Resumo: Como explicar que atores da educação popular se refiram a uma sociedade chamada "da informação", parecendo assim inserir-se nesse projeto de intenção federativa que é hoje promovido pelos empresários e pelo poder público? Resultante de uma história longa e plural, a educação popular não constitui um todo homogêneo. Mas sua marca é uma filosofia comum que trabalha para a emancipação social, cultural e política do povo. De fato, a referência à sociedade da informação seria o meio de reatualizar as problemáticas que interessam aos atores da educação popular, além de superar a crise de sentido que eles enfrentam. Enfim, se essa aproximação parece, à primeira vista, favorecer o consenso, os conflitos inerentes ao confronto de valores e identidades continuam vivos e revelam os verdadeiros desafios que tal encontro promete. Palavras-Chave: educação popular, sociedade da informação, ideologia, utopia, espaço público.
Palavras-chave:
propriety | value |
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Descriptor | A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades BOUCHER-PETROVIC, Nathalie Liinc em revista, , . (Transformação da Aprendizagem na Sociedade da Informaçã) (pt-BR) 3 |
Identificador | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3098 (pt-BR) 3 |
Identificador | DOI: 10.18617/liinc.v2i1.202 (pt-BR) 3 |
Title | A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades (pt-BR) 3 |
Published | Liinc em revista, n. 1, v. 2, 2006. (pt-BR) 2 |
Author | BOUCHER-PETROVIC, Nathalie (pt-BR) 1 |
Access Link | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3098/2792 (pt-BR) 3 |
Nome da Pulicação | Liinc em revista (pt-BR) 1 |
Sessão | Transformação da Aprendizagem na Sociedade da Informaçã (pt-BR) 1 |
Disponibilizado | 2006-03-19 (pt-BR) 1 |
hasAbstract | Como explicar que atores da educação popular se refiram a uma sociedade chamada "da informação", parecendo assim inserir-se nesse projeto de intenção federativa que é hoje promovido pelos empresários e pelo poder público? Resultante de uma história longa e plural, a educação popular não constitui um todo homogêneo. Mas sua marca é uma filosofia comum que trabalha para a emancipação social, cultural e política do povo. De fato, a referência à sociedade da informação seria o meio de reatualizar as problemáticas que interessam aos atores da educação popular, além de superar a crise de sentido que eles enfrentam. Enfim, se essa aproximação parece, à primeira vista, favorecer o consenso, os conflitos inerentes ao confronto de valores e identidades continuam vivos e revelam os verdadeiros desafios que tal encontro promete. Palavras-Chave: educação popular, sociedade da informação, ideologia, utopia, espaço público. (pt-BR) 3 |
hasFileStorage | _repository/708/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_3098#00051.pdf () 1 |
hasId | A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades BOUCHER-PETROVIC, Nathalie Liinc em revista, , . (Transformação da Aprendizagem na Sociedade da Informaçã) () 3 |
Source | Liinc em Revista; v. 2, n. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação (pt-BR) 3 |
Source | 1808-3536 () 3 |