O hipertexto como objeto multimídia na (in)formação de aprendentes | Informação & Sociedade: Estudos, v. 20, n. 2, 2010 | 2010 - Brapci
Informação & Sociedade: Estudos, v. 20, n. 2, 2010

O hipertexto como objeto multimídia na (in)formação de aprendentes

The hypertext as multimedia object within the (in)formation of learners

Resumo: Resumo: A presença de computadores e de outros dispositivos tecnológicos cada vez mais complexos sugere a interação dos/as aprendentes com as “tecnologias intelectuais”, no sentido levyniano, de modo que o processo de ensino e aprendizagem não se limite aos métodos e aos recursos tradicionais, tais como os livros didáticos, a lousa e o giz, mas instigue os sujeitos educativos a assumirem novos papéis na mediação pedagógica. O uso mais frequente de objetos multimídia, nas atividades de ensino e aprendizagem, de pesquisa e de extensão, é uma necessidade educativa premente. O hipertexto, como um objeto multimídia, abre possibilidades para a realização de leituras não-lineares, numa interconexão virtual que reúne uma complexidade de recursos e atores que interagem num continuum virtual, imerso em tempos e espaços reais e não-reais. O texto discute acerca das potencialidades educativas inscritas nas tecnologias intelectuais, em especial, no hipertexto.
Palavras-chave: Ciência da informação Biblioteconomia Tecnologia da informação Hipertexto Objeto multimidia Educação Aprendente Aprendentes
Abstract: Abstract: The existence of computers and other technological devices, which are complex, suggest that the interaction between learners and the “intellectual technologies” according to Levy, in a way that the teaching-learning process is not limited only to methods or traditional resources, such as text books, board and chalk, but it expands the educative subjects’ roles while in the pedagogical mediation. The most frequent multimedia objects, in the research, extension, teaching-learning activities, is an educative need. The hypertext as a multimedia object brings possibilities to accomplish non-linear readings in a virtual interconnection that gathers a complexity of resources and actors that interact in a virtual continuum, completely inserted in real and non-real time and space. This text discuss on the educative potentialities inscribed in the “intellectual technologies”, especially in the hypertext. Key Words: Hypertext; Multimedia object; Education; Information Science; Learners.
Keywords: Information science
Mots clés:


AQUINO, M. A.; et al.. O hipertexto como objeto multimídia na (in)formação de aprendentes. Informação & Sociedade: Estudos, v. 20, n. 2, 2010.
AQUINO MAA; et al.. O hipertexto como objeto multimídia na (in)formação de aprendentes. Informação & sociedade: estudos. 2010;20(2).
AQUINO, M. A., BEZERRA, L. T. S., OLIVEIRA, H. P. C., & SILVA, V. G. (2010). O hipertexto como objeto multimídia na (in)formação de aprendentes. Informação & sociedade: estudos; 20(2).
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