Resumo: Ao reconhecer a importância de desenvolver a competência informacional e midiática na sociedade contemporânea, o presente artigo discute o cenário de linguagens híbridas que nasce diante o ciberespaço, o hipertexto e os novos tipos de leitores que interagem com a informação, agora disseminada pelas mídias digitais. Tendo como referenciais teóricos autores como Lucia Santaella, procuramos desenvolver argumentos que apresentem as matrizes da linguagem e do pensamento dentro de um respaldo semiótico. As matrizes ajudam a compreender o fenômeno da linguagem híbrida no hipertexto. Diante disso, enfatizamos que o desenvolvimento de habilidades ligadas aos novos ambientes de leitura propiciados pelo ambiente virtual depende da compreensão da linguagem, que é um dos conceitos trabalhados dentro da proposta de alfabetização midiática e informacional (AMI) da Unesco, que agrega as duas noções e habilidades da information e media literacy. Espera-se que este artigo motive estudiosos e profissionais da educação e informação a assumirem a responsabilidade de educar para os ambientes informacionais que surgem com as novas mídias e tecnologias, dando ênfase à questão da leitura e linguagem.
Palavras-chave: Ciência da Informação. Semiótica. Hipertexto. Matriz da Linguagem. Media e Information Literacy.
propriety | value |
---|---|
Descriptor | Novos leitores, novas habilidades de leitura e significação: desafios para a media e information literacy CERIGATTO, Mariana Pícaro; CASARIN, Helen Castro Silva Informação & Sociedade: Estudos, n. 1, v. 25, p. 052, 2015. (Artigo de Revisão) (pt-BR) 3 |
Identificador | http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/039 (pt-BR) 3 |
Title | Novos leitores, novas habilidades de leitura e significação: desafios para a media e information literacy (pt-BR) 3 |
Author | CERIGATTO, Mariana Pícaro (pt-BR) 1 |
Author | CASARIN, Helen Castro Silva (pt-BR) 1 |
Access Link | http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/039/13199 (pt-BR) 3 |
Issue | Informação & Sociedade: Estudos, n. 1, v. 25, 2015. (pt-BR) 2 |
Nome da Pulicação | Informação & Sociedade: Estudos (pt-BR) 1 |
Sessão | Artigo de Revisão (pt-BR) 1 |
Disponibilizado | 2015-04-18 (pt-BR) 1 |
hasAbstract | Ao reconhecer a importância de desenvolver a competência informacional e midiática na sociedade contemporânea, o presente artigo discute o cenário de linguagens híbridas que nasce diante o ciberespaço, o hipertexto e os novos tipos de leitores que interagem com a informação, agora disseminada pelas mídias digitais. Tendo como referenciais teóricos autores como Lucia Santaella, procuramos desenvolver argumentos que apresentem as matrizes da linguagem e do pensamento dentro de um respaldo semiótico. As matrizes ajudam a compreender o fenômeno da linguagem híbrida no hipertexto. Diante disso, enfatizamos que o desenvolvimento de habilidades ligadas aos novos ambientes de leitura propiciados pelo ambiente virtual depende da compreensão da linguagem, que é um dos conceitos trabalhados dentro da proposta de alfabetização midiática e informacional (AMI) da Unesco, que agrega as duas noções e habilidades da information e media literacy. Espera-se que este artigo motive estudiosos e profissionais da educação e informação a assumirem a responsabilidade de educar para os ambientes informacionais que surgem com as novas mídias e tecnologias, dando ênfase à questão da leitura e linguagem. (pt-BR) 3 |
hasFileStorage | _repository/326/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_22527#00019.pdf () 1 |
hasId | Novos leitores, novas habilidades de leitura e significação: desafios para a media e information literacy CERIGATTO, Mariana Pícaro; CASARIN, Helen Castro Silva Informação & Sociedade: Estudos, n. 1, v. 25, p. 052, 2015. (Artigo de Revisão) () 3 |
hasPageStart | 052 (pt-BR) 1 |
Source | Informação & Sociedade: Estudos; v. 25, n. 1 (2015); 052 (pt-BR) 3 |
Source | 1809-4783 (pt-BR) 3 |
Source | 0104-0146 () 3 |
Thema | Ciência da Informação (pt-BR) 1 |
Thema | Semiótica (pt-BR) 1 |
Thema | Hipertexto (pt-BR) 1 |
Thema | Matriz da Linguagem (pt-BR) 1 |
Thema | Media e Information Literacy (pt-BR) 1 |
Thema | Information Literacy (en) 1 |
Thema | Media Literacy (en) 1 |