Conhecimento e espaços de poder: trajetórias da pesquisa acadêmica feminista no Brasil | Inclusão Social, v. 11, n. 2, 2018 | 2018 - Brapci
Inclusão Social, v. 11, n. 2, 2018

Conhecimento e espaços de poder: trajetórias da pesquisa acadêmica feminista no Brasil

Resumo: Este artigo pretende mapear o lugar da teoria política feminista no campo de pesquisa das ciências sociais no Brasil. O propósito é o indicar as contribuições da pesquisa acadêmica feminista para se pensar os espaços de poder ocupados pelas mulheres, considerando a universidade enquanto espaço de legitimação de discursos e conhecimento. Discute-se a definição conceitual de pensamento feminista, considerando a natureza dual de ação e reflexão, para então abordar a trajetória entrelaçada do feminismo brasileiro como movimento social e campo de pesquisa científica. Por fim é feito um mapeamento dos espaços institucionais e universitários que acolhem as discussões feministas, e também da função de revistas acadêmicas para a inserção das discussões feministas na universidade, em especial na área das ciências humanas. Busca-se reconstituir a tomada de espaço do feminismo no campo da pesquisa acadêmica, destacando os principais desafios que o pensamento feminista enfrenta para legitimar-se enquanto discurso científico válido.
Palavras-chave: Inclusão social Pesquisa acadêmica Movimento feminista Espaço de poder Conhecimento
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SCHUCK, E. O. Conhecimento e espaços de poder: trajetórias da pesquisa acadêmica feminista no brasil. Inclusão Social, v. 11, n. 2, 2018.
SCHUCK EOS. Conhecimento e espaços de poder: trajetórias da pesquisa acadêmica feminista no brasil. Inclusão social. 2018;11(2).
SCHUCK, E. O. (2018). Conhecimento e espaços de poder: trajetórias da pesquisa acadêmica feminista no brasil. Inclusão social; 11(2).
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