Resumo: A presença das TIC na Educação atinge diferentes espaços de letramentos, em particular, a biblioteca.Os bibliotecários sempre contribuíram regularmente com a formação dos alunos através da mediação, no processo de escolarização, não apenas com as fontes de consulta para o acesso à informação, mas também para a aquisição de habilidades informacionais em um processo cada vez mais intensificado com o excesso de informação. Esse processo, conhecido como letramento ou competência informacional, tem sido compreendido como o aprendizado necessário para lidar com a quantidade de informação disponível em todas as áreas do conhecimento, com raízes nas práticas de treinamento e educação de usuários. Estas práticas embasam, também, as reflexões na área da Biblioteconomia sobre o perfil educador do bibliotecário. A quantidade de trabalhos sobre relatos de práticas e experiências nacionais ainda é pequena. Há que se desenvolver o conceito de letramento informacional no ensino da Biblioteconomia e compartilhar mais narrativas de práticas e experiências a fim de implementar uma mediação mais significativa na biblioteca universitária.
Palavras-chave: Letramento Informacional. Mediao.
Abstract: he presence of ICT in education reaches other literacy spaces, in particular, the library. Librarians have always contributed regularly with the training of students through mediation, along the schooling process, not only with reference sources for access to information, but also to acquire information literacy in an increasingly intensified process with excess information. This process, known as information literacy, has been understood as the learning needed to handle the amount of information available in all areas of knowledge, rooted in training practices and user education. These practices also underpin the reflections in the area of librarianship on the librarianâs educational profile. The amount of work on national practices and experiences reports is still small. It is necessary to develop the concept of information literacy in teaching librarianship and share more stories of practices and experiences in order to implement a more meaningful mediation in the university library.
Keywords: Information Literacy. University Library. Mediation. Competncia em Informao. Biblioteca Universitria.
propriety | value |
---|---|
Descriptor | Mediação e letramento informacional: algumas considerações Revista Analisando em Ciência da Informação, , . (Artigo Científico) (pt-BR) 3 |
Identificador | http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000028282 (pt-BR) 3 |
Title | Mediação e letramento informacional: algumas considerações (pt-BR) 3 |
Title | Mediation and information literacy: some considerations (en) 3 |
Published | Revista Analisando em Ciência da Informação, n. 2, v. 4, 2016. (pt-BR) 2 |
Access Link | http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/60035 (pt-BR) 3 |
Access Link | PDF:_repositorio/2017/12/pdf_a6c2ec0448_0000028282.pdf (pt-BR) 3 |
Nome da Pulicação | Revista Analisando em Ciência da Informação (pt-BR) 1 |
Sessão | Artigo Científico (pt-BR) 1 |
Disponibilizado | 2016-01-01 (pt-BR) 1 |
hasAbstract | A presença das TIC na Educação atinge diferentes espaços de letramentos, em particular, a biblioteca.Os bibliotecários sempre contribuíram regularmente com a formação dos alunos através da mediação, no processo de escolarização, não apenas com as fontes de consulta para o acesso à informação, mas também para a aquisição de habilidades informacionais em um processo cada vez mais intensificado com o excesso de informação. Esse processo, conhecido como letramento ou competência informacional, tem sido compreendido como o aprendizado necessário para lidar com a quantidade de informação disponível em todas as áreas do conhecimento, com raízes nas práticas de treinamento e educação de usuários. Estas práticas embasam, também, as reflexões na área da Biblioteconomia sobre o perfil educador do bibliotecário. A quantidade de trabalhos sobre relatos de práticas e experiências nacionais ainda é pequena. Há que se desenvolver o conceito de letramento informacional no ensino da Biblioteconomia e compartilhar mais narrativas de práticas e experiências a fim de implementar uma mediação mais significativa na biblioteca universitária. (pt-BR) 3 |
hasAbstract | he presence of ICT in education reaches other literacy spaces, in particular, the library. Librarians have always contributed regularly with the training of students through mediation, along the schooling process, not only with reference sources for access to information, but also to acquire information literacy in an increasingly intensified process with excess information. This process, known as information literacy, has been understood as the learning needed to handle the amount of information available in all areas of knowledge, rooted in training practices and user education. These practices also underpin the reflections in the area of librarianship on the librarianâs educational profile. The amount of work on national practices and experiences reports is still small. It is necessary to develop the concept of information literacy in teaching librarianship and share more stories of practices and experiences in order to implement a more meaningful mediation in the university library. (en) 3 |
hasFileStorage | _repository/675/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_28282#00045.pdf () 1 |
hasId | Mediação e letramento informacional: algumas considerações Revista Analisando em Ciência da Informação, , . (Artigo Científico) () 3 |
Source | Revista Analisando em Ciência da Informação, v. 4, n. 2, 2016, p. A01. (pt-BR) 3 |
Thema | Letramento Informacional (pt-BR) 1 |
Thema | Mediao (pt-BR) 1 |
Thema | Information Literacy (en) 1 |
Thema | University Library (en) 1 |
Thema | Mediation (en) 1 |
Thema | Competncia em Informao (en) 1 |
Thema | Biblioteca Universitria (en) 1 |