Biblioteca e educação: conjecturas sobre a cultura da virtualidade | Em Questão, v. 11, n. 2, 2005 | 2005 - Brapci
Em Questão, v. 11, n. 2, 2005

Biblioteca e educação: conjecturas sobre a cultura da virtualidade

Library and education: conjecture on the culture of virtuality

Biblioteca y educación: conjeturas sobre la cultura de la virtualidad

Resumo: Este artigo aborda questões relativas às relações entre biblioteca, educação e cultura atentando para a necessidade de que tanto educadores e bibliotecários questionem o discurso advindo da cultura da virtualidade, alertando se o potencial dessa nova cultura pode ser atribuído à agilização das formas de comunicação científica e tecnológica e sua aproximação ao discurso da globalização. Defende-se que a concretização dessa cultura da virtualidade depende da concatenação de esforços coletivos na tentativa de aproximação entre esses dois campos do saber: biblioteconomia e educação.
Palavras-chave: Biblioteconomia Cultura da virtualidade Educação
Abstract: This article approaches relative questions to the relations between library, education and culture attempting against for the necessity of that as many educators and librarians question the speech happened of the culture of the potentiality, alerting if the potential of this new culture can be attributed to the new relations in the forms of scientific and technological communication and its approach to the speech of the globalization. One defends that the concretion of this culture of the potentiality depends on the concatenation of collective efforts to the attempt to approach these two fields of knowing: library and education.
Keywords: Culture of virtuality Education Library science Biblioteconomia
Resumen: Este artículo aborda cuestiones relativas a las relaciones entre biblioteca, educación y cultura, atentando para la necesidad de que tanto educadores como bibliotecarios cuestionen el discurso proveniente de la cultura de la virtualidad, alertando si el potencial de esa nueva cultura puede ser atribuido a la agilización de las formas de comunicación científica y tecnológica y su aproximación al discurso de la globalización. Se defiende que la concretización de esa cultura de la virtualidad depende de la concatenación de esfuerzos colectivos en la tentativa de acercamiento entre esos dos campos del saber: biblioteconomía y educación.
Palabras clave: Cultura de la virtualidad Educación Biblioteconomía
Mots clés:


SOUSA, R. S. C.; RODRIGUES, E. S. Biblioteca e educação: conjecturas sobre a cultura da virtualidade. Em Questão, v. 11, n. 2, 2005.
SOUSA RSCS; RODRIGUES ESR. Biblioteca e educação: conjecturas sobre a cultura da virtualidade. Em questão. 2005;11(2).
SOUSA, R. S. C., & RODRIGUES, E. S. (2005). Biblioteca e educação: conjecturas sobre a cultura da virtualidade. Em questão; 11(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

References

  • ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2000.  book 
  • ADORNO, Theodor. Teoria da cultura de massa. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.  book 
  • JANTSCH, Ari Paulo., ZAMBIASI, José Luiz. Por uma educação com razão: filosofia da educação na formação do educador. Perspectiva, v.18, n. 34, p. 69-86, jul./dez. 2000.  journal 
  • LÉVY, Pierre. O que é virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1998.  book 
  • LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.  book 
  • MINTZ, Sidney W. The power of sweetness and the sweetness of power. Deventer: Van Loghum Slateurs, 1998.  book 
  • MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2001.  book 
  • MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.  book 
  • SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.  book 
  • WALLERSTEIN, Immanuel. A cultura como campo de batalha ideológico do sistema mundial moderno. In: FEATHERSTONE, Mike. (Org.) Cultura global: nacionalismo, globalização e modernidade. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.  book.cap 
Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2006-12-09: 8510
hasAuthorRodrigo Silva Caxias de Sousa: (4745)
hasAuthorElisângela da Silva Rodrigues: (9069)
hasFileStorage_repository/00/00/90/63/work_00009063#00000.pdf: (46229)
hasPageEnd379: 3193
hasPageStart369: 9068
hasSectionOfCibercultura e Biblioteca: 59
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectBiblioteconomia: 234396
hasSubjectCultura da virtualidade: 176339
hasSubjectEducação: 234411
wasPublicationInDate2006-12-09: (266892)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
hasLicenseCopyright (c): (232755)
hasLicenseCCBY4.0: (232756)
isPartOfSourceEm questão: 47
hasIssueOfISSUE:JNL:00002-2005-11-2: 9062
hasAbstractEste artigo aborda questões relativas às relações entre biblioteca, educação e cultura atentando para a necessidade de que tanto educadores e bibliotecários questionem o discurso advindo da cultura da virtualidade, alertando se o potencial dessa nova cultura pode ser atribuído à agilização das formas de comunicação científica e tecnológica e sua aproximação ao discurso da globalização. Defende-se que a concretização dessa cultura da virtualidade depende da concatenação de esforços coletivos na tentativa de aproximação entre esses dois campos do saber: biblioteconomia e educação.: 0
hasIDoai:seer.ufrgs.br:article/125
hasRegisterIdhttp://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/125: 0
hasRegisterIdhttps://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/125: 0
hasSource1807-8893
hasTitleBiblioteca e educação: conjecturas sobre a cultura da virtualidade: 0
hasUrlhttps://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/125
hasUrlhttps://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/125/83
prefLabelOai:seer.ufrgs.br:article/125#00002: 0
Classe: Article