Literacias de in(formação) 3.0 em tempos de web 2.0: novas perspetivas | Cadernos BAD (Portugual), v. , n. 1/2, 2009 | 2009 - Brapci
Cadernos BAD (Portugual), v. , n. 1/2, 2009

Literacias de in(formação) 3.0 em tempos de web 2.0: novas perspetivas

Resumo: As ideias apresentadas neste artigo resultam de uma reflexão sobre o futuro da convencional formação de utilizadores, terminologia atualmente superada pelos conceitos de ≪literacia de informação≫ ou ≪aprendizagem ao longo da vida≫. Ambas as áreas evoluem a par dos avanços tecnológicos, sendo importante analisar em que medida as mudanças potenciadas pelas tecnologias de informação e comunicação alteram o comportamento dos utilizadores das bibliotecas, suscitando novas necessidades de informação e de aprendizagem. Em presença desta evidencia, as bibliotecas tem de ser inclusivas e proporcionar programas de formação e aprendizagem que, entre outros aspetos, contribuam para melhorar as condições de acesso e uso dos serviços de informação na era digital, assim como, no cumprimento da sua missão, impulsionem a infoinclusao tecnológica.A aposta no desenvolvimento de competências de informação ou dos media (acesso, seleção, avaliação, analise critica e comunicação) abrange distintos meios de comunicação que impregnam o nosso dia a dia, desde a televisão, cinema, radio, Internet ou meios impressos. Assim, em tempos de Web 2.0 e de processos de aprendizagem em rede, tudo aquilo que sabemos ou conhecemos e continuamente colocado em causa.Em prospetiva, e feita uma breve introdução ao cenário dos Serviços de Referencia e In(Formação) em ambientes Web 3.0, como preparação para aquilo que o futuro reserva as bibliotecas.
Palavras-chave:
Keywords:
Palabras clave:
Mots clés:


AMANDIO, M. J. Literacias de in(formação) 3.0 em tempos de web 2.0: novas perspetivas. Cadernos BAD (Portugual), v., n. 1/2, 2009.
AMANDIO MJA. Literacias de in(formação) 3.0 em tempos de web 2.0: novas perspetivas. Cadernos bad (portugual). 2009;(1/2).
AMANDIO, M. J. (2009). Literacias de in(formação) 3.0 em tempos de web 2.0: novas perspetivas. Cadernos bad (portugual); (1/2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2011-12-31: 60789
hasAuthorMaria José Amândio: (82090)
hasFileStorage_repository/803/2018/09/oai_www_bad_pt_publicacoes_article_755#00064.pdf: (98566)
hasSectionOfDossiê: 293
isPartOfSourceCadernos BAD (Portugual): 803
hasIssueOfISSUE:JNL:00064-2009--1/2: 61466
hasAbstractAs ideias apresentadas neste artigo resultam de uma reflexão sobre o futuro da convencional formação de utilizadores, terminologia atualmente superada pelos conceitos de ≪literacia de informação≫ ou ≪aprendizagem ao longo da vida≫. Ambas as áreas evoluem a par dos avanços tecnológicos, sendo importante analisar em que medida as mudanças potenciadas pelas tecnologias de informação e comunicação alteram o comportamento dos utilizadores das bibliotecas, suscitando novas necessidades de informação e de aprendizagem. Em presença desta evidencia, as bibliotecas tem de ser inclusivas e proporcionar programas de formação e aprendizagem que, entre outros aspetos, contribuam para melhorar as condições de acesso e uso dos serviços de informação na era digital, assim como, no cumprimento da sua missão, impulsionem a infoinclusao tecnológica.A aposta no desenvolvimento de competências de informação ou dos media (acesso, seleção, avaliação, analise critica e comunicação) abrange distintos meios de comunicação que impregnam o nosso dia a dia, desde a televisão, cinema, radio, Internet ou meios impressos. Assim, em tempos de Web 2.0 e de processos de aprendizagem em rede, tudo aquilo que sabemos ou conhecemos e continuamente colocado em causa.Em prospetiva, e feita uma breve introdução ao cenário dos Serviços de Referencia e In(Formação) em ambientes Web 3.0, como preparação para aquilo que o futuro reserva as bibliotecas.: 0
hasIDoai:www.bad.pt/publicacoes:article/755
hasRegisterIdhttps://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/755: 0
hasSource1645-2895
hasTitleLiteracias de in(formação) 3.0 em tempos de web 2.0: novas perspetivas: 0
hasUrlhttps://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/755/754: 0
prefLabeloai:www.bad.pt/publicacoes:article/755#00064: 0
Classe: Article