Recursos educacionais abertos: uma revisão integrativa das perspectivas para o ii congresso mundial de rea | Inclusão Social, v. 10, n. 1, 2016 | 2016 - Brapci
Inclusão Social, v. 10, n. 1, 2016

Recursos educacionais abertos: uma revisão integrativa das perspectivas para o ii congresso mundial de rea

Resumo: O presente artigo apresenta uma síntese sobre o levantamento dos desafios e soluções para a implementação da Educação Aberta. Realizada por especialistas de diversas regiões do mundo, e registradas em documentos gerados nas seis Consultas Regionais de Recursos Educacionais Abertos. A metodologia adotada é a revisão integrativa, com o intuito de realizar a integração entre a pesquisa científica e a prática profissional no âmbito da atuação profissional. Os resultados, organizados sinteticamente, são analisados e confrontados com o estudo de caso da implantação do Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos do Paraná, REA Paraná. Dentre os principais resultados alcançados, aponta-se que, apesar das dificuldades apresentadas, a resposta que soluciona e supera essa dificuldade está declarada nos diversos modelos que indicam as dimensões que devem ser consideradas na implementação de programas de REA. Entre as soluções, aponta-se a criação de políticas nacionais que incentivem o desenvolvimento de políticas institucionais de REA nas instituições públicas.
Palavras-chave: Inclusão social Educação Educação aberta Prática educacional aberta Consulta regional Práticas educacionais abertas Consultas regionais
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


MEIER, M. J.; et al.. Recursos educacionais abertos: uma revisão integrativa das perspectivas para o ii congresso mundial de rea. Inclusão Social, v. 10, n. 1, 2016.
MEIER MJM; et al.. Recursos educacionais abertos: uma revisão integrativa das perspectivas para o ii congresso mundial de rea. Inclusão social. 2016;10(1).
MEIER, M. J., SILVA, H. O., FORNARI, A., & LEAL, G. C. G. (2016). Recursos educacionais abertos: uma revisão integrativa das perspectivas para o ii congresso mundial de rea. Inclusão social; 10(1).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2018-04-04: 71055
hasAuthorMarineli Joaquim Meier: (80658)
hasAuthorHenrique Oliveira Silva: (80659)
hasAuthorAline Fornari: (80660)
hasAuthorGiseli Campos Gaioski Leal: (80661)
hasFileStorage_repository/00/08/06/55/work_00080655#00000.pdf: (98894)
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectInclusão social: 262072
hasSubjectEducação: 234411
hasSubjectEducação aberta: 189984
hasSubjectPrática educacional aberta: 80389
hasSubjectConsulta regional: 80656
hasSubjectPráticas educacionais abertas: 110100
hasSubjectConsultas regionais: 281700
wasPublicationInDate2018-04-04: (281696)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseRESERVERD: (234643)
isPartOfSourceInclusão social: 376
hasIssueOfISSUE:JNL:00023-2016-10-1: 71052
hasAbstractO presente artigo apresenta uma síntese sobre o levantamento dos desafios e soluções para a implementação da Educação Aberta. Realizada por especialistas de diversas regiões do mundo, e registradas em documentos gerados nas seis Consultas Regionais de Recursos Educacionais Abertos. A metodologia adotada é a revisão integrativa, com o intuito de realizar a integração entre a pesquisa científica e a prática profissional no âmbito da atuação profissional. Os resultados, organizados sinteticamente, são analisados e confrontados com o estudo de caso da implantação do Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos do Paraná, REA Paraná. Dentre os principais resultados alcançados, aponta-se que, apesar das dificuldades apresentadas, a resposta que soluciona e supera essa dificuldade está declarada nos diversos modelos que indicam as dimensões que devem ser consideradas na implementação de programas de REA. Entre as soluções, aponta-se a criação de políticas nacionais que incentivem o desenvolvimento de políticas institucionais de REA nas instituições públicas.: 0
hasIDoai:ojs.revista.ibict.br:article/4174
hasRegisterIdhttp://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4174: 0
hasSource1808-8678
hasSource1808-8392
hasTitleRecursos educacionais abertos: uma revisão integrativa das perspectivas para o ii congresso mundial de rea: 0
hasUrlhttps://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4174
hasUrlhttps://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4174/3645
prefLabelOai:ojs.revista.ibict.br:article/4174#00023: 0
Classe: Article