A função designer de informação na área da comunicação social | Informação & Sociedade: Estudos, v. 23, n. 2, 2013 | 2013 - Brapci
Informação & Sociedade: Estudos, v. 23, n. 2, 2013

A função designer de informação na área da comunicação social

The role of information designer in the field of media

El papel de la información de diseño en el ámbito de los medios

Resumo: Este artigo trata da problematica relativa a efetividade pratica da funcao designer da informacao na area da comunicacao social. Objetivando fornecer um carater empirico a ele foi realizada uma pesquisa de campo com sessenta e um profissionais da referida area, alem da revisao bibliografica. A falta de rigidez quanto ao desenho amostral deveu-se ao fato de nao haver pretensoes de generalizacao. Visando a fluidez do raciocinio proposto, o texto foi disposto da seguinte forma, primeiramente se discorreu sobre o que e informacao e sobre informacao relevante, a seguir foi contextualizada a comunicacao social e apresentadas algumas consideracoes sobre o design da informacao e sobre o designer da informacao, bem como um breve relato da procedencia desta especialidade. Na sequencia foram relatadas a metodologia adotada, o resultado da revisao bibliografica e da pesquisa realizada junto aos profissionais e por fim as consideracoes resultantes deste conjunto de procedimentos que indicam principalmente, uma falta de coesao entre a realidade do mercado de trabalho e a proposta da academia no que concerne ao papel do designer da informacao no mercado.
Palavras-chave: Ciência da informação Comunicacao social Designer da informação Design da informação Designer da informação no mercado da comunicação social
Abstract: This article covers the issue on the practical effectiveness of the role of designer in the field of information media. In order to provide an empirical character it was conducted a field survey of sixty-one professionals of that area, and the literature review. The lack of rigidity on the sample design was due to the fact that no claims of generalizability. Aiming at the fluidity of reasoning proposed text has been arranged as follows, first talked about what it is about information and relevant information, the following was contextualized media and some considerations about the design of information and information about the designer as well as a brief account of the merits of this specialty. Following the methodology adopted were reported, the result of literature review and research with professionals and ultimately the considerations arising from this set of procedures that indicate mainly a lack of cohesion between the reality of the labor market and the proposed academy in to the role of information in the designer market.
Keywords: Information science Information design
Resumen: En este artículo se refiere a la cuestión de la eficacia práctica de la función del diseñador en el campo de los medios de información. Con el fin de proporcionar un carácter empírico que se llevó a cabo un estudio de campo de los sesenta y un profesionales de esa área, así como la revisión de la literatura. La falta de rigidez en el diseño de la muestra era debido al hecho de que ninguna demanda de generalización. Con el objetivo de la fluidez del texto razonamiento propuesto se ha organizado de la siguiente manera, en primer lugar habló de lo que se trata de la información y la información pertinente, lo siguiente se contextualizó los medios de comunicación y algunas consideraciones sobre el diseño de la información y la información acerca del diseñador así como una breve reseña de los méritos de esta especialidad. Siguiendo la metodología adoptada se informó, el resultado de la revisión de la literatura y la investigación con los profesionales y, finalmente, las consideraciones que surgen de este conjunto de procedimientos que indican principalmente la falta de cohesión entre la realidad del mercado laboral y la academia en la propuesta a la función de información en el mercado diseñador.
Palabras clave: Ciencia de la información Diseño de información
Mots clés:


PEPULIM, M. E. H.; et al.. A função designer de informação na área da comunicação social. Informação & Sociedade: Estudos, v. 23, n. 2, 2013.
PEPULIM MEHP; et al.. A função designer de informação na área da comunicação social. Informação & sociedade: estudos. 2013;23(2).
PEPULIM, M. E. H., VANZIN, T., ULBRICHT, V. R., & FIALHO, F. A. P. (2013). A função designer de informação na área da comunicação social. Informação & sociedade: estudos; 23(2).
Dados complementares
Informações

Conteúdo relacionado às informações.

Dados explicitados em RDF do trabalho
CategoryDetails
dateOfAvailability2013-08-13: 31485
hasAuthorMaria Elizabeth Horn Pepulim: (7495)
hasAuthorTarcisio Vanzin: (6461)
hasAuthorVânia Ribas Ulbricht: (6462)
hasAuthorFrancisco Antonio Pereira Fialho: (7496)
hasFileStorage_repository/00/09/18/76/work_00091876#00000.pdf: (96030)
hasSectionOfRelato de pesquisa: 99
hasSectionOfRelato de experiência: 75
hasSubjectCiência da informação: 237157
hasSubjectComunicacao social: 323134
hasSubjectDesigner da informação: 91891
hasSubjectDesign da informação: 314981
hasSubjectDesigner da informação no mercado da comunicação social: 91893
wasPublicationInDate2013-08-13: (262784)
hasLanguageExpressionpt: (232736)
isPartOfSourceInformação & sociedade: estudos: 326
hasIssueOfISSUE:JNL:19:2013-23-2: (322075)
hasAbstractEste artigo trata da problematica relativa a efetividade pratica da funcao designer da informacao na area da comunicacao social. Objetivando fornecer um carater empirico a ele foi realizada uma pesquisa de campo com sessenta e um profissionais da referida area, alem da revisao bibliografica. A falta de rigidez quanto ao desenho amostral deveu-se ao fato de nao haver pretensoes de generalizacao. Visando a fluidez do raciocinio proposto, o texto foi disposto da seguinte forma, primeiramente se discorreu sobre o que e informacao e sobre informacao relevante, a seguir foi contextualizada a comunicacao social e apresentadas algumas consideracoes sobre o design da informacao e sobre o designer da informacao, bem como um breve relato da procedencia desta especialidade. Na sequencia foram relatadas a metodologia adotada, o resultado da revisao bibliografica e da pesquisa realizada junto aos profissionais e por fim as consideracoes resultantes deste conjunto de procedimentos que indicam principalmente, uma falta de coesao entre a realidade do mercado de trabalho e a proposta da academia no que concerne ao papel do designer da informacao no mercado.: 0
hasIDoai:periodicos.ufpb.br:article/13066
hasRegisterIdhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/13066: 0
hasSource0104-0146
hasTitleA função designer de informação na área da comunicação social: 0
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/13066
hasUrlhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/13066/9690
prefLabeloai:periodicos.ufpb.br:article/13066#00019: 0
Classe: Article