A privacidade e o mercado de dados pessoais | privacy and the market of personal data | Liinc em revista, v. 12, n. 2, 2016 | 2016 - Brapci
Liinc em revista, v. 12, n. 2, 2016

A privacidade e o mercado de dados pessoais | privacy and the market of personal data

Resumo: RESUMO O artigo apresenta a estrutura e a dinâmica do mercado de dados pessoais. Mostra a dimensão econômica do dado pessoal para a economia da informação. Apresenta as quatro camadas do mercado de dados: a coleta e armazenamento de informações; o processamento e a mineração de dados; a análise e a formação de amostras; e a modulação. Essas camadas se articulam e se misturam dependendo da organização das empresas que integram esse mercado. O artigo mostra ainda os elementos do mercado de dados no Brasil a partir de entrevistas realizadas com seus operadores. Por fim, indica a relevância do direito à privacidade para impor limites às atividades da economia da interceptação de dados.Palavras-Chave: Mercado de Dados Pessoais; Privacidade; Economia da Intrusão; Internet; Vigilância.ABSTRACT The paper presents the structure and dynamics of personal data market. It shows the economic dimension of personal data to the information economy and presents the four layers of market data: collection and storage of information; processing and data mining; analysis and training samples; and modulation. These layers are linked and mixed depending on the organization of the companies included in this market. The article also shows the data elements of the market in Brazil based on interviews with its operators. Finally, it indicates the right to privacy importance in order to impose limits on data interception economy activities.Keywords: Personal Data Market; Privacy; Intrusion Economy; Internet; Surveillance.
Palavras-chave: Mercado de dado pessoal Privacidade Economia da intrusão Internet Vigilância Mercado de dados pessoais
Keywords: Privacy
Palabras clave: Privacidad
Mots clés:


SILVEIRA, S. A.; AVELINO, R.; SOUZA, J. A privacidade e o mercado de dados pessoais | privacy and the market of personal data. Liinc em revista, v. 12, n. 2, 2016.
SILVEIRA SAS; AVELINO RA; SOUZA JS. A privacidade e o mercado de dados pessoais | privacy and the market of personal data. Liinc em revista. 2016;12(2).
SILVEIRA, S. A., AVELINO, R., & SOUZA, J. (2016). A privacidade e o mercado de dados pessoais | privacy and the market of personal data. Liinc em revista; 12(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2016-11-30: 71051
hasAuthorSergio Amadeu Silveira: (90764)
hasAuthorRodolfo Avelino: (26807)
hasAuthorJoyce Souza: (26808)
hasFileStorage_repository/708/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_3719#00051.pdf: (96422)
hasSectionOfPrivacidade e Vigilância no Meio Digital |: 90418
hasSectionOfArtigo: 3
hasSubjectMercado de dado pessoal: 90762
hasSubjectPrivacidade: 234019
hasSubjectEconomia da intrusão: 90763
hasSubjectInternet: 200249
hasSubjectVigilância: 186257
hasSubjectMercado de dados pessoais: 277452
wasPublicationInDate2016-11-30: (277455)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
isPartOfSourceLiinc em revista: 708
hasIssueOfISSUE:JNL:00051-2016-12-2: 90527
hasAbstractRESUMO O artigo apresenta a estrutura e a dinâmica do mercado de dados pessoais. Mostra a dimensão econômica do dado pessoal para a economia da informação. Apresenta as quatro camadas do mercado de dados: a coleta e armazenamento de informações; o processamento e a mineração de dados; a análise e a formação de amostras; e a modulação. Essas camadas se articulam e se misturam dependendo da organização das empresas que integram esse mercado. O artigo mostra ainda os elementos do mercado de dados no Brasil a partir de entrevistas realizadas com seus operadores. Por fim, indica a relevância do direito à privacidade para impor limites às atividades da economia da interceptação de dados.Palavras-Chave: Mercado de Dados Pessoais; Privacidade; Economia da Intrusão; Internet; Vigilância.ABSTRACT The paper presents the structure and dynamics of personal data market. It shows the economic dimension of personal data to the information economy and presents the four layers of market data: collection and storage of information; processing and data mining; analysis and training samples; and modulation. These layers are linked and mixed depending on the organization of the companies included in this market. The article also shows the data elements of the market in Brazil based on interviews with its operators. Finally, it indicates the right to privacy importance in order to impose limits on data interception economy activities.Keywords: Personal Data Market; Privacy; Intrusion Economy; Internet; Surveillance.: 0
hasIDoai:ojs.revista.ibict.br:article/3719
hasRegisterIdhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3719: 0
hasRegisterId10.18617/liinc.v12i2.902: 0
hasSource1808-3536
hasTitleA privacidade e o mercado de dados pessoais | privacy and the market of personal data: 0
hasUrlhttps://revista.ibict.br/liinc/article/view/3719
hasUrlhttps://revista.ibict.br/liinc/article/view/3719/3138
prefLabelOai:ojs.revista.ibict.br:article/3719#00051: 0
hasDOI10.18617/liinc.v12i2.902
Classe: Article