A crise dos bens culturais como mercadorias | The crisis of cultural goods as merchandise
[Liinc em Revista; v. 5, n. 2 (2009): Capitalismo cognitivo em debate]
Capitalismo Cognitivo em Debate | Cognitive Capitalism in Debate
A crise dos bens culturais como mercadorias | The crisis of cultural goods as merchandise

Resumo: Resumo A digitalização das informações provocou uma crise na apropriação privada dos bens culturais como mercadorias. Paralelamente, movimentos políticos vêm se organizando internacionalmente, visando ao questionamento do tratamento dos bens culturais como mercadorias privadas. A análise do sentido e do papel desses movimentos exige uma revisão do conceito de mercadoria. Para questionar o conceito de mercadoria são revistos dois autores críticos do sistema capitalista, Karl Marx e Karl Polanyi, discutindo-se as possíveis contribuições de cada um para a compreensão desses movimentos políticos.Palavras-chave mercadoria, direitos de autor, Karl Marx, Karl PolanyiAbstract The digitalization of information provoked a crisis in the private appropriation of cultural goods. Simultaneously, political movements are being internationally organized aiming at criticizing cultural goods being treated as commodities. The analysis of the meaning and role of those political movements demands reviewing the concept of commodity. To question the concept of commodity two radical authors are reviewed: Karl Marx and Karl Polanyi, their possible contributions to the comprehension of those political movements being so evaluated.Keywords commodity, copyrights, Karl Marx, Karl Polanyi

Palavras-chave: Mercadoria. Direito de Autor. Karl Marx. Karl Polanyi. Commodity. Copyrights | Commodity.



Como citar
FIANI, R. A crise dos bens culturais como mercadorias | the crisis of cultural goods as merchandise. Liinc em revista, v. 5, n. 2, 2009. DOI: 10.18617/liinc.v5i2.306 Acesso em: 27 set. 2022.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorA crise dos bens culturais como mercadorias | The crisis of cultural goods as merchandise
FIANI, Ronaldo
Liinc em revista, n. 2, v. 5, 2009. (Capitalismo Cognitivo em Debate | Cognitive Capitalism in Debate) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3198 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.18617/liinc.v5i2.306 (pt-BR) 3
TitleA crise dos bens culturais como mercadorias | The crisis of cultural goods as merchandise (pt-BR) 3
AuthorFIANI, Ronaldo (pt-BR) 1
Access Linkhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3198/2855 (pt-BR) 3
IssueLiinc em revista, n. 2, v. 5, 2009. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoLiinc em revista (pt-BR) 1
SessãoCapitalismo Cognitivo em Debate | Cognitive Capitalism in Debate (pt-BR) 1
Disponibilizado2009-09-18 (pt-BR) 1
hasAbstractResumo A digitalização das informações provocou uma crise na apropriação privada dos bens culturais como mercadorias. Paralelamente, movimentos políticos vêm se organizando internacionalmente, visando ao questionamento do tratamento dos bens culturais como mercadorias privadas. A análise do sentido e do papel desses movimentos exige uma revisão do conceito de mercadoria. Para questionar o conceito de mercadoria são revistos dois autores críticos do sistema capitalista, Karl Marx e Karl Polanyi, discutindo-se as possíveis contribuições de cada um para a compreensão desses movimentos políticos.Palavras-chave mercadoria, direitos de autor, Karl Marx, Karl PolanyiAbstract The digitalization of information provoked a crisis in the private appropriation of cultural goods. Simultaneously, political movements are being internationally organized aiming at criticizing cultural goods being treated as commodities. The analysis of the meaning and role of those political movements demands reviewing the concept of commodity. To question the concept of commodity two radical authors are reviewed: Karl Marx and Karl Polanyi, their possible contributions to the comprehension of those political movements being so evaluated.Keywords commodity, copyrights, Karl Marx, Karl Polanyi (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/708/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_3198#00051.pdf () 1
hasIdA crise dos bens culturais como mercadorias | The crisis of cultural goods as merchandise
FIANI, Ronaldo
Liinc em revista, n. 2, v. 5, 2009. (Capitalismo Cognitivo em Debate | Cognitive Capitalism in Debate) () 3
SourceLiinc em Revista; v. 5, n. 2 (2009): Capitalismo cognitivo em debate (pt-BR) 3
Source1808-3536 () 3
ThemaMercadoria (pt-BR) 1
ThemaDireito de Autor (pt-BR) 1
ThemaKarl Marx (pt-BR) 1
ThemaKarl Polanyi (pt-BR) 1
ThemaCommodity (pt-BR) 1
ThemaCopyrights | Commodity (pt-BR) 1
ThemaCopyrights (en) 1