa catarina; 19(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • AMBONI, Narcisa de Fátima. Qualidade em serviços: dimensões para orientação e avaliação das bibliotecas universitárias federais brasileiras. 2002. 228 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.  these 
  • BARBALHO, Célia Regina Simonetti., ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Gestão do conhecimento através do mapeamento de competências: o case do Sistema CFB/CRB. In: WORKSHOP BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E GESTÃO DO CONHECIMENTO, 9., 2009, Belém. Anais eletrônicos... Belém, 2009.  events 
  • BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística aplicada às ciências sociais. 6. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.  book 
  • BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Da capacitação de recursos humanos à gestão da qualidade em bibliotecas universitárias: paradigma teórico-prático para ambiente de serviço de referência e informação. 1995. 259 f. Tese (Doutorado)-Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.  these 
  • BORGES, Monica Erichsen Nassif. O essencial para a gestão de serviços e produtos de informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 5, n. 1, p. 115-128, jul./dez. 2007.  journal 
  • BRASIL. Ministério da Educação. Parecer n. CNE/CES 492/2001. Brasília, 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia.  book 
  • BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Classificação Brasileira de Ocupações. 2612: Profissionais da informação. Brasília, 2002.  book 
  • CARBONE, Pedro Paulo et al. Gestão por competências e gestão do conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.  book 
  • CUNHA, Murilo Bastos da., CAVALCANTI, Cordelia R. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.  book 
  • DIAS, Maria Matilde Kronka., BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Gestão da informação em ciência e tecnologia sob a ótica do cliente. Bauru: EDUSC, 2003.  book 
  • DURAND, Thomas. L’alchimie de la competence. Revue Française de Gestion: théories mode d’emploi, França, n. 160, p. 261-292, 2006.  journal 
  • DURAND, Thomas. Thomas Durand. Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2012.  LINK 
  • ENCUENTRO DE DIRECTORES DE ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIA DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 4., 2000, Montevideo. Programa, acuerdos y recomendaciones… Montevideo: Universidad de la República, 2000.  book 
  • FARIA, Sueli et al. Competências do profissional da informação: uma reflexão a partir da Classificação Brasileira de Ocupações. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 26-33, maio/ago. 2005.  journal 
  • FARIAS, Gabriela Belmont de. O bibliotecário: gestor da informação: representações do segmento imobiliário sobre competências. 2007. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.  dissertation 
  • FINGER, Andrew Beheregarai., CASTRO, Gardênia de., COSTA, Marilia Damiani. Gestão de bibliotecas universitárias com a implementação do Customer Relationship Management (CRM). In: AMARAL, Sueli Angélica do (Org). Marketing na ciência da informação. Brasília: Ed. da UnB, 2007. cap. 3, p. 47-63.  book.cap 
  • FLEURY, Maria Tereza Leme., FLEURY, Afonso. Alinhando estratégia e competências. RAE: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 44-57, jan./mar. 2004.  journal 
  • FLEURY, Maria Tereza Leme., FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, Campinas, ed. esp., p. 183-196, 2001.  book 
  • FREITAS, André Luís Policani., BOLSANELLO, Franz Marx Carvalho., VIANA, Nathália Ribeiro Nunes Gomes. Avaliação da qualidade de serviços de uma biblioteca universitária: um estudo de caso utilizando o modelo Servqual. Ciência da Informação, Brasília, v. 37, n. 3, p. 88-102, set./dez. 2008.  journal 
  • LEIVA-AGUILERA, Javier. Comunicacion en la empresa y apertura del perfil profesional de los documentalistas. El profesional de la información, Barcelona, v. 19, n. 2, p. 117-121, mar./abr. 2010.  journal 
  • LIMA JUNIOR, Genivaldo Correia., NASCIMENTO, Genoveva Batista do. O bibliotecário na sociedade da informação: novas habilidades requeridas. Biblionline, João Pessoa, v. 2, n. 2, jul./dez. 2006.  journal 
  • MCCLESKEY, Sarah E. Staffing standards and core competencies in academic art and architecture departmental libraries: a preliminary study. Journal of Library Administration, Oklahoma, v. 39, n. 1, p. 1-21, 2003.  journal 
  • MACEDO, Neusa Dias. Princípios e reflexões sobre o serviço de referência e informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, n. 1, v. 23, p. 9-37, jan./dez. 1990.  journal 
  • MAHMOOD, Khalid. A comparison between needed competencies of academic librarians and LIS curricula in Pakistan. The Electronic Library, New York, v. 21, n. 2, p. 99-109, 2003.  journal 
  • MOURA, Dora Leão et al. Competências requeridas no mercado globalizado. In: FISCHER, André Luiz., DUTRA, Joel Souza., AMORIM, Wilson Aparecido Costa de (Org.). Gestão de pessoas: desafios estratégicos das organizações contemporâneas. São Paulo: Atlas, 2009. p. 77-93.  book.cap 
  • MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Perfil do bibliotecário, serviços e responsabilidades na área de informação e formação profissional. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 17, p. 63-70, jan./jun. 1989.  journal 
  • NINA, Renée Rosane Vaz. O bibliotecário como profissional da informação e as representações de suas competências profissionais e pessoais para atuar em bibliotecas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 13, n. 25, p. 105-123, 2008.  journal 
  • OLIVEIRA, Ângela Maria et al. Mapeamento de competências em bibliotecas universitárias. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 360-382, 2006.  journal 
  • PARTRIDGE, Helen L. et al. The contemporary librarian: skills, knowledge and attributes required in a world of emerging technologies. Library and Information Science Research, London, v. 32, n. 4, p. 265271, 2010.  journal 
  • PASSARELLI, Brasilina. O Bibliotecário 2.0 e a emergência de novos perfis profissionais. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 10, n. 6, p. 1-15, dez. 2009.  journal 
  • ROSSI, Tatiana. Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis. 2012. 198f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2012.  dissertation 
  • SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Universidades em Santa Catarina. Disponível em: . Acesso em: 25 jan. 2012.  LINK 
  • SANTOS, Angela Sikorski., TOLFO, Suzana da Rosa. Competências demandadas dos bibliotecários frente às novas tecnologias de informação em bibliotecas universitárias. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 11, n. 21, p. 69-84, 2006.  journal 
  • SILVA, Chirley Cristiane Mineiro da. O perfil do bibliotecário de referência das bibliotecas universitárias do estado de Santa Catarina. 2006. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.  dissertation 
  • SILVA, Luciana Candida. Competências essenciais exigidas do bibliotecário frente aos desafios da sociedade da informação: um estudo dos profissionais de Goiânia-GO. 2009. 248 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação)-Universidade Nacional de Brasília, Brasília, DF, 2009.  dissertation 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2014-03-19: 12743
hasAuthorTatiana Rossi: (14557)
hasAuthorMarília Damiani Costa: (6282)
hasAuthorAdilson Luiz Pinto: (638)
hasFileStorage_repository/00/07/66/22/work_00076622#00000.pdf: (89588)
hasPageEnd123: 1066
hasPageStart111: 1421
hasSectionOfRelato de pesquisa: 99
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectGestão de competência: 7197
hasSubjectGestão de pessoa: 3504
hasSubjectServiço de informação: 298816
hasSubjectBiblioteca universitária: 233546
hasSubjectCompetência de bibliotecário que atuam em serviço de informação de biblioteca universitária: 76623
isPartOfSourceRevista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina: 680
hasIssueOfISSUE:JNL:00046-2014-19-1: 61763
hasAbstractTem-se como objetivo identificar as competências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços de informação em bibliotecas universitárias. Inicialmente, foram identificados os serviços de informação prestados pelas bibliotecas universitárias participantes, a saber: capacitação/treinamento de usuários, comutação bibliográfica, levantamento bibliográfico, normalização bibliográfica e processo de referência/assistência informacional. Foi elaborada uma lista contendo competências indicadas aos bibliotecários a qual foi submetida para averiguação dos bibliotecários atuantes nos serviços de informação. Obteve-se como resultado as competências avaliadas como “muito importante”, para cada um dos serviços de informação identificados. A partir desta identificação é possível contribuir para a gestão de competências, com vistas a melhorar o desenvolvimento das atividades prestadas.: 0
hasIDoai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/941
hasRegisterIdhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/941: 0
hasSourceRevista ACB; v. 19, n. 1 (2014): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 111-123: 0
hasSource1414-0594: 0
hasTitleCompetências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços de informação em bibliotecas universitárias required competences to the librarians in information provision at university libraries: 0
hasUrlhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/941/pdf_92: 0
prefLabeloai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/941#00046: 0
Classe: Article