Novos leitores, novas habilidades de leitura e significação: desafios para a media e information literacy
[Informação & Sociedade: Estudos; v. 25, n. 1 (2015); 052]
Artigo de Revisão
Novos leitores, novas habilidades de leitura e significação: desafios para a media e information literacy

Resumo: Ao reconhecer a importância de desenvolver a competência informacional e midiática na sociedade contemporânea, o presente artigo discute o cenário de linguagens híbridas que nasce diante o ciberespaço, o hipertexto e os novos tipos de leitores que interagem com a informação, agora disseminada pelas mídias digitais. Tendo como referenciais teóricos autores como Lucia Santaella, procuramos desenvolver argumentos que apresentem as matrizes da linguagem e do pensamento dentro de um respaldo semiótico. As matrizes ajudam a compreender o fenômeno da linguagem híbrida no hipertexto. Diante disso, enfatizamos que o desenvolvimento de habilidades ligadas aos novos ambientes de leitura propiciados pelo ambiente virtual depende da compreensão da linguagem, que é um dos conceitos trabalhados dentro da proposta de alfabetização midiática e informacional (AMI) da Unesco, que agrega as duas noções e habilidades da information e media literacy. Espera-se que este artigo motive estudiosos e profissionais da educação e informação a assumirem a responsabilidade de educar para os ambientes informacionais que surgem com as novas mídias e tecnologias, dando ênfase à questão da leitura e linguagem.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Semiótica. Hipertexto. Matriz da Linguagem. Media e Information Literacy.



Como citar
CERIGATTO, M. P.; CASARIN, H. C. S. Novos leitores, novas habilidades de leitura e significação: desafios para a media e information literacy. Informação & Sociedade: Estudos, v. 25, n. 1, p. 052, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/91229. Acesso em: 22 mar. 2023.

Compartilhe
Plum X Metrics
Refs
31
NLP

Referências

proprietyvalue
DescriptorNovos leitores, novas habilidades de leitura e significação: desafios para a media e information literacy
CERIGATTO, Mariana Pícaro; CASARIN, Helen Castro Silva
Informação & Sociedade: Estudos, n. 1, v. 25, p. 052, 2015. (Artigo de Revisão) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/039 (pt-BR) 3
TitleNovos leitores, novas habilidades de leitura e significação: desafios para a media e information literacy (pt-BR) 3
AuthorCERIGATTO, Mariana Pícaro (pt-BR) 1
AuthorCASARIN, Helen Castro Silva (pt-BR) 1
Access Linkhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/039/13199 (pt-BR) 3
IssueInformação & Sociedade: Estudos, n. 1, v. 25, 2015. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoInformação & Sociedade: Estudos (pt-BR) 1
SessãoArtigo de Revisão (pt-BR) 1
Disponibilizado2015-04-18 (pt-BR) 1
hasAbstractAo reconhecer a importância de desenvolver a competência informacional e midiática na sociedade contemporânea, o presente artigo discute o cenário de linguagens híbridas que nasce diante o ciberespaço, o hipertexto e os novos tipos de leitores que interagem com a informação, agora disseminada pelas mídias digitais. Tendo como referenciais teóricos autores como Lucia Santaella, procuramos desenvolver argumentos que apresentem as matrizes da linguagem e do pensamento dentro de um respaldo semiótico. As matrizes ajudam a compreender o fenômeno da linguagem híbrida no hipertexto. Diante disso, enfatizamos que o desenvolvimento de habilidades ligadas aos novos ambientes de leitura propiciados pelo ambiente virtual depende da compreensão da linguagem, que é um dos conceitos trabalhados dentro da proposta de alfabetização midiática e informacional (AMI) da Unesco, que agrega as duas noções e habilidades da information e media literacy. Espera-se que este artigo motive estudiosos e profissionais da educação e informação a assumirem a responsabilidade de educar para os ambientes informacionais que surgem com as novas mídias e tecnologias, dando ênfase à questão da leitura e linguagem. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/326/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_22527#00019.pdf () 1
hasIdNovos leitores, novas habilidades de leitura e significação: desafios para a media e information literacy
CERIGATTO, Mariana Pícaro; CASARIN, Helen Castro Silva
Informação & Sociedade: Estudos, n. 1, v. 25, p. 052, 2015. (Artigo de Revisão) () 3
hasPageStart052 (pt-BR) 1
SourceInformação & Sociedade: Estudos; v. 25, n. 1 (2015); 052 (pt-BR) 3
Source1809-4783 (pt-BR) 3
Source0104-0146 () 3
ThemaCiência da Informação (pt-BR) 1
ThemaSemiótica (pt-BR) 1
ThemaHipertexto (pt-BR) 1
ThemaMatriz da Linguagem (pt-BR) 1
ThemaMedia e Information Literacy (pt-BR) 1
ThemaInformation Literacy (en) 1
ThemaMedia Literacy (en) 1