A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades
[Liinc em Revista; v. 2, n. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação]
Transformação da Aprendizagem na Sociedade da Informaçã
A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades

Resumo: Como explicar que atores da educação popular se refiram a uma sociedade chamada "da informação", parecendo assim inserir-se nesse projeto de intenção federativa que é hoje promovido pelos empresários e pelo poder público? Resultante de uma história longa e plural, a educação popular não constitui um todo homogêneo. Mas sua marca é uma filosofia comum que trabalha para a emancipação social, cultural e política do povo. De fato, a referência à sociedade da informação seria o meio de reatualizar as problemáticas que interessam aos atores da educação popular, além de superar a crise de sentido que eles enfrentam. Enfim, se essa aproximação parece, à primeira vista, favorecer o consenso, os conflitos inerentes ao confronto de valores e identidades continuam vivos e revelam os verdadeiros desafios que tal encontro promete. Palavras-Chave: educação popular, sociedade da informação, ideologia, utopia, espaço público.

Palavras-chave:



Como citar
BOUCHER-PETROVIC, N. A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades. Liinc em revista, v. 2, n. 1, 2006. DOI: 10.18617/liinc.v2i1.202 Acesso em: 03 out. 2022.

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DescriptorA educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades
BOUCHER-PETROVIC, Nathalie
Liinc em revista, n. 1, v. 2, 2006. (Transformação da Aprendizagem na Sociedade da Informaçã) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3098 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v2i1.202 (pt-BR) 3
TitleA educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades (pt-BR) 3
AuthorBOUCHER-PETROVIC, Nathalie (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3098/2792 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, n. 1, v. 2, 2006. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
SessãoTransformação da Aprendizagem na Sociedade da Informaçã (pt-BR) 1
Disponibilizado2006-03-19 (pt-BR) 1
hasAbstractComo explicar que atores da educação popular se refiram a uma sociedade chamada "da informação", parecendo assim inserir-se nesse projeto de intenção federativa que é hoje promovido pelos empresários e pelo poder público? Resultante de uma história longa e plural, a educação popular não constitui um todo homogêneo. Mas sua marca é uma filosofia comum que trabalha para a emancipação social, cultural e política do povo. De fato, a referência à sociedade da informação seria o meio de reatualizar as problemáticas que interessam aos atores da educação popular, além de superar a crise de sentido que eles enfrentam. Enfim, se essa aproximação parece, à primeira vista, favorecer o consenso, os conflitos inerentes ao confronto de valores e identidades continuam vivos e revelam os verdadeiros desafios que tal encontro promete. Palavras-Chave: educação popular, sociedade da informação, ideologia, utopia, espaço público. (pt-BR) 3
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hasIdA educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades
BOUCHER-PETROVIC, Nathalie
Liinc em revista, n. 1, v. 2, 2006. (Transformação da Aprendizagem na Sociedade da Informaçã) () 3
SourceLiinc em Revista; v. 2, n. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação (pt-BR) 3
Source1808-3536 () 3